Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
c3po2

Programa para projetar e testar circuitos elétricos

Recommended Posts

Boa tarde! Estou procurando um software que permite desenhar circuitos elétricos e testar (como se fosse com multímetro). Alguém conhece um bom e que não fosse complicado, de preferência em portugues?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema disso é que você tem que ter bastante conhecimento em circuitos elétricos para poder fazer algum tipo de simulação e colher resultados. 

O software em questão não fará o trabalho por você. Será apenas uma ferramenta facilitadora. 

Em circuitos eletrônicos o LTspice tem me ajudado muito. 

E quanto ao inglês, não tem jeito. A tecnologia em sua grande maioria vem dos países que fala linguá inglesa. Se quer dominar a tecnologia, tem que saber o básico do inglês. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei que ele tinha solicitado um software para circuitos elétricos rsrsrs.

Já ouvi falar de um que simula quadros elétricos e instalações elétricas, mas não me lembro o nome. 

Compartilhar este post

Link para o post

valeu galera, vou baixar e testar os 2. Ambos são gratuito né?

ISIS Proteus não é gratuito. 

O LTspice sim.

Não recomendo a pirataria. 

Veja que o LTspice é muito eficiente e ainda assim totalmente gratuito.

Você pode baixá-lo no site da linear technology:

http://www.linear.com/solutions/ltspice?type=video

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@gomesricardo,

Existe também um software muito legal, o nome antigo era Eletronics Workbench, foi comprado pela National, e faz parte do pacote Multisim da National.

Para mim, nada chega perto do Isis, que é o módulo de simulação do Proteus. Ele permite integrar microcontroladores, displays e circuitos analógicos, rodando o seu programa nele.

Sei que é um software caro, mas para falar a verdade, depois que comprei ele eu termino um projeto em 1/3 do tempo que eu gastava antes. Em dois anos se pagou com sobras, então posso dizer que hoje eu ganho dinheiro com ele !!

Existem versões demo, que não permitem salvar o seu circuito.

Mas gratuíto mesmo, só o LTspice.

Paulo

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

o proteus é muito bom, acho q vou ficar com ele. Apesar de atualmente o Ltspice me satisfazer, mais na frente quando tiver estudando eletrônica mais aprofundada e proteus me suprirá melhor, então o quanto antes eu me satisfazer com ele, melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

@gomesricardo,

Hoje em dia, não dependo disto para viver. Mas sempre apareçem alguns pedidos de projetos ou de alguns produtinhos ( projetos anteriores ) que eu tenho específicamente para provedores de Internet sem fio, e isso sempre é uma renda extra e muito bem-vinda !

Para mim é algo que me diverte, faz entrar algum dinheiro extra que sempre gasto em divertimento também, e ainda me mantém ativo em termos de eletrônica. Sabe como é, com 55 anos o cérebro precisa de exercício para ficar ativo, e é isso o que eu faço !

Uso o Bascom para fazer os meus projetos ( Linguagem Basic ), e ultimamente faço coisas bem sofisticadas, onde nem usando C conseguiria fazer. Para isso, integro trechos em Assembler dentro de meus programas em Basic, e junto o melhor dos dois mundos.

Paulo

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

o EasyEDA é muito bom. 

EasyEDA é grátis, sem instalação, baseado em Cloud, desenvolvido para dar a engenheiros eletrónicos, estudantes de engenharia e a amadores uma fácil experiência de EDA. É de fácil criação e simulação de circuitos, projeção de PCB e corre sobre o seu browser.

O sistema é bastante estável, fiável e de fácil aprendizagem. A interface de utilizador é bastante agradável e intuitiva. EasyEDA tem uma vasta biblioteca com milhares de componentes eletrónicos (para ambos circuitos e placas de circuitos impressas, e para modulação), e milhares de exemplos de esquemáticos! Qualquer utilizador tem acesso a esta biblioteca e podem também a expandir! Podem ser importados projetos existentes feitos no Altium, Eagle e KiCad e posteriormente editá-los no EasyEDA.

Aqui está um tutorial que explica as principais características da ferramenta e um ebook sobre simulação, introduzindo a simulação de circuitos no EasyEDA usando o ngspice.

https://easyeda.com/Doc/Tutorial/

https://easyeda.com/Doc/Simulation-eBook/

Compartilhar este post

Link para o post

@RoyTobby ,

Ele não permite a simulação e debug de projetos onde tenha software rodando, nem a nível de Assembler apenas, e muito menos a nível de programa fonte.

Estamos em um mundo onde a integração com microcontroladores é vital na grande maioria de projetos.

Mas para quem está aprendendo eletrônica analógica, é mais uma opção com modelos Spice, além de ser uma boa ferramenta para se fazer PCBs.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

@Taylon Luan ,

Eu uso o Proteus fazem vários anos.

Ele não tem o poder de simulação analógica do SPICE, mas tem uma coisa que compensa isso com sobras :

Simular microcontroladores rodando seus programas, junto com o hardware interagindo, não tem preço !

E ainda podemos mixar simulações analógicas com as digitais, e ainda com programas rodando !!!!!

Custa caro, mas para quem quer ser profissional, vale cada real investido !

Paulo

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais