Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro 55 AsRock z77 Extreme 6


Posts recomendados

Olá pessoal do fórum, gostaria de compartilhar um problema com vocês e saber das suas opiniões, vamos lá:

 

Possuo um computador mediano, com a configuração:

- AsRock z77 Extreme6

- Core i7 3770K @Stock

- Zotac GTX 660 AMP

- 500Gb hdd

- Fonte EVGA 400w

--------------------------------------

Pois bem, uso o computador para trabalhar e uso programas pesados como AutoCAD e 3Ds Max (95% do tempo) e é essencial uma quantidade significativa de memória, até um tempo atrás eu usava apenas 6gb distribuidos em 2 pentes, 1de  4gb ddr3 kingston e outro de 2gb ddr3 crucial.

Tive uma oportunidade e adquiri ontem um kit dual channel da kingston hyperX savage 2133mhz 16gb (2x8) HX321C11SRK2/16

Cheguei em casa e fui testar mas pra minha infelicidade o pc não ligou, mostrou o erro 55 que no manual fala que é memória não reconhecida, então comecei a fazer todos os testes possíveis, resetei cmos, troquei as memórias, testei uma por uma em cada slot, juntei as novas com as antigas, cada mudança dessas eu resetava o cmos, e o resultado final foi o seguinte:

A placa mãe só reconhece apenas um pente de cada memória, por exemplo: 1 da kingston savage e um antigo, os dois antigos, e por aí vai...

Ela não reconhece mais que 2 pentes de memória, se colocar 3 pentes o pc já mostra o erro 55 novamente.

E o principal problema é que ela não reconhece as duas memórias iguais.

 

Fui no escritório e peguei 4 memórias de 4gb ddr3 1333mhz da corsair que ficam ligadas em um dos servidores e fui testar no meu pc, resultado: erro 55 novamente.

coloquei uma savage e uma kingston dessas de cima, funcionou. Muito estranho tudo isso.

 

Minha dúvida é a seguinte: Gostaria de saber qual a placa mãe recomendada para essas memórias novas, tendo em vista que em breve irei adquirir outro blister com mais 2 e fechar os 32gb.

Dei uma pesquisada na internet mas não achei nenhuma placa mãe que tivesse o modelo citado na aba de memórias suportadas, e gostaria de uma placa mãe que não fosse highend já que meu uso é apenas

para trabalhar e não faço overclock e jogo casualmente uma vez no mês.

 

Desculpa ter feito vocês lerem tudo isso, mas desde já agradeço a atenção de todos. Tenham um ótimo final de semana, fiquem com Deus.

 

Abraços.

post-777715-0-44108700-1439524636_thumb.

post-777715-0-24266000-1439524645_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então comecei a fazer todos os testes possíveis, resetei cmos, troquei as memórias, testei uma por uma em cada slot, juntei as novas com as antigas, cada mudança dessas eu resetava o cmos, e o resultado final foi o seguinte:A placa mãe só reconhece apenas um pente de cada memória, por exemplo: 1 da kingston savage e um antigo, os dois antigos, e por aí vai...Ela não reconhece mais que 2 pentes de memória, se colocar 3 pentes o pc já mostra o erro 55 novamente.

 

Olá Chandler, você executou uma série de testes mais faltou um importante, a atualização de bios da placa-mãe para a correção de eventual instabilidade no funcionamento de memórias lançadas depois da sua fabricação, uma leitura atenta ao site da fabricante da sua mobo demonstra que existe o lançamento de atualizações para a compatibilidade com memórias da kingston, o part number que está listado lá não é o mesmo dos seus módulos mas ainda assim é imprescindível proceder com a atualização, além de melhorias para a Kingston existem atualizações mais antigas que aumentam a compatibilidade com memórias G.Skill e Samsung, esse é o procedimento padrão para correção de anomalias com memórias recentes em plataformas mais "antigas" e novas.

 

18lpv7.jpg

 

O site oficial para o download do bios mais recente está disponível abaixo, descarregue a versão 2.80.

 

http://www.asrock.com/mb/Intel/Z77%20Extreme6/index.br.asp?cat=Download&os=BIOS

 

Observe que na tabela exibida no site existe uma coluna intitulada: como atualizar. Leia no link abaixo o procedimento para o update dentro do Windows:

 

http://www.asrock.com/support/BIOSUI.asp?cat=Windows7

 

Atenção: É necessário seguir os procedimentos com atenção  uma vez que atualizações mal sucedidas podem inutilizar a placa-mãe, leia atentamente o passo à passo descrito no site.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, verifique se a placa-mãe reconhece cada módulo de memória  individualmente, pelo seu relato se um único pente do módulo recem adquirido for instalado a mobo funciona, faça o teste com 1 pente por vez para assegurar que não haja um módulo com avaria de fábrica.

 

Um detalhe é importante, pode existir incompatibilidade entre módulos diferentes instalados, faça o teste que lhe disse apenas com os módulos recem adquidos e 1 pente por vez tomando o cuidado de observar a configuração no bios. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Chandler, você testou todos os slots da placa mãe? Pode ser defeito em ou mesmo sujeira nos slots. Outra coisa que é necessário de atentar, memorias diferentes, podem eventualmente usar tensões diferentes. Memorias de 2133 mhz em geral costumam necessitar de 1.6v enquanto memorias 1333 operam com 1.5v até 1.35v. Se misturar, dá "*****". Minha placa mãe é similar a sua, na verdade o menu da BIOS é igualzinho. 

Tente isso. coloque as memorias que funcionam normalmente ou uma da novas sozinha de modo que o pc ligue. Entre nas configs da BIOS, e sete manualmente a velocidade das memorias para algo mais baixo como 1600 ou 1800 mhz e também altere a tensão de automática para manual e coloque 1.6v. Salve, desligue o pc e adicione a outra memoria Se não me engano você deve saltar 1 slot para que as memorias possam operar em dual channel. Por exemplo slot 1 e 3 ou 2 e 4.

Com isso suas memorias devem funcionar. Se funcionar as 2 juntas ai voce pode ir mexendo na BIOS depois para ver se consegue fazer elas operarem a 2133 mhz. 

As minhas Patriot  fazem o Windows dar tela azul com 2133 mhz, por isso eu uso elas a 2000 mhz com 1.5v. Ando sem tempo e paciência para brincar em casa com isso, mas acredito que as suas devam funcionar. 

Apenas lembrando que dessa forma, você NÃO DEVE misturar com as memorias velhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chandler, você testou todos os slots da placa mãe? Pode ser defeito em ou mesmo sujeira nos slots. Outra coisa que é necessário de atentar, memorias diferentes, podem eventualmente usar tensões diferentes. Memorias de 2133 mhz em geral costumam necessitar de 1.6v enquanto memorias 1333 operam com 1.5v até 1.35v. Se misturar, dá "*****". Minha placa mãe é similar a sua, na verdade o menu da BIOS é igualzinho. 

Tente isso. coloque as memorias que funcionam normalmente ou uma da novas sozinha de modo que o pc ligue. Entre nas configs da BIOS, e sete manualmente a velocidade das memorias para algo mais baixo como 1600 ou 1800 mhz e também altere a tensão de automática para manual e coloque 1.6v. Salve, desligue o pc e adicione a outra memoria Se não me engano você deve saltar 1 slot para que as memorias possam operar em dual channel. Por exemplo slot 1 e 3 ou 2 e 4.

Com isso suas memorias devem funcionar. Se funcionar as 2 juntas ai voce pode ir mexendo na BIOS depois para ver se consegue fazer elas operarem a 2133 mhz. 

As minhas Patriot  fazem o Windows dar tela azul com 2133 mhz, por isso eu uso elas a 2000 mhz com 1.5v. Ando sem tempo e paciência para brincar em casa com isso, mas acredito que as suas devam funcionar. 

Apenas lembrando que dessa forma, você NÃO DEVE misturar com as memorias velhas.

Cara como citei alí em cima, aqui na máquina usando Duas memórias Iguais o pc não liga, usando duas diferentes ele liga.

Fiz um teste aqui e a Savage (1 slot) só ligou no slot B1, os outros deu como memória não instalada. Já as outras memórias funcionaram apenas no A1, isso testando separadamente.

Hoje levei as duas savage pro escritorio e testei na placa mãe de lá, na mesma hora já funcionou o dual channel e ela ficou em 1600 mhz porque é o máximo que a placa mãe suportava.

Infelizmente já estou tendo a certeza que o problema é na placa...

Testei tudo isso daí que você me propôs e nada deu certo, assim que eu coloco as memórias iguais o pc já nem liga mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...