Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gtx 970 baixo uso de GPU?


Posts recomendados

NÍVEL TÉCNICO DE INFORMÁTICA: iniciante-regular

 

SISTEMA (montado por mim):

Gigabyte H97m Gaming 3 

I5 4590

2 x 4 Gb Memória Ram Corsair Vengeance

Gigabyte Gtx 970 G1 Gaming

Seasonic S12ii 520w

1 Tb de Hd

Windows 8.1 Pro 64 bits

 

Então galera, recentemente montei meu primeiro pc, fiz tudo sozinho, e para o meu alívio ele ligou e deu tudo certo. Windows 8.1 64 bits estava rodando sem nenhum bug ou imprevisto, as temperaturas estavam boas (tanto da placa de vídeo quanto da cpu), basicamente estava tudo normal. Minha preocupação começou quando fui jogar meu primeiro jogo, no caso Skyrim, já que era pequeno e acabei baixando rápido. O curioso é que o uso da gpu nunca passa dos 50%, ficando em torno de 25-40%, com tudo no máximo. O fps caia constantemente para 40, até menos. Fiquei meio bolado. Depois tentei Diablo 3, mesma história. Fps em 180 em média, mas uso da gpu 25-45%. Dai comecei a pesquisar e vi que várias pessoas têm esse problema. Já atualizei os drivers de vídeo e desabilitei placa de vídeo onboard. O interessante é que nos testes de benchmark que fiz (no caso foi o Firestrike e o Cloud Gate) o uso da gpu fica em 99% e o score que obtive foi o esperado para a placa. Quando faço teste de renderização no Gpu-z também fica em 99% de uso.Estou baixando The Witcher 3 no momento para ver como se sai, mas estou bastante preocupado que seja um defeito de fábrica. A propósito, gargalo do processador não é, pois não vi nenhuma cpu passar de 80%. Outra coisa curiosa que notei é que a memória está rodando a 1333Mhz, apesar de ser 1600 Mhz, mas decidi não mexer na bios. Será que tem a ver com a otimização dos jogos? Alguém tem qualquer informação valiosa a respeito desse problema? 

 

Segue ai o anexo da Gpu-z durante os testes post-762509-0-38286000-1433115713.gifpost-762509-0-76401800-1433115714.gif

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara quando o jogo é muito leve, a tendencia e nao usar toda a gpu, para economizar energia, se o jogo cai de fps assim pode ser ma otimizaçao, pois nao existe o porque da placa de video ficar em 99% de uso rodando jogos a 200 300 fps, acredito que nao tenhha nenhum problema com sua vga,tente jogos que sao bem otimizados, um deles é o Tomb Raider, desse ultimo que lançou , ele e um otimo jogo para se testar a placa, pois ele é bem otimizado e usa toda a gpu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está funcionando corretamente. O uso menor de TDP são os recursos de economia da placa, e as travadas e quedas de FPS são problemas do próprio Skyrim, e não da placa de vídeo, muito menos do CPU. Se quiser realmente desativar e gastar absurdos desnecessariamente, acredito que o modo de desempenho do Windows vai controlar os recursos de energia, mas eu não o recomendo, pois está tudo ok.
Veja o core load em 99% e o TDP abaixo de ~85%, é isso que me diz que o jogo que é mal otimizado.
Veja por si mesmo como a otimização de código é importante jogando Pacific Storm Allies, não tem jogo mais mal otimizado que ele pra 2006. Eu jogo ArmA 2, e o uso de GPU não passa de 55%, e CPU não passa de 80%, e ainda fica ~25FPS, tudo culpa do engine de jogo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Galera, também passei por isso e gostaria de algumas sugestões!!

 

Olhem só meu caso:

 

Jogando Tomb Raider( 2014 ) com tudo no máximo em Full HD e Vsync ativo, o FPS ficou cravado nos 60 e o uso da GPU nos 40 - 50%. porém, olhem que interessante e é justamente minha dúvida... quando desativo o vsync, o FPS fica em torno de 120 - 140 e o uso ja GPU em 99% e até mesmo a CPU teve um aumento no uso. Monitorei as temperaturas e no primeiro caso (60 FPS e vsync ativo), as temperaturas foram as seguintes:

 

GPU : 58 - 63º

CPU : 56 -60 º

 

No segundo caso ( vsync desativado e 120 - 140 FPS ), as temperaturas foram as seguintes:

 

GPU : 63 - 72º

CPU : 70 - 80º

 

Meu CPU é um i7 4790k e a VGA uma GTX 970 G1 Gaming.

 

O que pode estar havendo ? 

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, também passei por isso e gostaria de algumas sugestões!!

 

Olhem só meu caso:

 

Jogando Tomb Raider( 2014 ) com tudo no máximo em Full HD e Vsync ativo, o FPS ficou cravado nos 60 e o uso da GPU nos 40 - 50%. porém, olhem que interessante e é justamente minha dúvida... quando desativo o vsync, o FPS fica em torno de 120 - 140 e o uso ja GPU em 99% e até mesmo a CPU teve um aumento no uso. Monitorei as temperaturas e no primeiro caso (60 FPS e vsync ativo), as temperaturas foram as seguintes:

 

GPU : 58 - 63º

CPU : 56 -60 º

 

No segundo caso ( vsync desativado e 120 - 140 FPS ), as temperaturas foram as seguintes:

 

GPU : 63 - 72º

CPU : 70 - 80º

 

Meu CPU é um i7 4790k e a VGA uma GTX 970 G1 Gaming.

 

O que pode estar havendo ? 

Abração.

você foi bem obvio e tem a sua resposta já. Olha que a temperatura vai aumentar quando você puxar mais da capacidade da placa, ou seja, o Vsync serve para limitar o fps com a taxa do monitor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você quer dizer que pelo Vsync limitar o FPS, ele também limita o esforço da placa ? porque o certo não seria " mais FPS, menos esforço " ?

Não, o V sync limita na frequencia do monitor, assim se teu monitor é 60Hz, ele mantém em 60 fps. se for 75Hz fica 75 fps e vai indo...

A questão é, no chip da sua placa de video, você possui uns 2500 cuda cores, que são de modo básico as unidades de processamento. Assim, se você limta o fps em 60, ou seja, a placa não vai precisar usar todos os núcleos para gerar os 60, já se deixar liberado, a placa de video vai jogar a quantidade de total de fps que ela consegui, ou seja, vai usar todo os núcleos dela. Aí pense comigo, se cada núcleo consome tantos W funcionando, quanto mais núcleo ativo, mais energia sendo puxada e mais energia sendo liberada em forma de calor, ou seja, mais quente fica a placa.

O correto mesmo cara, é olhar duas coisas, taxa de uso e FPS. pois cada placa tem sua "força", ou seja, a tua GTX 970 gerando 80 FPS em um jogo com tudo no ultra, a minha 860m deve gerar 30 fps na mesma config, e o uso das duas placas em 99%, ou seja, estão usando o que podem, porém como a sua é mais potente, ela consegue gerar mais FPS que a minha placa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Tenho uma GTX970 da Gigabyte e também tenho esse problema, jogando certos jogos, a placa de vídeo fica entre 20% ~ 50% de uso, dando uma travadeira terrível, o interessante que minha placa de vídeo antiga, apesar de ser mais fraca nunca tinha esse congelamentos, só tinha mesmo a limitação dela, mas tava sempre com o uso bom. desde jogo online até offline. nunca acontecia do jogo fica congelando por falta de uso. de certa forma me arrependo de ter gastado tanto dinheiro na 970; do que adianta você ter um monstro dentro do gabinete, se ele tá dormindo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!