Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal,

Sou novato em overclock e tenho tido dificuldades em ultrapassar os 4.3 GHz com o processador e a placa mãe do título desse post.

Mexendo só com o multiplicador, eu consigo chegar a 3.8GHz com todo o restante com as default settings, mas para chegar a 4.3GHz eu segui estas configurações de um post deste link:

http://www.overclock.net/t/1500524/intel-pentium-g3258-performance-and-owners-club-now-with-gtx-970/2560

Uncore ration 32
Core ration 43
VCORE 1,41V 
Ring voltage 1,3V
VRIN override 1,9V

As configurações acima rodam estáveis. Consigo até rodar [email protected], porém não consigo ir mais além com a frequência. Alguém teria alguma luz para o causo? 

Configuração:

CPU: G3258* (stock cooler**)

MB: Z97MX-Gaming 5

RAM: Kit HyperX 1866 Dual Channel

PSU: Seasonic Platinum 760

GPU: GTX 980 HOF

SSD: Force LS 120GB

HDD: Western 1TB WD10EZEX

* Comprei essa CPU para ser um processador temporário pois quando montei o micro a Intel tava para lançar os Broadwell, que ainda não chegaram ao Brasil, até onde sei.

** No auge do jogo a CPU chega a 75º mas roda super estável, meu gabinete é o HAF XB com duas fans 140mm, uma 200mm e outra de 120mm.

Abraço e obrigado!

• Membro VIP
Postado

Senão me engano o TCase deste CPU é 72ºC, esta temperatura tá alta pra ele! Pra over seria interessante um cooler melhor.

PS: 4.3GHz não tá ruim não.

Postado

eu tava pensando em fazer a mesma coisa que você fez, de comprar um g3258 até pegar outro processador melhor, como ele tá se comportando nos jogos?

e a temperatura tá alta mesmo, mas acho que quando fazem o tcase é usando delta, não? tipo tirando a temperatura ambiente.

Postado

TCase é "a temperatura máxima permitida no dissipador integrado da CPU", Ok? Mas o que acontece após atingir isso, reinicia ou diminui o clock e tensão automaticamente?

Eu rodo battlefield e ele tava lá com seus 70 e poucos graus rodando numa boa, estabilidade total!

Sim, 4,3GHz com stock cooler é muito bom, eu rodo BF4 a 60 fps com essa CPU! Mas o ser humano sempre quer mais, até por que eu vejo placas mais humildes por aí alcançarem clock maior.

Pensei em comprar um cooler torre mas no meu gabinete nao cabe (por causa da fan 200mm), e comprar um WC selado (pensei no H110, mas pelo preço desse cooler eu poderia quase pegar um Core i5!). 

Penso sim, em pegar um H110 mas quando eu comprar o i7 (Haswell, Broadwell ou Skylake, fiz até outro post sobre isso: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1123705-4790k-broadwell-ou-aguardar-skylake/ ) e quando esse i7 já estiver na hora de pedir um over

Rodo BF3 e BF4 a 60 fps e AC Unity com uma média de 35 fps

Grande abraço e obrigado!

• Membro VIP
Postado

Na área!!! Obrigado por me citar @, bem, @Gamer_PC está super estável no BF, mas 75ºC é complicado amigo, realmente o que os amigos disseram está correto, é bom investir em um cooler melhor, agora, me diz uma coisa: O que acontece exatamente quando tenta passar dos 4,3GHz? Não liga, tela azul? Provavelmente não é falta de vCore no CPU, provavelmente é a temperatura que está limitando o overclocking, já que o CPU e a placa-mãe tem recursos para proteger o CPU, VRMs, enfim, proteger o CPU e a MoBo da queima.

Abrass.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O G3258 é meio temperamental. Óbvio que são as piores lascas do wafer, enfim. Não é garantia chegar em 4.5GHz pra cima. Não acho que o seu problema aí seja temperatura, principalmente se a sua medição for on die, isto significaria que o TCase tá mais baixo. Enfim, tem vários fatores aí... Sorte de um chip bom, temperatura e manejos no overclock.

PS: Após passar da temperatura limite, ou o processador entra em throttle, ou a placa apita e desliga... Vai depender das suas configurações no setup aí.

Edit: E este vcore aí tá pesado. Aposto e ganho que o mano que colocou em 1.4v fez só pra testes, não dia a dia. Se fez pro dia a dia isso vai fritar rapidinho, mesmo com boa refrigeração.

• Membro VIP
Postado

O G3258 é meio temperamental. Óbvio que são as piores lascas do wafer, enfim. Não é garantia chegar em 4.5GHz pra cima. Não acho que o seu problema aí seja temperatura, principalmente se a sua medição for on die, isto significaria que o TCase tá mais baixo. Enfim, tem vários fatores aí... Sorte de um chip bom, temperatura e manejos no overclock.

PS: Após passar da temperatura limite, ou o processador entra em throttle, ou a placa apita e desliga... Vai depender das suas configurações no setup aí.

Edit: E este vcore aí tá pesado. Aposto e ganho que o mano que colocou em 1.4v fez só pra testes, não dia a dia. Se fez pro dia a dia isso vai fritar rapidinho, mesmo com boa refrigeração.

E é por isso que eu descartei falta de vCore, com certeza, esse vCore aí tá bem pesado, e como o @Phoenyx disse, há muitos fatores que influênciam no over, como um chip bom pra over, existem CPUs que mesmo do mesmo modelo, tem suas peculiaridades no overclocking que o diferem, o over que o cara usou não quer dizer que você tambêm vai conseguir usar mesmo testando as mesmas configurações.

Exemplo: você está rodando a 4,3GHz com 1,35v, por ser que alguém por aí tenha o mesmo CPU e rode a 4,3GHz com 1,25.

Postado

Numa dessa pode ser a placa mãe que esteja limitando o over.....Eu estava olhado uma imgem dessa placa mãe Z97MX-Gaming e parece que ela tem regulador de tensão de  4 fases.......

Postado
Valeu por toda a ajuda galera!

Olhando para as temps com a cpu em full load, no BF3, ele chega a 75º mas não se mantém nessa temp, se mantém mais em 65º-70º (acho que consegui essa ousadia de largar esse Vcore com stock cooler por que o gabinete é bem refrigerado).

Quando eu tento 4.4 GHz (com as outras mesmas configurações de quando eu consigo 4.3 estável), ele inicia numa boa, mostra no CPU-Z o 4.4, abro o BF3 mas quando começo a jogar trava tudo.

Quanto tento 4.5 com as outras mesmas configurações de quando dou over com 4.3, o Windows chia e não arranca o sistema, me forçando a voltar ao que era antes no setup. 

Usando o EasyTune da placa, no Windows (8.1), tentei 4.6 (máximo que o EasyTune disponibiliza) porém, após setar que quero os 4.6, reinicio o PC mas não acontece nada, voltando para 3.2 stock.

Nunca vi tela azul nesse sistema.

Como com essas frequências não consegui nada, tendo seguido a vida com os 4.3 em questão...

Tenho medido a temp. com HW monitor (fora do jogo) = 40º-50º e com AfterBurner/RivaTuner dentro dele (BF3) =65º-70º.

Entendi sobre a qualidade do wafer/chip. Por isso a galera chama de loteria do silício, só comprando e trocando mesmo pra saber!

Sim, galera, 4 fases apenas e pelo que li são 4 fases fracas, mas que conseguem elevar um 4790k a uns 4.7GHz (mão não ouvi o mesmo de um G3258...), segundo o link:

Quando comprei a placa (orçamento apertado), procurei uma de linha gamer, de boa marca, para não ter problemas de precisar de um recurso no futuro que uma placa comum me oferecesse. Já li, por exemplo, que a Asus Z97M-PLUS/BR (mais barata até) provoca ruídos no som quando overclocka o G3258. Essa minha placa é muito boa na gestão da rede, som excelente, suporte a novas tecnologias... mas com 4 fases (fui me dar conta disso depois). Mas muito boa pelo preço que paguei.

Eu penso em "compensar" a placa barata com um bom processador no futuro, e penso no 4790k pois ele já começa com 4.0 (enquanto o 4690k com 3.5), então se eu conseguir uns 4.7 (com watercooler, esse vale a pena investir!), acho que me atenderá numa boa. 

Abraços e obrigado!!

• mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...