Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Componente Eletrico ou eletrônico para tal finalidade automotiva?


Posts recomendados

Olá! Gostaria de saber se existe e qual componente poderia usar para receber uma corrente DC 12V por pulso e/ou continua e gerasse uma saída por pulso de no máximo 2 segundos. Existe? Seria para linha automotiva, talvez algum rele mas não sei qual faria isso. Meu intuito é instalar um botão no painel que comandasse as travas das portas com o sistema original, posso usar um pulso negativo na maçaneta da porta do motorista mas se o pulso durar mais de 3 segundos ele ativa o alarme e essa não é minha intenção. Apenas um pulso pois mesmo mantendo o botao pressionado ele não vai ativar o alarme em seguida, apenas travando as portas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O  555 na configuração monoestável (http://www.electronica-pt.com/555) gera um pulso preciso na saída ao receber um pulso de comando no pino 2. A saída (pino 3) precisa ser ligada a um relé ou transistor capaz de acionar a carga.

 

MAS, se não conhece eletrônica não recomendo que mexa na instalação do carro, pode queimar tudo e ter um grande prejuízo. :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

amigo se não precisar de precisão (!) basta um capacitor e resistor em série com a bobina de um relé 12V qualquer

           ---              |   470uF        /[+]--o-----|  |---o-----------/  o-------[bobina do relé]-------[-]     |        |   |     |     ---    |             PB     |            |     |---[4.7K]---| 

Ao pressionar o botão PB vai acionar a bobina do relé por algum tempo até 470uF (chute) carregar. O problema é que vai ter que esperar 10x mais tempo antes de um novo acionamento até o 4.7K descarregar os 470uF. Diminua os 470uF pra ajustar. Não diminua 4.7K

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, mas antes de instalar no carro penso em fazer varios testes com um multimetro, como faço as contas do calculo do tempo? t= R.C resistencia e capacitor quais tipos, para um tempo de 1 segundo por exemplo? A ligação do rele na saida é tranquilo, sei como fazer. 


Entendi, mas antes de instalar no carro penso em fazer varios testes com um multimetro, como faço as contas do calculo do tempo? t= R.C resistencia e capacitor quais tipos, para um tempo de 1 segundo por exemplo? A ligação do rele na saida é tranquilo, sei como fazer. 


Isadora,

 

Vou fazer uns testes desse, não preciso de precisão mesmo, apenas q não dure mais que 1 segundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!