Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

olá galera é o seguinte, tinha um processador celeron de 2.13ghz socket 478 e substitui por um pentium 4 de 2.8ghz na placa-mãe PCchips M925G, acontece que na bios ele reconhece como sendo um pentium de 1.9 e o windows mostra duas frequencias 2.8 (a verdadeira) e logo em seguida 1.9ghz. resumindo fica aparecendo como se ele tivesse duas frequencias. Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com esse problema, desde já grato. 

Postado

Opah obrigado amigo, mas será que seria possivel desativar isso ? pois o que ocorre é que os videos da internet estão sendo executados picotando e as vezes com audio adiantado em relação ao video (nao é a velocidade da internet)e acho estranho isso acontecer já que já vi pessoas rodando até jogos de poucas geraçoes atrás com configuraçoes mais baixas do que as minhas e eu nem ver videos normalmente to conseguindo. OBS: tenho 1,5 GB de ram e 40gb de hd com windows xp e drivers e flash player atualizados.

Desde já grato !

Postado

Olá Roberta, acontece que meu windows é o xp, então nao consegui achar essa opção com os passos que você mencionou. Obrigado !

Postado

@GvP

para o windows xp acho q nao tem essa opcao, mas talvez alguem conheça um programa q faça a mesma coisa q ele, ou talvez alguem q consiga isso pela bios nao tenho certesa se é possivel pela bios, porém acho q seria melhor formatar para o win 7 é só você criar uma particao no hd(eu uso o EaseUS Partition) ai você coloca todos arquivos q quer salvar la e na hora d instalar o windows 7 vai em instalacao personalisada e formata todas particao ou exclui vai fica apenas a sua e outra nao alocada instala o windows na q ta vazia nao mexe na particao dos seus arquivos, assim como eu, você poderia formata quantas vezes quiser sem perder um arquivo. claro q só recomendo formatar se ngm mais achar uma solucao para o seu problema e se realmente quiser, nao esqueçe d baixar os drives para o windows q você vai usar no site da sua placa-mãe. com o win 7 da para deixar o clock do processador no maximo direto se mudar a opcao d energia para alto desempenho.

aqui como cria uma partição.

para provar isso tirei print para você formatar para o win 7 ultimate vai resolver seu problema é certesa absoluta.

aqui equilibrado só aumenta o clock quando presisa.

JsGFGnc.jpg

aqui alto desempenho

rPmgRGk.jpg

Postado

Opah obrigado amigo, mas será que seria possivel desativar isso ? pois o que ocorre é que os videos da internet estão sendo executados picotando e as vezes com audio adiantado em relação ao video (nao é a velocidade da internet)e acho estranho isso acontecer já que já vi pessoas rodando até jogos de poucas geraçoes atrás com configuraçoes mais baixas do que as minhas e eu nem ver videos normalmente to conseguindo. OBS: tenho 1,5 GB de ram e 40gb de hd com windows xp e drivers e flash player atualizados.

Desde já grato !

De quem saiu desse soquete a pouco tempo, isso aí é gargalo de CPU..

Essas CPU de soquete 478 são muito antigas, e sofrem até pra ver vídeo no Youtube.. Dá uma olhada no uso de CPU, durante um vídeo..

Postado

De quem saiu desse soquete a pouco tempo, isso aí é gargalo de CPU..

Essas CPU de soquete 478 são muito antigas, e sofrem até pra ver vídeo no Youtube.. Dá uma olhada no uso de CPU, durante um vídeo..

È acredito que seja isso mesmo, mas justamente pelo fato de não estar reconhecendo toda a frequencia do processador :/

Obrigado pela resposta 

Postado

È acredito que seja isso mesmo, mas justamente pelo fato de não estar reconhecendo toda a frequencia do processador :/

Obrigado pela resposta 

Sua placa-mãe suporta o processador? Pode ser isso.. Aquele negócio de Turbo Boost, não procede.. Esse processadores ficam no clock máximo o tempo todo..

Mesmo que bata em 2.9GHz, aviso, não vai mudar muita coisa.. Eu tinha um Pentium 4 de 3.0GHz, desse soquete.. Além de esquentar horrores, penava com vídeo em 360p.. Maior a resolução, maior era o sofrimento do mesmo.. Eu não sei se seu P4 é Prescott ou Northwood.. Se for Prescott, acho que sua placa não aguenta..

Tenta resetar a BIOS, tirando a bateria do PC por uns minutos.. Desligue o PC da tomada antes...

Postado

Qual o modelo exato desse processador que você está usando? Se for um Prescott (800MHz de FSB) e sua placa só suporta Northwood (533MHz) então o clock será reduzido porque a placa não suporta FSB maior que 533MHz (clock do processador = clock do FSB * multiplicador, multiplicador é sempre constante). Se quiser poderia tentar aumentar o clock do FSB no setup se sua placa tiver como fazer isso, mas P4 e 1,5GB de RAM hoje não dá mesmo.

• Curtir 1
Postado

É então, acho que no fim vou comprar uma placa-mãe socket 775 ddr1 (pra nao ter que comprar memoria ram) e um processador melhor                                                                                            

Obrigado a todos pela ajuda  :D

Postado

Isso se chama Turbo Boost, ou seja, o sistema ve qual a necessidade do processador e ajusta a frequencia para o tanto necessário, assim economiza energia. É perfeitamente normal.

o turbo não funciona desta maneira não acredite em tudo que vê no youtube 

http://www.gamevicio.com/i/noticias/42/42742-teste-mostra-o-modo-turbo-core-do-amd-phenom-ii-x6-1055t-em-funcionamento/

o turbo só funciona quando a cpu não usa 100% de todos núcleos , se todos núcleos subissem a cpu iria ultrapassar o tbp informado pelo fabricante nada ha ver com economia e energia , 

o que faz a cpu reduzir clok para economia é o epu se não me engano 

Postado

o turbo não funciona desta maneira não acredite em tudo que vê no youtube 

http://www.gamevicio.com/i/noticias/42/42742-teste-mostra-o-modo-turbo-core-do-amd-phenom-ii-x6-1055t-em-funcionamento/

o turbo só funciona quando a cpu não usa 100% de todos núcleos , se todos núcleos subissem a cpu iria ultrapassar o tbp informado pelo fabricante nada ha ver com economia e energia , 

o que faz a cpu reduzir clok para economia é o epu se não me engano 

http://www.intel.com.br/content/www/br/pt/architecture-and-technology/turbo-boost/turbo-boost-technology.html

Me diga a grande diferença do que você falou para o que eu disse? Você apenas complementou o que falei ... e é claro que se a temperatura chegar a um ponto crítico, ele abaixa o clock, ou seja, desliga o turbo boost. Lembrando que TDP é um fator medido em W de emissão de carga em forma de temperatura, assim os fabricantes de cooler apenas precisam dos dados fisicos de um processador para dimensionar um cooler, desse modo utilizando como base o TDP de 47W por exemplo, que é o do meu processador, podem fazer um sistema eficiente, não quer dizer temperatura e sim capacidade de resfriamento, se o cooler for projetado corretamente, esses 47 W de energia em forma de calor que o processador libera, vão ser dispersados antes que sobreaqueça e o processador chegue na temperatura limite, apenas isso.

E estamos falando de processador intel, o que pode ser diferente do turbo da AMD que eu não pesquisei e nunca tive processador AMD para falar.

E tem a ver com economia sim, se a cpu trabalha em baixa frequência, gasta menos energia e gera menos energia em forma de calor, assim fica com uma temperatura baixa. E quando o clock ta alto, não necessariamente está sendo usado em 100%. No meu note, se eu coloco em equilibrado, o turbo boost varia a frequencia do processador conforme o pedido, fica desde 750 MHz até 3,4GHz, se coloco em economia, o turbo fica em 750 MHz sempre, nem eu rodando um jogo que puxa muito esse clock sobe, assim quando vou no GTA V nesse modo, fico com o fps baixo, e a CPU em 100% o tempo todo, porém não fica quente o pc, se vai para o modo Alto desempenho, o clock dos 4 núcleos fica em 3,4 GHz o tempo todo, porém e raro eu usar 100% de sua capacidade, apenas no GTA V que quando jogo, fica em quase 80% de uso e chega a 92°, já em outros jogos, que não puxam muito dele, no maximo chega a 85°

Postado

Pentium 4 não tem nem Speedstep, quanto mais Turbo Boost...

Turbo Boost é só nos Nehalem (i-alguma-coisa de 3 dígitos) em diante.

Turbo Boost aumenta o clock para o Turbo somente quando há margem para isso, basicamente sobe o clock acima do máximo rotulado se o CPU não estiver atingindo o TDP. Ou seja, o Turbo sobe o clock até o talo quando está usando somente 1 core, sem usar AVX, por exemplo. Se estiver usando mais de um core, usando AVX, isso vai baixar o clock máximo alcançado pelo Turbo.

O recurso que baixa o clock quando o uso do CPU está baixo se chama Speedstep.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...