Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Marcus_Fenix

Opinião sobre Banco De Dados

Recommended Posts

Ola, pessoal eu quero,saber a opinião de vocês sobre este banco de dados se esta correto o relacionamentos eu anexei uma foto do diagrama de classe que usei para fazer ele.

 


Alguem pode dar uma opinião?

post-719540-0-15551900-1437432182_thumb.

post-719540-0-75431500-1437432205_thumb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Marcus_Fenix

 

Ao meu ver, as tabelas Funcionário e destino ferem a 1NF.

 

Esmiúce, a tabela funcionário..  separe os campos Logadouro, Número, bairro, cep, cidade, UF para uma tabela separada  assim como o destino seja transformada em uma tabela N:N entre a tabela que conterá os dados da cidade e destino.

 

Sugestão:

 

Use um banco de dados do correio, para obter uma lista completa de cidades, logadouros, UF e etc..  use-o para relacionar com a tabela destino.. onde o campo nome cidade e UF sejam chaves estrangeiras.

Podes tirar da tabela funcionario o telefone também, por que o funcionário pode ter mais de um telefone... No campo status, Se o tipo de status é mais de 2,  crie uma tabela especifica para ele também..

enfim..  o quanto mais dados separados..  menos chance de erros de redundância.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Marcus_Fenix

 

Ter não tem, mas olhe bem como está... Tabela funcionário  tem Nome da cidade e UF, tabela destino também...  se na tabela destino não for uma chave estrangeira... ela será do tipo varchar.... Logo terá uma inconsistência de dados.. gerará redundância.

 

é justamente onde se encaixa  a 1NF.  Ela previne este tipo de coisa.

 

Toda vez que uma ou mais tabelas usem o mesmo dado, a 1NF prevê que ela deve estar em uma tabela a parte.

 

No seu caso, é melhor você deixar o destino como um N:N.. 

 

E como eu disse, quanto mais destrinchado a tabela tiver é melhor.  Organizando isso, pode ser que até o tempo de resposta seja mais rápido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também criaria mais tabelas para separar melhor as coisas, ademais, acho que não entendi bem...todo motorista não é funcionário?

Olhando essa estrutura eu tive a impressão que seja para um sistema de logistica que tem os funcinarios registrados e os motoristas agregados como autonomo, mesmo assim ele é funcionario (autonomo) o ideal seria criar mais um campo na funcionários para setar quem é funcionário terceirizado/autonomo ou não e levar o idfuncionario para a veiculo, isso faria com que os campos que estão na motorista e ja existem na funcionarios deixe de existir...não é necessário dados cadastrais na motorista porque já tem isso tudo na funcionarios, com isso a motorista ficaria apenas com idmotorista e idfuncionario.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×