Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém sabe como ligar um flyback de monitor para gerar alta tensão?


Ofioneu

Posts recomendados

Obrigado por esclarecer sobre o fio amarelo do pino  6.  :D


Boa ideia, tem alguma sugestão para o numero de voltas, ou tenho que usar aquela formula: L= (N²* u0 *ur *A)/ l   ?,  mas para isso eu deveria de ter a informação da indutância necessária para influenciar o secundário....

Vou pesquisar... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Geralmente os flybacks possuem o primário entre os pinos 1, 2, e as vezes o 3 ou o 4, a resistência é bem baixa mesmo, pois ele trabalha em alta frequência.

Então de você encontrar continuidade entre os pinos 1 e 2, o resto já não te interessa, aplique a tensão no pino 2 e coloque o coletor do transistor no pino 1, aqueles pinos que indiquei lá atrás, (ABL) tem que ser aterrado no mesmo ponto do emissor do transistor chaveador.

Lembrando que os flyback de monitores trabalhavam com tensão mais baixa que os de TVs, geralmente entre 60V a 85V. os de TV entre 100V a 140V.

Se você for aplicar só 12V nesses pinos, Talvez seu Mat (chupeta), não chegue a 4000V!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

chico, não resistiu né? kk

fábio já lhe havia dito pra colocar o emissor no terra e fb no coletor. Também disse pra usar um transistor de maior tensão (o mesmo do monitor). Algo que pode estar dando errado é o acoplamento na base que pode estar enviando um dc qualquer. Acople um capacitor chute 10uF em série com o resistor pra ver. Também coloque um diodo A no emissor e K na base pra retornar a corrente no capacitor.

 

Como estás tendo dificuldades com o fb (que prá NÓS  é simples, né chicão? ), permita-me sugerir o uso de uma bobina de carro ou moto ou similar. Trabalham com 12v. você vai ter que usar uma freq + baixa e pode até usar um relé pra chavear mas pra ver o plasma, acho que tudo bem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como faço pra entrar em contato com algum moderador?

Entra no seu perfil, lado esquerdo, acima.

Mensagens.

E olha que só me formei em técnico. Superior em outras áreas.

@

Uma busca rápida no titio GOOGLE resolve.

Não consigo acreditar que com esta formação acadêmica não saiba o que E comum... C comum... B comum. Matéria de 1 ano do tecnico basico.

Olá novamente, curso engenharia elétrica, 7º semestre, tenho curso técnico em elétrica (Senai), NR10, tenho todos os EPI de segurança, sei como descarregar o flyback. Estou escrevendo isso para tranquilizar os senhores, e fico muito grato pela preocupação e também fico muito satisfeito pela competência dos senhores no quesito "SEGURANÇA" é muito importante mesmo. 

Porém, não conheço o flyback, a aplicação é para fazer uma lampada de plasma, quero apresentar para meus alunos do ensino médio nas aulas de física.  Vou mandar alguns anexos do esquema que eu tenho aqui comigo""""

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fica bravo não xyko, talvez seu curso técnico  foi e é mais eficiente que o meu superior kkkkkkk
Não é à toa que há muitos graduados desempregados.... ( e olha que não me considero mal aluno...).  E Isadora e Bcpretonzio vou seguir as dicas, juntamente com as críticas construtivas do meu mais novo amigo xyko. procura eu lá no face xyko, (fabio martins), será uma honra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ultimamente tenho feito muitos experimentos com Flybacks, e realmente, todo cuidado é pouco, ainda mais quando se fala de frequências baixas e tensões elevadas, para esse projeto seu do globo de plasma, não recomendo frequências abaixo de 30kHz, uma vez montei um desses e mesmo com tensão baixa no primário (12V), senti uns choques, isso porque estava rodando a uns 15kHz, de 30 pra cima já não se sente mais os "choques"... Mas é bom que nesses projetos, a não ser que tenha uma lampada grande, não ultrapasse os 16V no primário... Outro ponto é que o primário original desses trafos não são muito legais pra isso em minha opinião, queimam fácil devido á finura dos fios dele... A solução seria mesmo enrolar um primário de umas 10 espiras no mínimo... Projetei um circuito para um alto falante de plasma, projeto que venho trabalhando há uns 2 anos mais ou menos... Fiz um post sobre ele ontem e vi seu tópico hoje, vou deixar o diagrama caso ajude, o projeto utiliza 36VCC mas você pode redimensioná-lo de acordo com suas necessidades. Espero que ajude! =D 

 

Outro ponto importante também é não usar flybacks de televisores a cores e monitores CRT para fazer um globo de plasma, estes possuem um diodo retificador de alta tensão interno que não permite a geração dos arcos dentro de uma lâmpada incandescente, os flybacks de monitores são os piores, possuem um capacitor de alta tensão que dá umas descargas violentíssimas, por isso use flybacks do tipo que tenham diodo separado do transformador ou que não tenham diodos (televisões coloridas bem antigas, ou televisores preto e branco).

Plasma Speaker_Diagrama.BMP

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, @, obrigado. Pessoal, estou revendo algumas falhas no meu projeto, logo mais quando tiver a certeza que o circuito que está na protoboard, não estiver com nenhum erro, volto para a pergunta do flayback. Pois também já enrolei a bobina no núcleo. Mas, não aconteceu nada. acho sinceramente que o problema está no oscilador. ( Com a frequência muito alta é difícil testa-lo, e preciso comprar um potenciômetro de 100k, para poder regular a frequência, para ver se os led's piscam de modo alternado, e infelizmente na cidade onde moro não há comercialização de componentes)  

Pergunta: Se o oscilador, não estiver funcionando, o secundário do flyback não irá induzir sem a frequência?

 

E qual é o minimo de tensão para o flyback funcionar?

foto do que já tentei...

(Algumas fotos  é da tentativa que a Isadora Ferraz sugeriu de usar o transistor do próprio flyback, com um capacitor e um diodo para a corrente retornar ao capacitor).

post-741621-0-50223400-1437954583_thumb.

post-741621-0-16379200-1437954606_thumb.

post-741621-0-16634000-1437954629_thumb.

post-741621-0-04562300-1437954650_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que você está usando o transistor de saída horizontal para chavear o primário do trafo... Acontece que esse transistor precisa de MUITA corrente na base para poder funcionar bem, no circuito original da TV ele funciona bem, mas nesse não vai funcionar, recomendo que utilize um MOSFET de no mínimo uns 10A x 500V para este fim, seu primário tem muitas espiras, use entre 10 e 20 espiras... Começaria alimentando com 12V, e como disse esses flybacks mais recentes não são bons para este fim... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não usaria pra chavear o trafo... ele tem se n me engano uns 100V (tip 41c) e os surtos reversos são de uns 800V pra mais... Deixaria na proto só o oscilador e a etapa de chaveamento fora dela, as correntes que circulam ali são muito altas... Faça um circuito snubber também (google), para absorver os surtos reversos do flyback...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado novamente, e se eu te falar que foi um professor, formado em engenharia eletrônica (unicamp), que dá aulas de eletronica em escolas técnicas, que me passou esse circuito desta forma que estava tentando fazer... 

Tudo tem sua finalidade, este circuito que ele te passou, n sei se foi o com TIP41 funciona também, ou pelo menos é pra funcionar, mas em determinadas condições, tem que ser muito bem ajustado pra funcionar e n tem uma potencia muito alta, talvez fosse só um circuito pra iniciar o projeto, que funciona se bem ajustado... 

Outro ponto também que vi na imagem da lousa (só ressaltando), não opere abaixo de 30kHz, é perigoso.... E também, não ligue o filamento da lâmpada ao GND, vai ter um circuito fechado, vai levar choque e n vai ver as descargas na lâmpada, ligue somente o GND de alta tensão ao GND do circuito (errado também, o certo é ligar o GND de alta em um aterramento).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que eu comprar os componentes, farei as alterações, e retorno a vocês. Obrigado. (já estou pesquisando sobre no google).

 


Calma ai... você está me dizendo para eu ligar apenas a chupeta do fb no receptáculo da lampada, e o negativo em uma haste aterrada, ou no minimo no GND do próprio circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo você vai perceber que no monitor ou tv existe um trafinho acoplando o sinal à base do transistor. Uma alternativa é usá-lo. Ele faz um efeito semelhante do capacitor que sugeri. Não permite passar o dc além de enviar uma maior corrente à base como bem lembrou o amigo @LuPaDam. É uma opção também... A do mosfet também é bacana. você pode tirar de algum fonte de pc. Algumas são mosfet, outras bjt hein

 

Pra ver se está oscilando, um 'osciloscopio'  de pobre é um divisor de frequencia com um 4020, 4040, 74hc90, etc. p.ex. Divida por 8 e ouça um beep. Ou divida por 256 e veja um led piscar. Com ouvidos ou olhos bem treinados, você pode até mesmo determinar a frequência! Mas isso seria paradoxalmente pobre e 'rico' ao mesmo tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IsadoraFerraz se você tiver alguma dica de como fazer esse trafo driver funcionar ficaria agradecido, já que seria uma excelente ideia isolar a parte de potência do oscilador, e o trafo driver faria isso... Mas não tive sucesso com frequências acima de 15kHz, a qual ele foi projetado, usando um 555 mesmo... Tentei acionar o próprio bjt horizontal, de fonte atx e até mesmo MOSFET, pesquisei dias mas não consegui fazer ele funcionar direito, até montei o mesmo circuito do horizontal porém com o 555 como oscilador e duty cravado em 50% rs... O máximo que consegui foi com um optoacoplador, ficou bom, mas decidi não usalo no meu circuito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo que tal você tirar da mesma placa de onde tiraste o fb?

A questão da frequencia creio não ser a mais relevante pra este caso. Outra... teoricamente você nem precisa de 555. Basta o proprio fb usando-se uma das saídas para realimentar a base de um bjt pra fazê-lo auto-oscilar. É simples 2me mas nem tanto 2u. Desconsidere por enquanto portanto...

 

Opto: se ficou bom porquê não 'optou'?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@IsadoraFerraz, fiz um driverzinho com esse principio de feedback no flyback com BJT, cheguei a usar um MJE13009 e colocar 24V nele, deu um arquinho bem legal... Enquanto ao opto decidi n colocar pois ás vezes queimava com o minimo surto que tinha na malha gnd, aí depois parei de usar e acabei fazendo um driver de gate com BC327 e um schottky... Só uso o 555 pela possibilidade de modular áudio no arco... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Senhores(a), retorno a este tópico com mais algumas informações e duvidas que acredito que possam me ajudar. Vou estar encaminhando algumas fotos, link e documentos.  Minha fonte está correta, meu circuito oscilador está correto (15khz, o mesmo que a tv usa), só não consigo ainda excitar o flyback, fiz alguns testes de curto circuito no secundário e não  exibiu problema. Gostaria que com um diagrama que encontrei em uma placa, onde o flyback se encontrava, possam me ajudar a identificar o pra mimário do mesmo. E vou estar usando o transistor do mesmo circuito que o fb se encontrava, ou um transistor BU808DFI.

*acredito que o primário seja os pino 1 e 2.

Link de um vídeo que encontrei onde é usado o mesmo circuito que quero montar: 

post-741621-0-50795000-1447010280_thumb.

post-741621-0-83860500-1447010281.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!