Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Clamper Computer Protector PBR


Posts recomendados

Prezados,

 

Gostaria de tirar umas dúvidas com usuários entendidos de eletrônica e elétrica.

Meus questionamentos são a respeito do produto da Clamper, chamado Computer Protector Pro PBR.

 

Grupo de perguntas A:

Num sistema bifásico, com 2 fases de 110V e 1 neutro, este equipamento atuaria bem com FASE + NEUTRO (110V) e/ou apenas FASE + FASE (220V)?

Se não atua bem, pelo menos protegeria de surtos? Ou precisaria mandatoriamente de aterramento?

 

Grupo de perguntas B:

Se necessita de aterramento, qual o aterramento mais indicado para usar com o produto no sistema bifásico?

Seria correto afirmar que, considerando o novo padrão: 110V seria com FASE + TERRA + NEUTRO; e 220V seria com FASE + TERRA + FASE ?

Como ficariam os equipamentos que estão fora da norma e apenas trabalham com o padrão antigo (FASE + NEUTRO - e - FASE + FASE)? 
Estariam eles protegidos pela inserção do PE na rede, ou haveria de se ter uma interligação entre PE e N ?

 

Grupo de perguntas C:

Se a edificação possuir apenas o NEUTRO e uma haste de cobre aterrada no ponto do relógio, pode-se considerar isto como esquema "TN-C"?

Pode-se considerar tolerável aplicar o uso do produto acima questionado nesta rede, sem aterramentos isolados?

 

Agradecendo desde já pelo auxílio dos experts.

 

 

Eis o esquema atual do "Série 700", custando em média 100,00, vindo nas cores bege ou preto.

 

 

 clampercppbr1435454585.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

Resposta A: Este equipamento atua bem em 127v e 220v. Então você pode ligar FASE + NEUTRO ou FASE + FASE.

 

Resposta B: Ele vai proteger seus equipamentos mesmo sem o uso do aterramento. Mas o melhor é usar o aterramento também, te dará mais uma proteção.

A instalação com aterramento é o que você escreveu mesmo. 127v é FASE + TERRA + NEUTRO; e 220V é FASE + TERRA + FASE.

 

Resposta C: Não use o aterramento do relógio. O melhor é fazer um aterramento separado, o mais próximo possível da casa e do quadro de distribuição.

 

O Clamper já vai te dar uma boa proteção, então não é necessário usar um aterramento "improvisado". Mas de qualquer forma, aconselho a fazer um sistema de aterramento assim que for possessível.

 

 

Espero ter ajudado, se ficar alguma dúvida pode falar.

 

 

 

-----------------------------

interside.blogspot.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resposta C: Não use o aterramento do relógio. O melhor é fazer um aterramento separado, o mais próximo possível da casa e do quadro de distribuição.

Isso tá errado.. O aterramento de uma instalação, deve sim, sair do ponto de entrada de energia elétrica (relógio) e deve ir até o quadro de distribuição.. Dali, saí pro resto da instalação..

 

Claro que vai depender da instalação de cada casa, mas esse é o ideal..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso tá errado.. O aterramento de uma instalação, deve sim, sair do ponto de entrada de energia elétrica (relógio) e deve ir até o quadro de distribuição.. Dali, saí pro resto da instalação..

 

Claro que vai depender da instalação de cada casa, mas esse é o ideal..

Na verdade quanto mais perto do quadro de distribuição melhor. Não precisa vir do relógio, o aterramento do relógio é uma exigência que a concessionaria tem que cumprir, esse aterramento não é o ideal para ser usado nos equipamentos de dentro da residência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Na verdade, a haste está logo debaixo do relógio, que é em si, já é o quadro de distribuição. 

Tenho comigo que o relógio distante do quadro se dá em edificações tipo apartamentos...

Só que no trabalho, aluga-se uma casa, que possui haste como eu citei - logo debaixo do relógio, e então sobe tudo para os caibros...

Seria o esquema "PEN", aplicado, correto?

 

Pelo que andei lendo, se eu quiser um SEQ aterrado, precisarei fazer o modo TT. 

O problema é um dos comodos da casa, que liga 5 computadores. Ali não vou poder aterrar agora. 

Por isso do meu questionamento sobre o Computer Protector PBR ser eficiente ou necessitar de aterramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Na verdade, a haste está logo debaixo do relógio, que é em si, já é o quadro de distribuição. 

Tenho comigo que o relógio distante do quadro se dá em edificações tipo apartamentos...

Só que no trabalho, aluga-se uma casa, que possui haste como eu citei - logo debaixo do relógio, e então sobe tudo para os caibros...

Seria o esquema "PEN", aplicado, correto?

 

Pelo que andei lendo, se eu quiser um SEQ aterrado, precisarei fazer o modo TT. 

O problema é um dos comodos da casa, que liga 5 computadores. Ali não vou poder aterrar agora. 

Por isso do meu questionamento sobre o Computer Protector PBR ser eficiente ou necessitar de aterramento.

Boa tarde,

 

Mesmo o relógio sendo perto do quadro de distribuição, meu conselho é não usar o aterramento do neutro. Use um aterramento separado para os equipamentos.

 

O Clamper Computer Protector PBR funcionará muito bem com ou sem aterramento. O aconselhável é que se use um aterramento, mas ele executará o que promete mesmo sem o aterramento.

 

 

 

-----------------------------

interside.blogspot.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas.

 

Só ficou uma dúvida... 

Quanto de dissipação máxima esse dispositivo aguenta em Joules?

É que no site da Atera, afirma  330 Joules para 10/1000. Não encontrei a informação de forma menos técnica.. (http://clamper.com.br/upload/produtos/240620141106589694_computer%20protector%20_%20pbr.pdf)

 

http://atera.com.br/dispprod.asp?COD=DPS4T008244

 

Em relação à este aqui, mais caro, quanto o Clamper seria inferior ? (O produto abaixo afirma suportar mais de 3.996 J).

http://www.waz.com.br/protetor-contra-surto-belkin-surge-protector-12-outlets-slim-design-120v-be112234-10-p58188.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

 

 

Clamper Computer Protector PBR funcionará muito bem com ou sem aterramento. O aconselhável é que se use um aterramento, mas ele executará o que promete mesmo sem o aterramento.

 

Prezado Interside,

 

Esta afirmação de que ele executará o que promete mesmo sem aterramento,

não bate de frente com o que o Gabriel Torres avisa no tudo sobre filtros de linha na posição 4:02 ?

Ou estaria Gabriel Torres apenas dando uma ênfase para a pessoa não tentar fazer nada fora da norma?

 

Eu pergunto isso porque onde trabalho está complicado fazer um sistema de aterramento decente. 

A verba pra manutenção predial está praticamente esgotada para o exercício.

Os orçamentos dos eletricistas são um tanto variados (700-1700), cada um com projeto diferente, sem seguir normas... 

Ou seja, está complicado. Se este equipamento conseguir segurar um surto ou raio em um servidor, me serviria de bom sono ao menos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Interside,

 

Esta afirmação de que ele executará o que promete mesmo sem aterramento,

não bate de frente com o que o Gabriel Torres avisa no tudo sobre filtros de linha na posição 4:02 ?

Ou estaria Gabriel Torres apenas dando uma ênfase para a pessoa não tentar fazer nada fora da norma?

 

Eu pergunto isso porque onde trabalho está complicado fazer um sistema de aterramento decente. 

A verba pra manutenção predial está praticamente esgotada para o exercício.

Os orçamentos dos eletricistas são um tanto variados (700-1700), cada um com projeto diferente, sem seguir normas... 

Ou seja, está complicado. Se este equipamento conseguir segurar um surto ou raio em um servidor, me serviria de bom sono ao menos...

Boa tarde,

 

 

Nesse vídeo ele está falando sobre filtros de linha, o "Computer Protector - PBR" é um DPS. O funcionamento é diferente.

 

Mas como eu falei antes, aconselho a botar um bom aterramento, isso te dará mais uma proteção.

 

 

 

-----------------------------

interside.blogspot.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...