Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como interromper o carregamento de uma bateria depois de carregada?


Posts recomendados

Eu coloco uma bateria de celular para carregar durante a noite, ela fica completamente carregada na metade da noite, mas deixo ela ligada o resto do tempo mesmo assim. Quero uma solução para interromper o carregamento da bateria após ela estar completamente carregada sem tirar o carregador da tomada. Pode ser uma planta elétrica, bem é pra um projeto de eletrotécnica.

Dá pra usar um comparador de tensão? Se sim me expliquem pelamordedeos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Suspeitei desde o princípio.

Conheço peixe elétrico mas planta nunca vi... acho que nem foi muito engraçado...

Em eletrônica chamamos de esquema elétrico ou esquemático ou só esquema ou algo assim

 

Entender um comparador é algo relativamente fácil

Aplicacoes_03.jpg

Enquanto entrada (-) - a v da bateria - for menor que a (+) - sua referência 3,6V p.ex. - , a saida fica com a mesma tensão da alimentação - 5V p.ex. Neste caso, esta tensão pode acionar a base de um transistor NPN pra passar corrente para a bateria.

Quando a entrada (-) for maior que a (+) = 3,6V p.ex., a saída vai pra zero e bloqueia o transistor

 

Ok não ajudou muito mas é o que tenho neste momento... (e fome também)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Léo Barbosa,

 

O comparador de tensão vai ter dar uma indicação que não é totalmente confiável.

 

Dependendo da tecnologia da bateria, a tensão pode subir até mais do que a tensão nominal, e quando a corrente cai abaixo de um certo ponto, a tensão volta a abaixar. 

 

Fazer um simples comparador não te dá nenhuma garantia sobre a bateria estar carregada ou não.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O amigo paulo tem razão. Um carregador ideal faz um complexo ciclo de carga na bateria, monitora a temperatura e adequa a carga à ele e tal. Pra sua formação (sem menosprezar-te) digamos que seria não muito fácil criar um sistema assim.

Mas penso que o comparador serve tranquilamente pra mostrar pro teu professor, ou a ti mesmo os princípios de limitação de tensão da bateria. Talvez não 10, mas você pode ter uma boa nota ao entender e explicar o que ocorre. Bom, eu (eu) te daria uma boa nota pois pelo menos tentou né... Tentamos...

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!