Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A dúvida é a seguinte:

Em um circuito com o LM317, eu calculei que preciso de 5995 ohms, arredondei para 6k. Só que não tem potenciômetro de 6k.

Pensei em ligar um resistor de 1k em série, mas não é possível, pois preciso de variar de 6k até 0ohm.

Alguma sugestão? 

• Membro VIP
Postado

Tem algumas diferentes sugestões:

1) Use um potenciômetro de 5k em série com outro de 1k. Use o de 5K como ajuste grosso e o de 1k como ajuste fino;

2) Use um potenciômetro de 10k e coloque em paralelo um resistor de 15k. Terás teu potenciômetro de 6k pois (10 x 15) / 25 = 150/25 = 6. Perde-se um pouco da linearidade do ajuste mas funciona, ajusta de ponta a ponta..

3) O mais salutar.. Mexa no valor do resistor que vai ligado da saída ao pino de ajuste, do LM317, e poderás colocar o potenciômetro que bem desejares ai...

Pensar meu amigo, pensar...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

use um de 10K com resistor em paralelo. Algo me diz que sabe como calculá-lo

Se tiver dificuldade o faler já calculou pra você enquanto eu estava navegando em outras páginas.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Achei melhor usar no ligar do resistor de 240 ohms um de 188, que aí eu consigo usar o de 5k mesmo.

Agora sim pensastes com a cabeça... E a melhor alternativa..

• Membro VIP
Postado

A dúvida é a seguinte:

Em um circuito com o LM317, eu calculei que preciso de 5995 ohms, arredondei para 6k. Só que não tem potenciômetro de 6k.

Pensei em ligar um resistor de 1k em série, mas não é possível, pois preciso de variar de 6k até 0ohm.

Alguma sugestão? 

Basta um pot. de de 10K multivoltas.

Com 20 voltas, que geralmente eles têm, dá pra chegar em qualquer valor até o seu limite.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...