Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Gabriel Rezende

Problemas com transmissor de FM com 2n2218

Recommended Posts

Pessoal, montei o seguinte transmissor de FM em uma protoboard mas não consegui um bom alcance nunca pega mais do que uns 2 metros, como antena usei um fio 22 AWG com 20 cm, e alimentei o circuito com 12V usando pilhas, o que eu posso fazer pra tentar melhorar isso?
Transmissor : http://www.tonieletronica.xpg.com.br/transmissor_2n2218.htm

post-774698-0-95136400-1437427309.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Rezende,

Eu mesmo montei esse circuito fazem uns 35 ou mais anos, e funcionou muito bem. A antena ficou mesmo na segunda espira se não me engano. A distância era sempre acima de 50 metros, e na praia chegava a passar de 500 metros fácil fácil.

Creio que seu problma deve ser a baixa qualidade do circuito tanque , ou seja , a qualidade de sua bobina. Experimente fazer ela com bastante capricho, nas dimensões exatas.

Outra coisa, voce pode diminuir o valor do resistor r4 para 22 ohms, se não oscilar, aumente um pouco R3 .

Mas de qualquer maneira, a antena é tudo nesse circuito. Experimente usar um fio rígido reto de mais ou menos 75 centímetros.

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá:

1 - Como o @_xyko_ mencionou, circuitos com mais que poucas centenas de kHz em protoboard é uma furada. As ligações têm que ser curtas e diretas, pois qualquer filete altera as características de oscilação. Em um protoboard então, com os lides compridos e móveis, é sim uma furada.

2 - A sintonia é crítica e o trimmer deve ser ajustado com chave não metálica (não magnética). Faça uma ponta de chave com um pedaço de placa de CI com núcleo de fibra de vidro. É mais fácil ajustar a frequência para uma região não utilizada pelas emissoras e depois varrer o receptor para encontrar o sinal de transmissão. Fazer o contrário, primeiro colocar o receptor em uma frequência e depois ajustar o oscilador para ela é MUIIITOOO difícil.

3 - Verifique a sua montagem. Pode ter trocado o emissor com o coletor.

4 - Com a antena no circuito de coletor, a frequência fica muito instável. Tente colocar a antena, junto com o capacitor C6 no emissor do transistor. Talvez melhore.

5 - SIGA FIELMENTE AS INSTRUÇÕES DO SÍTIO. TALVEZ VOCÊ NÃO ESTEJA FAZENDO ALGO.

MOR_AL

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Gabriel Rezende,

Eu mesmo montei esse circuito fazem uns 35 ou mais anos, e funcionou muito bem. A antena ficou mesmo na segunda espira se não me engano. A distância era sempre acima de 50 metros, e na praia chegava a passar de 500 metros fácil fácil.

Creio que seu problma deve ser a baixa qualidade do circuito tanque , ou seja , a qualidade de sua bobina. Experimente fazer ela com bastante capricho, nas dimensões exatas.

Outra coisa, voce pode diminuir o valor do resistor r4 para 22 ohms, se não oscilar, aumente um pouco R3 .

Mas de qualquer maneira, a antena é tudo nesse circuito. Experimente usar um fio rígido reto de mais ou menos 75 centímetros.

Paulo

Olá, aumentei um pouco a antena e substitui r4, o sinal ta ate mais limpo, testei no rádio aqui de casa sintonizei em 94,5 Mhz, mas quando tento sintonizar na rádio do celular fica só o chiado!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais