Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
DevRB

RESOLVIDO Desligamento Súbito do Computador

Recommended Posts

Boa-noite, galera...

Andei visitando aqui a comunidade e vi fóruns semelhantes ao meu problema, porém, como é particularidade de cada um, eu resolvi me registrar e explicar o meu dilema (caso) para vocês.

Bem, primeiramente segue as configurações do meu computador:
CPU: Intel Core i7 3770 - 3.40 GHz (Ivy Bridge 22nm);
RAM: 16,0 GB;
Placa Mãe: ASUSTeK LX2 R2.0 (LGA1155);
Placa de Vídeo: Nvidia GeForce GTX 550 Ti
HD: 1 TB, SAMSUNG (SATA), 1TB Seagate ST3 (SATA), 300 GB (Portable - Externo)
Fonte: Real / 600W (Thermaltake)

Problema:
Bom, visto as configurações acima, eu possuía um NoBreak APC 500VA (Seis Tomadas) e eu ligava tudo nele, que era o CPU, Monitor 22'', Caixa de Som, Roteador, Modem e telefone. Até então não tinha problemas... Porém, semana passada, o NoBreak começou a desligar (descarregar) subitamente, fazer um barulho alto e desligava tudo. (Sou leigo nessa parte elétrica) Visto o problema e como já estava de noite, corri no Extra e comprei um estabilizador, liguei ele no NoBreak (fazendo uma espécie de gambiarra) e dividi as coisas, porém, o problema persistia, claro que, eu já imaginava que a bateria do NoBreak estava indo para o brejo, ou já teria ido (ele já estava velho, já tinha uns 3 anos). Até que, no dia seguinte, fui a uma loja de informática de um colega, e decidi comprar um NoBreak (bom) e adquiri um SMS Monovolt 115V~ 700VA querendo exterminar o problema, mas, ocorre que o mesmo não foi sanado. Após um tempo de uso do computador, hoje, ele desligou tudo, novamente, subitamente. Mas, dessa vez o novo NoBreak se desligou totalmente, tanto que tive que o ligar manualmente. 
Aqui, na minha região, a luz "pisca" muito, geralmente os NoBreaks / Estabilizadores, aqui, ficam dando aqueles "estalos", como se houvesse oscilação de energia (não sei se é certo) daí não sei o que fazer. Por agora, coloquei apenas o CPU / Monitor no NoBreak novo e, no Estabilizador, eu coloquei os periféricos (Caixa de Som / Modem / Telefone / Roteador) e até a tomada eu liguei em diferentes (sei que pode parecer ingenuidade, mas)... Peço ajuda a todos para me ajudarem a solucionar este problema.

Isso, geralmente, ocorre quando estou jogando, porém, as temperaturas (andei acompanhando com programas) estão normais. Em jogos mais pesados, por exemplo, chega a 94 cº, em outros casos fica normal (dentro do que eu andei pesquisando), então, não creio que seja superaquecimento ou coisa do tipo, ou coisa de estar jogando.

Agradeço, desde já, a atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estabilizador não é uma boa ideia, ao menos para a CPU.

Desliga tudo por que o No-Break desarma ou às vezes apenas a CPU desliga?

- Realize o teste ligando sua CPU direto na tomada (mais seguro que ligar em um estabilizador) e os demais componentes pode ligar no No-Break.

- 700VA = Potência Nominal, mas qual a Real?

Compartilhar este post

Link para o post

Caro @Streme,

Agradeço a rápida resposta.

Bom, é como eu falei: No momento, eu tenho um estabilizador com todos os periféricos ligados nele (Modem, Roteador, Caixa de Som e Telefone) em uma tomada. Na outra tomada, eu tenho o novo NoBreak com a CPU / Monitor.

Como eu sou leigo, vou te passar as "configurações" do NoBreak que estão na caixa / manual, para ver se lhe ajuda:

NoBreak 700VA -  Monovolt 115V~ - 25 Minutos de Autonomia - 5 Tomadas
Especs:
- Potência Nominal: 700VA*
- Entrada: Monovolt 115/127V~
- Saída: 115V~
- Variação Máxima: 89,5 - 141V
- Frequência de Rede: 60 +-5V
Características da Saída:
- Fator Potência: 0,5
- Regulação: +-5% (Para Operação Bateria); +6% - 10% (Para Operação Rede);
- Frequência: 60Hz 1% (Para Operação Bateria);
Características Gerais:
- Rendimento: 95% (para operação rede) e 85% (para operação bateria);
- Bateria Interna: 1 Bateria V==/7Ah
- Acionamento do Inversor: < 0,8ms
Proteção:
Protetor entre fase e neutro:
- Máxima energia de surto: 276J
- Máxima corrente de pico 8/20: 4500A
- Tensão de Operação: 175V

Ainda não liguei o CPU diretamente na tomada por medo, mas, com esse problema que eu especifiquei, o computador já desligou umas cinco vezes. Graças a Deus, não houve danos (creio eu que não) no OS / Placas, pois estou utilizando ele normalmente.

Compartilhar este post

Link para o post

No-break de 700 VA e FP=0,5 significa que sua real potência, em Watts que é o que interessa será de 700 VA x 0,5 = 350 Watts apenas, fraco, fraquíssimo para quem tem uma fonte de 600 Watts..

Se sua fonte tiver eficiência de 80% ela demandará, de quem a alimenta, o no-break no caso, 600 Watts / 0,80 = 750 Watts..

Como diabos queres alimentar uma fonte que pode demandar 750 Watts com um dispositivo que entrega somente 350 Watts??????????

Onde aprendeste a dimensionar tão fajutamente assim???

Admiro que ele não tenha pegado fogo...

Compartilhar este post

Link para o post

Caro @faller,

Agradeço a resposta.

Mas, no caso, então, como o antigo APC suportava tudo ligado nele sem ter estes problemas e só depois de anos que ele veio a apresentar estes (Claro que por conta da bateria)? No APC, tinha uma tomada derretida, fui notar quando fui remover ele para comprar o outro. Ou seja, o problema já se encontrava presente, porém, não desligava o computador da forma que mencionei antes.

Para solucionar, então, eu devo comprar um NoBreak de 1500VA (Que suportaria) ou comprar um de 2000VA (Que daria uma folga)? Isso, realmente solucionaria o problema ou eu necessito de outras coisas, da espécie filtro de linha / estabilizador?

Como falei ao Streme, meus periféricos, agora, estão ligados no Estabilizador, sozinhos. Não sei como protegê-los, uma vez que um NoBreak dessa magnitude seria apenas para o CPU / Monitor, de acordo com a sua analogia.

Compartilhar este post

Link para o post

@DevRB

Sobre estabilizadores - http://forum.clubedohardware.com.br/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

Sobre No-breaks - http://forum.clubedohardware.com.br/topic/827485-no-break-realmente-%C3%A9-a-salva%C3%A7%C3%A3o/

Aconselho ler ambos.. Você realmente precisa de No-break? Qual o modelo exato da sua fonte? Pois um filtro de linha BOM é plenamente capaz de oferecer a proteção que você precisa..

Houve uma mudança na regulamentação na fabricação de estabilizadores e No-Breaks.. Talvez, o seu antigo seja anterior a essa mudança..

Compartilhar este post

Link para o post

Caro @RS Faria,

Agradeço a resposta.

Então... Li ambos os tópicos que você linkou aí, e, creio que o NoBreak On-line, como Faller colocou seria a melhor opção para a minha causa, porém, o preço dele é altíssimo e eu já morri em uma grana nesse short-break que adquiri, como falei no início do tópico.

Não sei se posso fazer "propaganda" indireta, se não puder, peço que o moderador me avise para que eu faça a remoção do link e digite as especificações do produto.

Minha fonte é exatamente essa: http://www.thermaltakeusa.com/products-model_Specification.aspx?id=C_00002032

Adição ao caso: Como falei anteriormente, liguei o CPU / Monitor no NoBreak em outra tomada, deixei de ontem para hoje ligado, estressando e até agora não desligou.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais