Ir ao conteúdo

TV 29PT4635/78 - Faiscamento na chupeta

Ir à solução Resolvido por Alessandro Nilsen,

Posts recomendados

Postado

Oi. Recentemente peguei uma TV LG 29PT4635/78 que estava jogada na rua. Quando eu ligava ela, ela fazia um barulho de chaveamento, a fonte ligava e desligava (o barulho vinha do trafo da fonte). Fiz uma analise e concluí que o TSH estava queimado, troquei tanto o TSH quanto o capacitor de filtro do oscilador e o problema foi resolvido, a TV passou a funcionar normalmente.

Depois de um tempo, apareceu uma listra branca no lado esquerdo da tela (no risco havia chuvisco ao invés de imagem), abri a TV e soldei um capacitor 102 em paralelo com um dos transístores do osilador, para isso precisei remover a placa, e naturalmente a chupeta. Sanado o problema (até agora), eis que outro problema aparece. Montei a TV novamente e ao ligar tudo estava perfeito, exceto por um barulho muito alto vindo de dentro da TV.

Apaguei todas as luzes e com a TV aberta, liguei-a. Percebi que por baixo da chupeta estavam saindo muitas faíscas azuis de alta tensão. Pesquisei um pouco na internet e ví que algumas pessoas resolveram fazendo uma limpeza na chupeta e em volta dela.

Descarreguei o tubo e a removí, o fio garra dentro dela estava enferrujado, raspei ele usando uma lixa e limpei em volta no tubo com álcool isopropílico e esperei secar, montei o conjunto novamente e o que eu conseguí foram faíscas de 3~4cm, azuis, que saíam pela borda da chupeta em direção a onde eu não tinha limpado.

Agora estou com receio de mexer mais e piorar a situação, não aparece imagem, só uma tela preta com o centro mais escuro do que as bordas.

Aqui tem uma imagem ilustrativa do problema:

post-407948-0-32703100-1435720210_thumb.

Alguém tem alguma dica do que posso fazer?

• Coordenador
Postado

Faça uma nova limpeza e provavelmente a borracha da chupeta deve estar ressecada (dura), caso você tenha uma em melhor estado, troque a dessa TV ou faça um anel em volta da chupeta, com silicone, não de cola quente!, faça uma boa vedação e só ligue o TV depois que o silicone secar completamente, (um dia e meio a dois dias).

Depois disso resolvido, passe a verificar os estragos que esse vazamento provocou! (vertical queimado, saída H queimado, seletor queimado, verifique a linha do ABL também, deve ter resistores aberto ou alterados também...

• Solução
Postado

Faça uma nova limpeza e provavelmente a borracha da chupeta deve estar ressecada (dura), caso você tenha uma em melhor estado, troque a dessa TV ou faça um anel em volta da chupeta, com silicone, não de cola quente!, faça uma boa vedação e só ligue o TV depois que o silicone secar completamente, (um dia e meio a dois dias).

Depois disso resolvido, passe a verificar os estragos que esse vazamento provocou! (vertical queimado, saída H queimado, seletor queimado, verifique a linha do ABL também, deve ter resistores aberto ou alterados também...

Olá, fiz uma nova limpeza completa em uma área maior em volta da chupeta e recoloquei no lugar tomando o cuidado de grudar bem ela e parece que o problema sumiu, sem ruídos de faiscamento nem faíscas, nem cheiro de ozônio. A borracha da chupeta não está ressecada nem rachada, ela não estava "grudando" no vidro, de forma que a parte em volta dela fica um pouco levantada, por onde as faíscas saiam.

A TV está perfeita agora, acho que aquela hora toda a corrente estava vazando e a tela não acendeu.

Está resolvido! Muito obrigado!  ;)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!