Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um processador topo de linha antigo é mais rápido do que um processador básico atual? - Parte 2


Posts recomendados

Não faz sentido testar um processador antigo e/ou um processador básico com uma placa de vídeo topo de linha... Dificilmente alguém vai montar um sistema com um Pentium G3220 e uma GTX 970.

 

Sim, eu li o artigo. Meu ponto é que o resto da configuração não importa quando você sabe que o gargalo vai estar na peça sendo testada. Não se faz benchmark comparativo sem uma placa-mãe topo de linha e um exagero de RAM justamente porque você não quer interferência. E em dois testes o gargalo estava na GPU, não no processador, dando uma variação marginal.

Mas eu também disse: a tendência estava bem clara, mesmo sem uma GPU mais potente. Logo, não importou, mas poderia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade. Quem sabe o que está fazendo ao montar uma máquina nova, ou quando não sabe procura se informar, não vai colocar um motor 2.0 usando um carburador! :)

 

Apesar de que tem gente que gosta de economizar onde não deve pra gastar tudo na placa de vídeo... me faz lembrar daqueles "clássicos" em que o sujeito quer instalar uma GTX 970, por exemplo, numa fonte genérica ou de baixa potência...

 

Outro belo trabalho que é muito útil e serve como boa referência... parabéns e obrigado, @Rafael Coelho! thumbsup.gif

Concordo parcialmente com essa afirmação, pra quem esta montando um computador do zero, essa afirmação é totalmente plausível, mas pra quem já possui uma maquina e esta apenas fazendo upgrade, essa afirmação não se aplica pois o cara já possui o processador e a placa mãe, vele lembrar que para fazer um upgrade de processador em muitos casos é necessário trocar a placa mãe, tornando mais caro o processo, pois além dos antigos soquete 775, na geração i da intel temos os seguintes soquetes primeira geração: 1156 e 1366, segunda e terceira geração: 1155, 2011, quarta e quinta geração: 1150. podemos ver que fazer um upgrade de processador pode ser muito mais complicado do que se imagina, portanto é muito mais negócio trocar apenas a placa de vídeo e continuar com o processador "antigo".

@kkreko_rio dado ao excelente retorno, continuaremos fazendo testes nessa linha... Inclusive tem um pronto para amanhã! :)

Parabéns pela qualidade dos artigos postados no site, apenas acho que deveriam usar o programa MSI afterburner para coletar os resultados dessa forma incluiria além do FPS, o consumo do processador e o consumo da placa de vídeo, deixando bem claro onde estava o gargalo nos diferentes jogos testados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo parcialmente com essa afirmação, pra quem esta montando um computador do zero, essa afirmação é totalmente plausível, mas pra quem já possui uma maquina e esta apenas fazendo upgrade, essa afirmação não se aplica pois o cara já possui o processador e a placa mãe, vele lembrar que para fazer um upgrade de processador em muitos casos é necessário trocar a placa mãe, tornando mais caro o processo, pois além dos antigos soquete 775, na geração i da intel temos os seguintes soquetes primeira geração: 1156 e 1366, segunda e terceira geração: 1155, 2011, quarta e quinta geração: 1150. podemos ver que fazer um upgrade de processador pode ser muito mais complicado do que se imagina, portanto é muito mais negócio trocar apenas a placa de vídeo e continuar com o processador "antigo".

Parabéns pela qualidade dos artigos postados no site, apenas acho que deveriam usar o programa MSI afterburner para coletar os resultados dessa forma incluiria além do FPS, o consumo do processador e o consumo da placa de vídeo, deixando bem claro onde estava o gargalo nos diferentes jogos testados.

 

Sim, @jeziel1. Citando o que eu mesmo escrevi, "ao montar uma máquina nova". Quanto mais a gente lê, mais percebe a quantidade de pessoas equivocadas ao comprar novo hardware, pensando em economizar o máximo, em quase todos os itens, para investir tudo na placa de vídeo.

 

Para quem já tem uma máquina e quer um upgrade, há outros fatores a considerar. Pessoalmente, sou totalmente a favor do reaproveitamento daquilo que já se tem. Mas para esclarecer, pense em outro caso "clássico", muito comum: o sujeito tem uma máquina básica e resolve investir nela para jogar. Mesmo sabendo que uma boa placa de vídeo requer uma boa fonte, é comum vermos a ideia equivocada de comprar a fonte mais barata possível, pra "economizar" para o vídeo. Daí, volto ao exemplo que dei sobre o carro: a pessoa quer um SUV, mas procura pneus "riscados" pra colocar nele?

 

Sobre os processadores e suas gerações, vale lembrar que temos também a linha AMD, que em muitos casos, já há alguns anos, permite o uso da mesma placa-mãe trocando apenas o processador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

olá,sou novo aqui mas gostaria de acrescentar que o clock do C2Q 8300 é mais baixo do que o do i3 em questão . O ideal seria fazer um over no C2Q ,para deixa-lo com o mesmo clock do i3, assim teriamos a real comparação entre os dois sem a limitação da diferença de clock .Muito obrigado por essa oportunidade

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

olá,sou novo aqui mas gostaria de acrescentar que o clock do C2Q 8300 é mais baixo do que o do i3 em questão . O ideal seria fazer um over no C2Q ,para deixa-lo com o mesmo clock do i3, assim teriamos a real comparação entre os dois sem a limitação da diferença de clock .Muito obrigado por essa oportunidade

 

Real diferença em IPC, completamente fora do que o teste se propôs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Excelente teste, muito bom mesmo!! :thumbsup: Sempre quis ver um teste desse em especifico, mais ainda estou em duvida se continuo com meu I7 920 @ 3,8ghz, ou se já devo pensar em upgrade de CPU, já que estou querendo pegar uma VGA high-end, tipo uma AMD R9 390 ou Nvidia equivalente. Acho que vou esperar mais 1 ano ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/06/2016 às 05:59, DiegoDiasAndrade disse:

Excelente teste, muito bom mesmo!! :thumbsup: Sempre quis ver um teste desse em especifico, mais ainda estou em duvida se continuo com meu I7 920 @ 3,8ghz, ou se já devo pensar em upgrade de CPU, já que estou querendo pegar uma VGA high-end, tipo uma AMD R9 390 ou Nvidia equivalente. Acho que vou esperar mais 1 ano ;)

Vi vários testes com esses processadores de primeira geração core i... e salvo um ou dois games, a cpu não dá gargalo em nenhum jogo... tanto que decidi comprar um i5 760 usado pra substituir o i3 aqui (pra ter pelo menos um quad core de verdade) e comprar uma boa gpu (um russo no youtube testou dezenas de jogos com um i5 760  e uma GTX960, e só 2 jogos a cpu foi a 100% mas ainda dava 50-60fps)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Por enquanto meu Q6700 a 2.9 Ghz tem segurado bem minha 5850 nos jogos que testei

 

Grid Autosport, tudo no máximo possível - 35 ~ 50 FPS

GTA V, tudo no máximo possível, distâncias no meio 27 ~ 40 FPS

Max Payne 3, tudo no máximo possível - 60 fps cravados vsync

Need For speed Rival - tudo no máximo possível - 38 - 55 fps

 

destes o que mais consome processador é GTA V que fica sempre 85-90%

 

Más ja estou considerando pro final do ano trocar pra um dos novos processadores Zen + CF de RX480 pra ficar mais uns 5-6 anos sossegado

 

este teste foi ótimo para mostrar como uma platarfoma top pode render anos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Quando vi esse teste, alguns meses depois resolvi experimentar a ideia, e troquei meu c2d e7800 por um c2q q8300, e mesmo este tendo o clock mais baixo do que aquele pude notar uma diferença em se tratando de framerate e de frametime, no c2d conseguia as mesmas médias de frames, no entanto as mínimas era bem mais baixas assim como também os milissegundos pra gerar os quadros, e portanto, mesmo sendo uma cpu antiga consegui uma mesma quantidade fps, no entanto, com muito mais fluidez em jogos da série arkham, gta, nfs, etc, quer queira quer não, um quad velho 775, ainda deu uma sobrevida à minha plataforma, rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP
11 horas atrás, Jack Fury disse:

acho q foi meio injusto porque pegou o q8300 q é 2,5ghz sendo q no mercado livre hoje tem vendendo q9770 por 300 reais  que é 3,16ghz

 

Em 2015, quando o teste foi feito, não eram estes os preços. ;)

 

E ainda continua sendo um processador lançado em 2008, já bastante defasado na data de publicação do artigo, quem dirá agora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...