Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Televisão Philco - Tubo faiscando


Posts recomendados

Bom dia pessoal,

 

Peço a ajuda para um televisor Philco Valvulado, modelo "3D" 40632, Chassis B-123. Não encontrei em lugar algum seu esquema, nem na Santa Ifigênia!

 

É uma TV muito antiga, mas gostaria de saber se alguém pode dar uma dica neste defeito:

 

Após o oscilador horizontal entrar em operação, na válvula retificadora de MAT e entre a carcaça e um pequeno circuito no pescoço do tubo ocorrem faíscas.

Eu fiz um vídeo que ilustra melhor:

 

 

Este é um televisor que ganhei e estava para há muito anos. Não havia vestígios de reparos. Mas havia o fusível queimado.

 

Fiz os seguintes procedimentos:

 

1. Antes de ligar na energia, troquei todos os capacitores eletrolíticos e óleo.

2. Substituí as válvulas de MAT e Amortecedora (que tinha uns farelos dentro).

3. Cheguei a colocar um divisor de tensão entre o oscilador horizontal e a saída só para testar, pois suspeitei de excesso de tensão.

 

Nada funcionou!

 

A onda do oscilador H não está deformada.

As faíscas diminuem com a frequência do horizontal...

 

Eu nunca havia pego um problema destes e pelo que estudei em livros poderia ser a válvula amortecedora ou o flyback... Pelo que pude ver (estou sem esquema) o flyback está ok... Não testei o circuito do pescoço do tubo, terei de desmontar o aparato, compensa ou pode ser algo mais simples?

 

Poderia se problema no tubo CRT?? Ou alguma outra dica de testes??

 

Obrigado por ler!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desmontei todo o conjunto do Yoke, não há nenhum indício de curto... No momento não poderei medir resistência, farei em breve.

 

Esqueci de avisar que, a tela da televisão acende e tem imagem (tela cinza, sem sintonia) sem deformações; apenas "chacoalha" com o faiscamento. Se regular o horizontal em frequência bem baixa - ~5KHz - quase não há faiscamento e uma tela cinza fica fixa sem deformações).

 

Wls Ricardo farei um teste com multímetro neste Yoke breve!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Faz muito tempo que não mexo com TV valvulada.

Mas esse "arame" que vai à massa do tubo, não estaria faiscando através da bobina yoke?

Já retirou a bobina para ver se não há resquício de faiscamento na parte interna dela?

 

 

Você já tentou isolar melhor a chupeta do tubo (lateral direita do tubo)....

PS: Tensão de +B muito acima do normal, também provoca isso!...

PS2: A válvula amortecedora que você diz, é a válvula "Dump"?

 

Olá novamente, desculpe a demora, conserto de TV é a pena um hobby e tive pouquíssimo tempo ultimamente. Também esquentei muito a cuca com esta TV e acabei mexendo em outra TV neste meio tempo para aliviar e acabei consertando-a, inclusive que já tinha pedido ajuda por aqui (http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/584009-tv-philco-ford-imagem-estranha/). Breve ponho um vídeo dela lá no YT :V

 

Porém nesta valvulada, troquei os resistores da fonte principal.

 

BCPetronzio, sim uma das válvulas que troquei foi a válvula "dump".

 

Fiz a medição do Yoke, e julgo estar ok: 20 ohms para o horizontal e 20 ohms para cada "metade" do vertical, totalizando 40 ohms.

 

O que eu pude perceber, é que o "arame" acopla diretamente o yoke vertical (e não o horizontal) ao terra tanto do tubo quanto ao circuito.

 

 

Ainda tenho o mesmo problema.

 

Ainda vou verificar o circuito vertical também e uns conjuntos resistor-capacitor (os capacitores já troquei) que ela tem antes de alguns circuitos como o próprio horizontal e vertical...

Pelo que li, um flyback aberto (e não em curto) pode causar faiscamento no tubo... tentarei fazer algum teste sem o esquema.

 

Também tenho medo que seja o tubo, será que pode ser?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim! O tubo danificado também provoca faiscamento no aterramento dele.

Alguns defeitos do tubo pode ser verificado pela frente dele, ele não tem nenhuma mancha diferente? (fósforos queimados)

Em outros casos o tubo simplesmente entra em fuga de anodo para grade 2 (chupeta para grade de foco)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...