Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo fazer um CrossFirex ou não?


Posts recomendados

Pesquisei aqui e o seu processador não deve gargalar essa placa de video não viu, tem pessoas com a mesma combinação e até com crossfire de duas hd 7970 e mesmo assim overclockando ele um pouco não sentiu gargalo, assim o problema está nessa placa mãe aí, ela que pode estar gargalando o sistema por conta do chipset fraco. E você teria que trocar mesmo caso queria dar upgrade no processador depois. Pegue uma 970 ou 990, se caber no bolso a ultima é a melhor opção, assim se for fazer upgrade para um FX 9xxx no futuro, elá dará suporte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o @Flávio Santana Lima

 

Essa Gigabyte é 8+2 fases e está num preço interessante - http://www.kabum.com.br/produto/27267/placa-mãe-gigabyte-p-amd-ga-990xa-ud3-am3-box

 

Daria pra fazer um OC no seu 6300.. Até num 8350, mais pra frente..

 

 

Aumentei em 20% o limite de energia da GPU, e continuou.

O problema no seu PC nunca foi a VGA... Pode deixa-lá em paz..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja tentou por 8GB de RAM, 4+4 em Dual Channel? 

Sim, sua placa mãe pode ser a culpada, afinal ou é ela ou RAM, pois R9 270 + FX-6300 é capaz de rodar BF4 com mais de 40 fps.

Crossfire? Só se tiver dinheiro sobrando. Compre uma R9 280 ou pula direto pra R9 290. Evite placa no meio dessas duas.

E considero desnecessário trocar seu AMD por um intel, afinal, será produzir lixo eletrônico por nada e gastar em um processador caro + placa mãe nova.

P.S: sobre trocar um processador atual da série FX, sugiro não ser impulsivo pois a AMD finalmente desenvolveu núcleos com processo de litografia de 14nm.

Amigo porque nao recomenda comprar placas de video entre a R9 280 e a R9 290?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, @nemweb

 

Eu sou usuário de R9 280 e vou te falar: essa versão com OC de fábrica tem um grande poder de fogo. Vale ressaltar que ela tem 3GB e 384 bits. Em termos de custo x benefício, a R9 280 é melhor negócio do que a R9 280X e a R9 285, que veio tentar tirá-la do mercado elevando o preço do produto sem apresentar grandes diferenças em desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o @Flávio Santana Lima

 

Essa Gigabyte é 8+2 fases e está num preço interessante - http://www.kabum.com.br/produto/27267/placa-mãe-gigabyte-p-amd-ga-990xa-ud3-am3-box

 

Daria pra fazer um OC no seu 6300.. Até num 8350, mais pra frente..

 

 

O problema no seu PC nunca foi a VGA... Pode deixa-lá em paz..

Você acha que essa placa é uma boa ideia? Também acho que ela está de acordo com o que eu preciso, e ainda tem 3x PCIe x16. Uma pequena dúvida sobre crossfirex, mesmo que eu não irei fazer tão breve, mas pode ser que eu anime no futuro:

Eu vi um vídeo no qual falava de CrossFireX e SLI, e se eu não me engano parece que o cara falou que essas placas recentes da AMD não precisa daquele cabo que conecta uma placa na outra (que eu não sei como chama), será que a R9 270x se inclui nessas recentes? Sei que não tem haver com o problema aqui mas é só pra tirar uma dúvida mesmo.

Achei ela mais barata na Pichau :

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-m-e-gigabyte-ga-990xa-ud3-chipset-990x-amd-am3-box

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você acha que essa placa é uma boa ideia? Também acho que ela está de acordo com o que eu preciso, e ainda tem 3x PCIe x16. Uma pequena dúvida sobre crossfirex, mesmo que eu não irei fazer tão breve, mas pode ser que eu anime no futuro:

Eu vi um vídeo no qual falava de CrossFireX e SLI, e se eu não me engano parece que o cara falou que essas placas recentes da AMD não precisa daquele cabo que conecta uma placa na outra (que eu não sei como chama), será que a R9 270x se inclui nessas recentes? Sei que não tem haver com o problema aqui mas é só pra tirar uma dúvida mesmo.

Achei ela mais barata na Pichau :

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-m-e-gigabyte-ga-990xa-ud3-chipset-990x-amd-am3-box

Chamam aquilo de Ponte..

 

Eu não sei informar que ela é necessária ou não.. Eu não vejo muita vantagem em Multi-GPU, por isso acabo não me aprofundando no assunto..

 

Essa placa-mãe, pelo preço e pelo que oferece, vale a pena sim.. Na Pichau, tá indisponível..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chamam aquilo de Ponte..

 

Eu não sei informar que ela é necessária ou não.. Eu não vejo muita vantagem em Multi-GPU, por isso acabo não me aprofundando no assunto..

 

Essa placa-mãe, pelo preço e pelo que oferece, vale a pena sim.. Na Pichau, tá indisponível..

 

  Entendi, nem percebi que estava indisponível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você acha que essa placa é uma boa ideia? Também acho que ela está de acordo com o que eu preciso, e ainda tem 3x PCIe x16. Uma pequena dúvida sobre crossfirex, mesmo que eu não irei fazer tão breve, mas pode ser que eu anime no futuro:

Eu vi um vídeo no qual falava de CrossFireX e SLI, e se eu não me engano parece que o cara falou que essas placas recentes da AMD não precisa daquele cabo que conecta uma placa na outra (que eu não sei como chama), será que a R9 270x se inclui nessas recentes? Sei que não tem haver com o problema aqui mas é só pra tirar uma dúvida mesmo.

Achei ela mais barata na Pichau :

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-m-e-gigabyte-ga-990xa-ud3-chipset-990x-amd-am3-box

 

Como o amigo disse, ela se chama ponte.

De uma olhada no site da AMD sobre a série R9 que lá diz se é nescessário ou não. 

 

P.S: acabei de olhar. Até a 280X precisa de ponte. Normalmente já vem junto na caixa. E tanto o Crossfire quanto o SLI só vale a penas duas placas. Acima disso o escalonamento é mísero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o amigo disse, ela se chama ponte.

De uma olhada no site da AMD sobre a série R9 que lá diz se é nescessário ou não. 

 

P.S: acabei de olhar. Até a 280X precisa de ponte. Normalmente já vem junto na caixa. E tanto o Crossfire quanto o SLI só vale a penas duas placas. Acima disso o escalonamento é mísero.

Entendi, a minha veio com a ponte, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marianoazevedo acho que você está um pouco equivocado em dizer que a GTX 970 nunca teria o mesmo desempenho de um crossfire de R9 280, no máximo o desempenho é o mesmo, lembre-se que o desempenho de multi-GPU não é tão grande atualmente, no máximo o ganho é de 50%, isso nos jogos mais bem otimizados, outro detalhe também é que SLI/Crossfire tem muita variação de FPS, o que pode ser meio desconfortável em um jogo mais pesado em que os FPS não são muito altos, ou se quiser jogar em uma resolução mais alta, como 2K ou 4K. E como você disse, tem consumo e temperatura, um crossfire de R9 280 tem TDP de 400W, sendo necessário uma fonte de 650-700W para ter uma boa folga, enquanto uma GTX 970 pode ser levada até por uma fonte de 430W (com uso de adaptador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB,

 

todos os pontos que você levantou foram ressaltados no meu comentário. Eu não disse incisivamente que o crossfire R9 280 era de fato melhor em desempenho do que a GTX 970, sugeri que talvez, na minha experiência atual, o crossfire esteja melhor. Não tenho como comprovar isso. Também deixei claro que pegar a GTX 970 era um negócio mais vantajoso se considerarmos desempenho + atualização da arquitetura + consumo de energia. Eu quis fazer o Crossfire por pura curiosidade de ver como ficaria a máquina e não me arrependo.

 

As variações de FPS foram, nos jogos que experimentei, dentro da normalidade. Inclusive alcancei uma quantidade de FPS em Crysys no Ultra e no BF4 no Ultra (Mantle) bem incrível. Uso uma fonte seasonic 850W e tô gastando uma energia danada, mas acho que esse Crossfire vai rodar muita coisa ainda.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho "dentro da normalidade" uma variação, por exemplo, 100-95-120-80-85-100-90, como vejo em vários testes, uma variação normal seria: 100-95-90-95-105-110-100-95, mas cada um tem sua opinião. Vejo gameplays de GTX 970 e CF de R9 280, e pra mim o desempenho é o mesmo, com exceção da variação de FPS. Também tem a questão de preço GTX 970 (R$1.600) + Fonte 500W (R$300) = R$1.900; 2x R9 280 (R$1.900) + Fonte 750W (R$400) = R$2.300. Claro que pra quem já tem uma placa, o custo vai ser um pouco menor, mas o gasto ainda vem depois (consumo de energia quase dobrado e ventilação).

 

Talvez o Crossfire seja mais lucro com Windows 10, que, segundo a AMD, está previsto para Junho/Julho, mas não é oficial. Mas atualmente o pouco desempenho e o custo alto (o custo x benefício) são grandes pontos contra o Multi-GPU, esses dias vi um vídeo de um PC de R$50.000, ele tinha SLI de Titan X e tava rodando GTA V no Ultra 4K, mas mal conseguia segurar 60 FPS.

 

@Marcio Vinicius_713156 eu esperaria até o DX12 sair para ver se realmente vai compensar fazer Crossfire, por enquanto pegue só uma mobo nova, pelo menos o desempenho vai ser muito melhor do que o atual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mobo do cidadão do Tópico é muito ruim digamos de passagem, reza a lenda q directx 12 sai mês q vem esperar é uma proeza ^^ até uns dias aí a mobo ga 990 tá em uns 400 e poucos reais mas tu pode pegar uma ga 970l,sobre questão de croosfire a AMD n carrega um cross ou sli com placas high com qualidade sem falar q alguns games tem problemas com croosfire ou sli um exemplo FIFA 15, saca só imagina tu gastando mais com mobo, vga, refrigeração, gabinete, fonte, é mil X mais vantagem sacar tudo em uma única vga como r9 290 ou a gtx 970 ambas são excelentes ^^ porém se tu quiser um cross na marra por ter vontade ou como já vi a galera falar "ter uma estética bonita" aí fica do teu critério e da tua grana ^^ tenta a sorte e espera o directx 12 sair e ver se usará todos os núcleos do processador, dessa forma creio q nem precisa trocar de processa. Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB, não consigo discordar de você, concordo em tudo. Meu Crossfire foi por conta e risco. Tô curtindo, mas como relatei em outros tópicos, me deu dores de cabeça até achar, por exemplo, a refrigeração ideal. Não é prático. Ainda não joguei nada que me desse uma variação tão grande como a que você apontou. A qualidade até agora tá boa.

 

@will1202 tô na esperança dupla para fazer render mais meu Crossfire: Directx 12, como você citou, e mais jogos com MANTLE. BF4 no Ultra + Mantle nesse Crossfire ficou lindão. hehe! Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!