Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
DevRB

RESOLVIDO Desligamento Súbito do Computador

Recommended Posts

Boa-noite, galera...

Andei visitando aqui a comunidade e vi fóruns semelhantes ao meu problema, porém, como é particularidade de cada um, eu resolvi me registrar e explicar o meu dilema (caso) para vocês.

Bem, primeiramente segue as configurações do meu computador:
OS: Windows 7 Ultimate 64 Bits;
CPU: Intel Core i7 3770 - 3.40 GHz (Ivy Bridge 22nm);
RAM: 16,0 GB;
Placa Mãe: ASUSTeK LX2 R2.0 (LGA1155);
Placa de Vídeo: Nvidia GeForce GTX 550 Ti
HD: 1 TB, SAMSUNG (SATA), 1TB Seagate ST3 (SATA), 300 GB (Portable - Externo)
Fonte: Real / 600W (Thermaltake)

Problema:
Bom, visto as configurações acima, eu possuía um NoBreak APC 500VA (Seis Tomadas) e eu ligava tudo nele, que era o CPU, Monitor 22'', Caixa de Som, Roteador, Modem e telefone. Até então não tinha problemas... Porém, semana passada, o NoBreak começou a desligar (descarregar) subitamente, fazer um barulho alto e desligava tudo. (Sou leigo nessa parte elétrica) Visto o problema e como já estava de noite, corri no Extra e comprei um estabilizador, liguei ele no NoBreak (fazendo uma espécie de gambiarra) e dividi as coisas, porém, o problema persistia, claro que, eu já imaginava que a bateria do NoBreak estava indo para o brejo, ou já teria ido (ele já estava velho, já tinha uns 3 anos). Até que, no dia seguinte, fui a uma loja de informática de um colega, e decidi comprar um NoBreak (bom) e adquiri um SMS Monovolt 115V~ 700VA querendo exterminar o problema, mas, ocorre que o mesmo não foi sanado. Após um tempo de uso do computador, hoje, ele desligou tudo, novamente, subitamente. Mas, dessa vez o novo NoBreak se desligou totalmente, tanto que tive que o ligar manualmente. 
Aqui, na minha região, a luz "pisca" muito, geralmente os NoBreaks / Estabilizadores, aqui, ficam dando aqueles "estalos", como se houvesse oscilação de energia (não sei se é certo) daí não sei o que fazer. Por agora, coloquei apenas o CPU / Monitor no NoBreak novo e, no Estabilizador, eu coloquei os periféricos (Caixa de Som / Modem / Telefone / Roteador) e até a tomada eu liguei em diferentes (sei que pode parecer ingenuidade, mas)... Peço ajuda a todos para me ajudarem a solucionar este problema.

 

Isso, geralmente, ocorre quando estou jogando, porém, as temperaturas (andei acompanhando com programas) estão normais. Em jogos mais pesados, por exemplo, chega a 94 cº, em outros casos fica normal (dentro do que eu andei pesquisando), então, não creio que seja superaquecimento ou coisa do tipo, ou coisa de estar jogando.

Agradeço, desde já, a atenção.
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estabilizador não é uma boa ideia, ao menos para a CPU.

Desliga tudo por que o No-Break desarma ou às vezes apenas a CPU desliga?

 

- Realize o teste ligando sua CPU direto na tomada (mais seguro que ligar em um estabilizador) e os demais componentes pode ligar no No-Break.

- 700VA = Potência Nominal, mas qual a Real?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro @Streme,

 

Agradeço a rápida resposta.

 

Bom, é como eu falei: No momento, eu tenho um estabilizador com todos os periféricos ligados nele (Modem, Roteador, Caixa de Som e Telefone) em uma tomada. Na outra tomada, eu tenho o novo NoBreak com a CPU / Monitor.

 

Como eu sou leigo, vou te passar as "configurações" do NoBreak que estão na caixa / manual, para ver se lhe ajuda:

NoBreak 700VA -  Monovolt 115V~ - 25 Minutos de Autonomia - 5 Tomadas
Especs:
- Potência Nominal: 700VA*
- Entrada: Monovolt 115/127V~
- Saída: 115V~
- Variação Máxima: 89,5 - 141V
- Frequência de Rede: 60 +-5V
Características da Saída:
- Fator Potência: 0,5
- Regulação: +-5% (Para Operação Bateria); +6% - 10% (Para Operação Rede);
- Frequência: 60Hz 1% (Para Operação Bateria);
Características Gerais:
- Rendimento: 95% (para operação rede) e 85% (para operação bateria);
- Bateria Interna: 1 Bateria V==/7Ah
- Acionamento do Inversor: < 0,8ms
Proteção:
Protetor entre fase e neutro:
- Máxima energia de surto: 276J
- Máxima corrente de pico 8/20: 4500A
- Tensão de Operação: 175V

Ainda não liguei o CPU diretamente na tomada por medo, mas, com esse problema que eu especifiquei, o computador já desligou umas cinco vezes. Graças a Deus, não houve danos (creio eu que não) no OS / Placas, pois estou utilizando ele normalmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No-break de 700 VA e FP=0,5 significa que sua real potência, em Watts que é o que interessa será de 700 VA x 0,5 = 350 Watts apenas, fraco, fraquíssimo para quem tem uma fonte de 600 Watts..

Se sua fonte tiver eficiência de 80% ela demandará, de quem a alimenta, o no-break no caso, 600 Watts / 0,80 = 750 Watts..

 

Como diabos queres alimentar uma fonte que pode demandar 750 Watts com um dispositivo que entrega somente 350 Watts??????????

 

Onde aprendeste a dimensionar tão fajutamente assim???

 

Admiro que ele não tenha pegado fogo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro @faller,

 

Agradeço a resposta.

 

Mas, no caso, então, como o antigo APC suportava tudo ligado nele sem ter estes problemas e só depois de anos que ele veio a apresentar estes (Claro que por conta da bateria)? No APC, tinha uma tomada derretida, fui notar quando fui remover ele para comprar o outro. Ou seja, o problema já se encontrava presente, porém, não desligava o computador da forma que mencionei antes.

 

Para solucionar, então, eu devo comprar um NoBreak de 1500VA (Que suportaria) ou comprar um de 2000VA (Que daria uma folga)? Isso, realmente solucionaria o problema ou eu necessito de outras coisas, da espécie filtro de linha / estabilizador?

 

Como falei ao Streme, meus periféricos, agora, estão ligados no Estabilizador, sozinhos. Não sei como protegê-los, uma vez que um NoBreak dessa magnitude seria apenas para o CPU / Monitor, de acordo com a sua analogia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@DevRB

 

Sobre estabilizadores - http://forum.clubedohardware.com.br/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

 

Sobre No-breaks - http://forum.clubedohardware.com.br/topic/827485-no-break-realmente-%C3%A9-a-salva%C3%A7%C3%A3o/

 

Aconselho ler ambos.. Você realmente precisa de No-break? Qual o modelo exato da sua fonte? Pois um filtro de linha BOM é plenamente capaz de oferecer a proteção que você precisa..

 

 

Houve uma mudança na regulamentação na fabricação de estabilizadores e No-Breaks.. Talvez, o seu antigo seja anterior a essa mudança..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro @RS Faria,
 
Agradeço a resposta.
 
Então... Li ambos os tópicos que você linkou aí, e, creio que o NoBreak On-line, como Faller colocou seria a melhor opção para a minha causa, porém, o preço dele é altíssimo e eu já morri em uma grana nesse short-break que adquiri, como falei no início do tópico.
 
Não sei se posso fazer "propaganda" indireta, se não puder, peço que o moderador me avise para que eu faça a remoção do link e digite as especificações do produto.
 
Minha fonte é exatamente essa: http://www.thermaltakeusa.com/products-model_Specification.aspx?id=C_00002032

Adição ao caso: Como falei anteriormente, liguei o CPU / Monitor no NoBreak em outra tomada, deixei de ontem para hoje ligado, estressando e até agora não desligou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×