Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
daniel_tche

Questão De Prova Sobre Hd

Recommended Posts

Fiz um concurso recentemente e fiquei com dúvida em uma questão sobre HD´s. Gostaria de saber se a questão está certa ou não.

A questão é:

"Considere as assertivas abaixo sobre discos rígidos de armazenamento, levando em conta somente as seguintes propriedades: número de cilindros, número de cabeças de leitura e de gravação, número de setores por trilha, número de bytes por setor e velocidade de rotação.

I - Para 2 discos rígidos hipotéticos com exatamente as mesmas propriedades exceto o número de cilindros, quanto o maior número de cilindros, maior a capacidade de armazenamento do disco.

II- Para 2 discos rígidos hipotéticos com exatamente as mesmas propriedades exceto a velocidade de rotação, quanto maior a velocidade de rotação, maior a capacidade de armazenamento do disco.

III - Para 2 discos rígidos hipotéticos com exatamente as mesmas propriedades exceto o número de cabeças de leitura e de gravação, quanto maior o número de cabeças de leitura e de gravação, maior a capacidade de armazenamento do disco.

Quais são corretas

( A ) Apenas I

( B ) Apenas II

( C ) Apenas I e II

( D ) Apenas I e III

( E ) I, II e III

Eu coloquei a reposta A, mas o gabarito diz que a resposta é D. Pergunta: aumentar o nro de cabeças do disco, aumenta a capacidade???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo qu entendi:

1 certa:

2 - errada: quanto maior a vel, menor a capacidade.

3 - errada: a qtd de cabeca não influi na na capacidade

isso 'e o que eu acho.

se tiver algo errado posta ai alguem que me corrija.

Compartilhar este post

Link para o post

Maior número de cabeças de leitura e gravação é um dos itens que fazem com que ele seja mais rápido, e não com maior capacidade de armazenamento, não é isso ?? Ou eu estou enganado ?? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

Talvez (eu disse talvez) possa se considerar a 3 certa.

MAS, por exemplo, se um disco tiver mais pratos, terá uma capacidade maior. Só que no início da questão não diz do número de pratos, então...

Então que a 3 está bem ambígua.

As outras duas não tem dúvida não... Os colegas já responderam.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por daniel_tche@07 jul 2004, 13:45

I - Para 2 discos rígidos hipotéticos com exatamente as mesmas propriedades exceto o número de cilindros, quanto o maior número de cilindros, maior a capacidade de armazenamento do disco.

II- Para 2 discos rígidos hipotéticos com exatamente as mesmas propriedades exceto a velocidade de rotação, quanto maior a velocidade de rotação, maior a capacidade de armazenamento do disco.

III - Para 2 discos rígidos hipotéticos com exatamente as mesmas propriedades exceto o número de cabeças de leitura e de gravação, quanto maior o número de cabeças de leitura e de gravação, maior a capacidade de armazenamento do disco.

Quais são corretas

( A ) Apenas I

( B ) Apenas II

( C ) Apenas I e II

( D ) Apenas I e III

( E ) I, II e III

Eu coloquei a reposta A, mas o gabarito diz que a resposta é D. Pergunta: aumentar o nro de cabeças do disco, aumenta a capacidade???

Sendo que só existem apenas DUAS cabeças de leitura/gravação por prato (uma para cada superfície gravável), se o número de cabeças for maior obviamente a quantidade de superfícies graváveis também será maior. Ou seja, o HD terá mais pratos.

Logo, apesar de ser uma questão do tipo "pegadinha", a III está correta.

A questão I também é uma "pegadinha", pois é claro que se houverem mais cilindros, haverá também (antes) uma maior quantidade de trilhas, havendo também mais espaço para armazenamento.

No final das contas, a opção "D" é a correta mesmo...

Agora, será que alguém respondeu que a opção "B" era a correta nessa questão?... :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Teoricamente um disco com capacidade maior exigirá maior número de cabeças de leitura e gravação para manter o bom desempenho.

Por exemplo:

Um disco de 20,0 GB com 14 cabeças possui uma taxa de transferência de 80 MB/s. Um disco com o dobro do tamanho (40,0 GB) para manter uma taxa de pelo menos 80 MB/s não poderá ter apenas 12 cabeças. O espaço a ser lido e escrito é maior, mais cabeças são necessárias.

Isso é uma teoria, não uma afirmação técnica.

Abraços,

Fernando Pinheiro

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@08 jul 2004, 09:44

Teoricamente um disco com capacidade maior exigirá maior número de cabeças de leitura e gravação para manter o bom desempenho.

O espaço a ser lido e escrito é maior, mais cabeças são necessárias.

Fernando, pelo que leio em artigos técnicos sobre HDs, primeiro vem a quantidade de pratos, e depois contam-se as cabeças.

Ou seja: cada unidade de disco tem um número fixo de discos físicos. Cada disco físico tem duas superfícies e para cada uma existe uma cabeça de leitura/escrita. Assim, o número de cabeças num disco é duas vezes o número de superfícies graváveis.

Como normalmente hoje em dia os discos tem 2 ou 4 pratos, existem normalmente 4 ou 8 cabeças num HD.

Fontes da informação: aqui (em Português) ou aqui (em Inglês).

Editando: Fiz um pequeno esquema (não reparem na "tosquice" do desenho: foi feito no Paint...) só para ilustrar os pratos e as cabeças (e outras partes), olhando lateralmente um HD com 4 pratos:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www34.brinkster.com/cwbs/img/hdvistalateral.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

É mais ou menos isso. Nos links que eu passei tem mais desenhos e imagens dos próprios autores.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando li essa questão vi que a II estava errada,a I certa,a III estava em dúvidas,mas realmente antes de ver a resposta eu sabia que a I e III eram as certas. :-BEER ,portanto letra D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais