Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Vini Vinni

MSI GTX 970 e Ventilação

Recommended Posts

Olá pessoal, comprei este pc na loja da terabyte:

http://www.terabyteshop.com.br/t-gamer/intel-geforce/computador-t-gamer-intel-i5-4460-320ghz-4-geração-8gb-ddr3-hd-1tb-dvd-rw-msi-geforce-gtx-970-gaming-4gb-chdmi-gab-commander-ms-i.ptml

Agora seguem as duvidas que gostaria de tirar com o pessoal do fórum:

1- Pesquisei muito quando escolhi a MSI como fabricante pra GTX 970. A única reclamação que eu vi foi da ausencia de Backplate nela. Enquanto na EVGA reclamaram do modelo da placa e do barulho que ela produzia. Alguem que conheça a mais a fundo estes modelos (e outros como da giga e asus) podem me alertar sobre algum outro ponto negativo da MSI? Me falaram que ela tem uma boa ventilação e faz pouco ruído. E o overclock dela de fábrica era bom.

2- Moro em Teresina, aqui é muito quente, dentro do meu quarto, nos dias mais quentes beira os 40 graus. Queria saber se a ventilação presente nessa maquina vai ser o suficiente para mante-la em temperatura que não acelere o processo de desgaste das peças. Caso contrário, gostaria de sugestões de possiveis soluções (como coolers extras ou mesmo aqueles resfriamentos que utilizam água)

3- Posso instalar mais um HD nessa maquina? UM SSD no caso.

De já agradeço a ajuda de todos. Muitissimo obrigado.

(ps.: aceito crísticas à compra, caso tenha achado um mal investimento, sou todo ouvidos para sugestões)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A GTX 970 da MSI é a segunda melhor em ventilação (perdendo só para a da Asus), mas em compensação é a mais silenciosa de todas... backplate é bem opcional eu diria... você não vai ter problemas com temperatura não, fica tranquilo...

Essa configuração tá muito boa cara, é praticamente igual ao PC que eu vou pegar daqui uns 2 meses kkk de diferente eu vou pegar um SSD HyperX 3K de 240GB ao invés de HD, a fonte eu vou pegar a XFX XTR 550W que é 80 plus gold e full modular, e o gabinete vou pegar o Cooler Master N200 que é padrão microATX (gosto de gabinetes pequenos). Na verdade a minha ideia era pegar gabinete e placa-mãe no padrão mini-ITX, mas aqui no Brasil tem muito pouco produto nesse padrão e são muito caros, bem diferente de lá no exterior que são bem baratinhos

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Fernando, eu posso comprar um SSD depois e deixar os dois HDs instalados? Essa fonte que vem é o suficiente pra maquina?

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim, o sistema de arrefecimento Twin Frozr está entre os TOP 3. Não vejo nenhum motivo pra ter problemas, nem mesmo com a temperatura da placa. A única coisa que não me apetece nessas máquinas montadas à venda em lojas como a Terabyte é o fato de você não ter direito de escolher ou saber que fonte vai receber. Isso pra mim deveria ser proibido (se não for, segundo o CDC).

Sim, você pode colocar vários HD's ou SSD's, sem problemas (evite o V300 da Kingston).

E não da pra saber se a fonte é suficiente, pois não a loja não informa qual é a marca e modelo de fonte será enviado. Se a fonte entregar realmente os 600w prometidos está até exagerado (o consumo da máquina toda não chegará a 300w direito).

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Fernando, eu posso comprar um SSD depois e deixar os dois HDs instalados? Essa fonte que vem é o suficiente pra maquina?

Pode sim, como esse gabinete é ATX, tem espaço de sobra para mais unidades... 600w é mais que suficiente para uma GTX 970, normalmente uma config dessas é montada com 500w tranquilamente... só não vi que marca e modelo é essa fonte

Edit: a fonte parece ser a EVGA 600B 600W (não tenho certeza), se for, é uma fonte modesta que cumpre o que promete, tem 80 plus bronze, é silenciosa. Eu li nesse review que ela não é "haswell ready", não sei te explicar o que significa exatamente isso, mas acho que só quer dizer que não suporta as instruções de economia de energia que a tecnologia haswell oferece, ou seja, nada pra se preocupar até onde eu sei.

Aqui tem um review de 11 páginas bem detalhado, tá em inglês mas é muito bem feito:

http://www.techpowerup.com/reviews/EVGA/600B/11.html

Lembrando, eu só acho que seja essa fonte, não tenho certeza

Compartilhar este post

Link para o post

A GTX 970 da MSI é a segunda melhor em ventilação (perdendo só para a da Asus), mas em compensação é a mais silenciosa de todas... backplate é bem opcional eu diria... você não vai ter problemas com temperatura não, fica tranquilo...

ROFL. A asus é uma das piores em ventilação, não melhores. O marketing da placa é justamente dela ser uma das mais silenciosas de todas - e pra isso, precisa sacrificar nas temperaturas. Em questão de refrigeração, a ordem fica:

• Asus (Pior) < MSI < Gigabyte (Melhor).
  • A EVGA, depende do modelo. Alguns ficam acima da MSI, outros abaixo. Mas sempre acima da Asus e abaixo da Gigabyte.
  • A zotac, não compre. O modelo low end é ainda pior que o da Asus. E os AMP são placas capadas - qualidade inferior, e preço maior. A ventilação até é boa, mas se você pode pagar uma dessas, pega uma da gigabyte que é ainda melhor. Só que não é capada.
  • Galax EXOC, fica entre a MSI e a Asus. Mas também, o preço é BEM menor. A HOF fica acima até das da Gigabyte. Mas também, o preço é BEM maior.

De qualquer maneira, a MSI é uma das melhores escolhas, isso eu concordo. Considerando o preço total do PC, até que tá bom sim, com uma config não só boa, mas também bonita.

Compartilhar este post

Link para o post

ROFL. A asus é uma das piores em ventilação, não melhores. O marketing da placa é justamente dela ser uma das mais silenciosas de todas - e pra isso, precisa sacrificar nas temperaturas. Em questão de refrigeração, a ordem fica:

• Asus (Pior) < MSI < Gigabyte (Melhor).
  • A EVGA, depende do modelo. Alguns ficam acima da MSI, outros abaixo. Mas sempre acima da Asus e abaixo da Gigabyte.
  • A zotac, não compre. O modelo low end é ainda pior que o da Asus. E os AMP são placas capadas - qualidade inferior, e preço maior. A ventilação até é boa, mas se você pode pagar uma dessas, pega uma da gigabyte que é ainda melhor. Só que não é capada.
  • Galax EXOC, fica entre a MSI e a Asus. Mas também, o preço é BEM menor. A HOF fica acima até das da Gigabyte. Mas também, o preço é BEM maior.

De qualquer maneira, a MSI é uma das melhores escolhas, isso eu concordo. Considerando o preço total do PC, até que tá bom sim, com uma config não só boa, mas também bonita.

http://www.overclock.net/t/1489274/r9-280x-asus-directcu-ii-vs-gigabyte-windforce-3x-vs-msi-gaming-3g

Eu li um comparativo feito por gringos comparando com testes, vou dar uma caçada a noite e se achar eu posto

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei o que que esse link tem a ver, mas tudo bem...

na verdade nem a Gigabyte é a mais ventilada kkk achei um comparativo mais atual... falando da GTX 970 é assim (da mais ventilada para a menos ventilada):

Inno3D>Zotac>Gigabyte>MSI>ASUS> (EVGA talvez?)

Para a GTX 980 fica assim:

Asus>Inno3D>Zotac>Gigabyte>MSI>EVGA>Palit

Sobre a GTX 970 e 980 eu li aqui:

http://uk.hardware.info/reviews/5867/10/15x-nvidia-geforce-gtx-970-and-980-review-what-card-to-pick-cooling-noise-levels-and-power-use

Ahh, @Vini Vinni perceba também que no teste acima, falando de GTX 970, a Asus além de ser a mais silenciosa, também é a que consome menos energia. Já no outro extremo temos a Gigabyte que além de ser a mais barulhenta, também é a que consome mais energia.

Eu achei o comparativo que eu li, só que é da GTX 960 kkkk e fica assim:

Asus>MSI>Gigabyte>EVGA

aqui:

http://techreport.com/review/27806/five-geforce-gtx-960-cards-overclocked

e aqui também:

http://us.hardware.info/reviews/5883/13/nvidia-geforce-gtx-960-review-asus-evga-gigabyte-inno3d-msi-and-zotac-put-to-the-test-cooling-noiseproduction-and-power-consumption

E como a GTX 960 foi lançada mais recentemente ela é a ultima impressão que eu tenho kkkk uma coisa é certa, a Asus se superou da GTX 970 para a GTX 960 ^_^ e a EVGA hein? kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade nem a Gigabyte é a mais ventilada kkk achei um comparativo mais atual... falando da GTX 970 é assim (da mais ventilada para a menos ventilada):

Inno3D>Zotac>Gigabyte>MSI>ASUS> (EVGA talvez?)

Para a GTX 980 fica assim:

Asus>Inno3D>Zotac>Gigabyte>MSI>EVGA>Palit

Sobre a GTX 970 e 980 eu li aqui:

http://uk.hardware.info/reviews/5867/10/15x-nvidia-geforce-gtx-970-and-980-review-what-card-to-pick-cooling-noise-levels-and-power-use

Ahh, @Vini Vinni perceba também que no teste acima, falando de GTX 970, a Asus além de ser a mais silenciosa, também é a que consome menos energia. Já no outro extremo temos a Gigabyte que além de ser a mais barulhenta, também é a que consome mais energia.

Eu achei o comparativo que eu li, só que é da GTX 960 kkkk e fica assim:

Asus>MSI>Gigabyte>EVGA

aqui:

http://techreport.com/review/27806/five-geforce-gtx-960-cards-overclocked

e aqui:

http://us.hardware.info/reviews/5883/13/nvidia-geforce-gtx-960-review-asus-evga-gigabyte-inno3d-msi-and-zotac-put-to-the-test-cooling-noiseproduction-and-power-consumption

E como a GTX 960 foi lançada mais recentemente ela é a ultima impressão que eu tenho kkkk uma coisa é certa, a Asus se superou da GTX 970 para a GTX 960 ^_^

Vira a próxima página, e dá uma olhada nos clocks máximos. Dai você entende porquê a da Gigabyte é mais quente e barulhenta que a da Zotac.

Compartilhar este post

Link para o post

Vira a próxima página, e dá uma olhada nos clocks máximos. Dai você entende porquê a da Gigabyte é mais quente e barulhenta que a da Zotac.

Não há necessidade de virar página, na sua colocação já ficou implícito o porquê kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais