Ir ao conteúdo

Testar CI TDA8947J sem soldar na placa

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Bom dia Rapaziada

Não sou técnico em eletrônica mais sei me virar muito bem rsrsr, um colega meu me passou uma caixa de edifier 5.1 modelo x750 para ver o que dava para fazer com as caixas, já que a saída queimou.

Meu colega falou que tinha levado em uma eletrônica mais o técnico ficou muito tempo tentando consertar e o mesmo alegou que não tinha achada a peça para comprar (o CI).

Chegando em casa abri o sub para ver como estava por dentro e notei que tinha um diodo que estava solto (solda fria testei como o multimetro e esta ok) e o CI TDA8947J solto, e já que o técnico já tinha dado PT na saida eu gostaria de saber se tem como testar esse CI sem precisar soldar na placa. 

tda8947-circuito-integrado-tda8947j-8947

Notei que na placa tinha uma trilha queimada, creio eu que o tecnico colocou um CI errado e queimou a trilha, porque o meu colega falou que o técnico ligou e sai fumaça do sub rsrs.

Não quero testar na placa porque não estou a fim de estragar algum outro componente, e não tenho sugador de solda rsrsr preciso criar vergonha na cara e comprar um  :P

Mais eu acho que era conversa ficada do técnico porque eu pesquisando no ML em 5 minutos eu achei e comprei 28 reais, espero que seja o certo.

Desculpa se a qualidade da foto se não ficou bom tirei com o celular.

Abs Edvaldo

post-285964-0-69918800-1436190547_thumb.

post-285964-0-45990200-1436190635_thumb.

post-285964-0-11198300-1436190736_thumb.

• Membro VIP
Postado

Boa tarde

Então rapaziada o CI chegou hoje troquei soldei o diodo que estava solto e testei e funcionou 90% qualidade de som excelente, só que o potenciômetro que regula a altura do sub esta falhando mais acho que a saida do sub esta queimada porque ele até funciona mais da umas pipocada o som não da uns bummm bummm forte.

Abs Edvaldo

• Coordenador
Postado

Edvaldo, verifique se a trilha que indiquei na foto abaixo, não esta em curto circuito.

post-442138-0-31603900-1436659237_thumb.

Se não tiver soldas ruins, esses pipoco que você diz, pode ser defeito no CI sim!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Edvaldo, verifique se a trilha que indiquei na foto abaixo, não esta em curto circuito.

attachicon.gifCurto na placa.png

Se não tiver soldas ruins, esses pipoco que você diz, pode ser defeito no CI sim!

Boa noite Bcpetronzio

Acabei de ver e esta tudo ok sem curto, e testei as 5 caixinhas na minha máquina e esta tudo ok.

Esse som tem dois potenciômetro um geral e um do sub e o do sub que esta fazendo uns barulho estranho como você pode ver no video, vou ver se passo um limpa contato nele.

O dissipador de calor esta bem morno e notei que que a saida do sub esta saindo direto do CI que troquei  (_( , mais não testei o sub (só o alto falante) para ver se não esta em curto ou queimando com o multimetro.

No anuncio do CI constava que era para ser da philips só que veio da NXP ai pensei comigo a qualidade de som vai ficar meia boca, depois que liguei na minha máquina configurei 5.1 p**a qualidade fantastica uns médios e agudos bonito bem definido gostei muito do resultado mesmo sem o sub funciona  :(

A numeração abaixo do TDA8947J tem algo a ver ?

Amanhã eu faço mais testes  :)

Boa noite abs Edvaldo

• Coordenador
Postado

Pelo que escutei no vídeo, seu problema é só falha no potenciômetro mesmo, um limpa contatos resolve isso sem problemas!...

01431007498.jpg

Lave o potenciômetro com um limpa contatos, que essa falha acaba....

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Boa noite

O orelhudo aqui foi seguindo a ligação do ultimo cara que desmontou e o cabo que liga o potenciômetro do sub e o cabo que conecta o botão liga e desliga o som (não o geral que desliga o trafo) estava invertido <_<

Por isso que o led e o botão de liga e desliga não funcionava, mais mesmo assim o sub não funciona em encosta o dedo na placa próximo a entrada de audio você escuta o sub funcionar mais não é musica, o som é o mesmo que quando você coloca a mão no conector da entrada de um caixinha de som de PC, aquele huummmmmmm.

Puxa rapaziada parece que falta tão pouco como se tivesse um resistor com defeito ou um trilha corrompida, eu já verifiquei e não achei nada :mellow:

Quando você liga e desliga o botão geral que desliga o trafo você escuta o som do sub sendo ligado bem baixo, agora os potenciômetro não faz mais barulho.

Se tivesse o esquema será que poderia me ajudar em algo?

Abs Edvaldo 

• Coordenador
Postado

O esquema ainda não encontrei, mas tem um teste bem prático que você pode fazer ai...

Como os dois são idênticos, troque eles de lugar, se o barulho passara para as caixas satélites, você terá certeza que é o CI que esta ruim...

OBS: Seja rápido nas soldas e resoldas!... 

• Curtir 2
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

O esquema ainda não encontrei, mas tem um teste bem prático que você pode fazer ai...

Como os dois são idênticos, troque eles de lugar, se o barulho passara para as caixas satélites, você terá certeza que é o CI que esta ruim...

OBS: Seja rápido nas soldas e resoldas!... 

Boa noite

Hoje antes de trocar os CIs de lugar dei uma olhada no esquema do CI por dentro e descobri a entrada de áudio era nos pinos 6 e 8 e ao encostar a ponta do multímetro no pino 8 ele fazia aquela ruido tipico quando você coloca a mão na entrada de áudio, fui seguindo a trilha até parar esse ruido com a ponta de multímetro sei que não é a melhor maneira mais deu certo no fim.

Então fui seguindo o caminho que ele fazia e nessa percebi que ao encostar a ponta do multímetro aonde fica ligado o potenciômetro do sub e como estava mais próximo da entrada de áudio olhei o caminho que fazia também, e entre o potenciômetro e a entrada de áudio do sub passava por um resistor e um capacitor.

Soldei um fio na entrada de áudio do sub e e fui testando primeiro passando pelo resistor o som ficou bem fraquinho mais sai, e depois liguei esse fio que soldei depois no capacitor e o sub voltou a funcionar  :D

Resumindo era esse resistor e capacitor que estava impedindo de sair som (nem vi e nem medi o valor deles), só pulei esses dois componentes e fichei a caixa e ficou perfeito. sub e as caixinhas tocam redondinho.

Valeu a todos rsrs

Abs  :lol:

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!