Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre quantidade de BITS nas placa Video Nvidia e AMD


Posts recomendados

É um assunto bem interessante, mas andei percebendo que Nvidia não tem se importado tanto em lançar placas video acima de 256bits.

Sim, maioria de referencias entre fabricantes para nividia podem perceber no mercado que quase não tem placa acima de 256Bits em comparação com modelos apresentados da AMD.

 

Ponto interessante, porque muitos fabricantes das placas AMD dispoe acima dos 256Bits, sendo mais fácil encontrar modelos superiores a 256Bits.

Mas aí que entra questão, é tão desnecessario para placa videos Nvidia manter os 256Bits e não lançar mais modelos com quantidade de bits superiores com 384bits e 512Bits.

 

Hoje os bits influencia diretamente no tempo da memoria resumidamente.

Então vamos dizer que clocks da memoria hoje para DDR3  ou DDR4 chegando, não tem tanto influencia ou importancia nas taxa de bits para nvidia.

 

Mas aí voce pega uma placa video AMD com 384bits e pega recém lançado da Nvidia com 256Bits e a nvidia ganha em desempenho ou é equivalente. O que AMD ta fazendo de errado?

 

 

Alguém que entende pode explicar melhor isso aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom não tenho todas as informações necessárias mas posso tentar responder a pergunta, o fato de que as VGA da Nvidia tem menos "bits" nas memorias não quer dizer que sejam inferiores, a largura de banda delas é que realmente interessa e memorias DDR5 tem de sobra, então não é que a AMD esteja fazendo algo errado, mas sim que o conjunto da obra da Nvidia esteja mais bem otimizado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/895727-fatos-e-mitos-sobre-placas-de-v%C3%ADdeo/

 

Seria bom você dar uma pesquisada e ler os tópicos fixos antes de criar um novo tópico. ;)

 

Eu li topico Evandro e vou te mostra sua resposta.

 

MITO

Se fosse assim a HD2900XT, que tem 512 bits, seria 4 vezes mais rápida que a HD5770, que tem 128.

 

Então, eu ainda não encontrei resposta que explica fato dos fabricantes fazer isso, como foi pergunta do topico.

voce apensas resumiu fato que seja melhor ou pior, mais ainda não cheguei na resposta.

 

Não sei se voce me entendeu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu li topico Evandro e vou te mostra sua resposta.

 

Então, eu ainda não encontrei resposta que explica fato dos fabricantes fazer isso, como foi pergunta do topico.

voce apensas resumiu fato que seja melhor ou pior, mais ainda não cheguei na resposta.

 

Não sei se voce me entendeu....

 

A resposta está na pergunta acima da sobre bits:

 

 

- Placa boa é aquela com 1 Giga de RAM.

SUPER MITO !

O que importa é o conjunto, a arquitetura, e não só a quantidade de memória. Se fosse assim, uma HD5450 com 1 GiB andaria tanto quanto uma HD6950 de 1 GiB, e não haveria o imenso abismo que existe entre elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos tentar resumir isso, sobre uma outra ótica.... 

 

Vendo GOL 1.6. Adianta dizer que o gol é 1.6? Aí inclusive, o 1.6 pode ser motor BX

 

Outros exemplos:

1) A GPU tem 4 slots de memória, cada um com 128bits... a largura de banda do processador da GPU é 512bits. Ela vai trabalhar a full? pode ser... mas tua mobo tem largura de banda 256bits na PCI-E

 

2) a gpu tem 4 slots, cada um a 128bits, dando 512, mas o processador dela processa 256bits...

 

3) a gpu tem 2 slots, cada um com 256bits, dando 512, e a capacidade do processador dela é 1024 bits,.... mas do PCI-E é 128bits

 

 

Ou seja, não basta olhar o pudim para dizer que é bom... só testando mesmo 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos tentar resumir isso, sobre uma outra ótica.... 

 

Vendo GOL 1.6. Adianta dizer que o gol é 1.6? Aí inclusive, o 1.6 pode ser motor BX

 

Outros exemplos:

1) A GPU tem 4 slots de memória, cada um com 128bits... a largura de banda do processador da GPU é 512bits. Ela vai trabalhar a full? pode ser... mas tua mobo tem largura de banda 256bits na PCI-E

 

2) a gpu tem 4 slots, cada um a 128bits, dando 512, mas o processador dela processa 256bits...

 

3) a gpu tem 2 slots, cada um com 256bits, dando 512, e a capacidade do processador dela é 1024 bits,.... mas do PCI-E é 128bits

 

 

Ou seja, não basta olhar o pudim para dizer que é bom... só testando mesmo 

 

 

Resolvi debater este assunto, porque varios fabricantes da nvidia procede com 256Bits,mas varios para AMD que tem quantidade superior a essa taxa deve trabalhar melhor em frequencia com seus produtos.

Deve ser essa razão pela qual estou percebendo.

 

Mas aí nos pegamos imagens vazadas dessa nova GPU da AMD que vai ser lançada a R9 390X.

 

Reparem na enorme quantidade em relação a comparação com suas concorrentes. É incrivel mesmo diferença !

 

amd_r9_390x_rumor_specs.jpg

 

Outro ponto interessante é esta nova linha retomando com HBM e fazendo uma diferença enorme em relação a consumo.

 

Hynix-HBM-9-635x490.jpg

 

 

 Sem duvida nenhuma se isso procede mesmo, AMD vai retomar uma boa briga mesmo com as placas da Nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo23

 

Tem uma nova arquitetura de memória nessa R9 390X.. Isso deve explicar os 4096 Bits de banda.. Não sei como funciona na prática..

 

 

Voltando a pergunta original, a NVIDIA usa um clock de memória mais alto que a AMD.. A primeira imagem mostra isso.. Aliada a uma técnica de compressão de dados que a NVIDIA usa em suas placas, eles podem usar uma largura menor de banda, sem perder desempenho..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!