Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como reduzir a corrente de excitação do transformador?


escudero

Posts recomendados

Boa noite,

 

tenho um transformador toroidal de 3KVA ligado a um relê que uso para esquentar uma resistência de grafite. Como o relê liga e desliga constantemente o transformador, a corrente de excitação muitas vezes desliga o disjuntor da minha rede. A corrente normal de operação é de 10A a 220V, e o disjuntos de 35A.

Existe alguma forma de reduzir a corrente de excitação do transformador? Se eu ligar um estabilizador antes dele, posso reduzir o impacto desta corrente na minha rede?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

oi. Não conheço a tal resitencia grafite mas caso seu comportamento seja igual à uma lâmpada incandescente, ela possui uma resistencia bem baixa quando fria e isto provavelmente está a desarmar seu disjuntor. Neste caso, uma alternativa seria p.ex. alimenta-la com metade da potencia por algum tempo pra preaquecer de depois aplicar a potencia total. Um diodo ou scr: de repente uma solução. Ah claro, isto entre o trafo e a resistencia NUNCA antes do trafo.

 

Uma + simples, coloque um disjuntor de maior corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Isadora,

 

vou tentar colocar um dimmer entre o transformador e a rede para reduzir a tensão no tranformador pela metade (de 220V para 110V). Dai vou colocar o rele em paralelo a este dimmer, para ele mudar a tensão de entrada no transformador de 110V para 220V. Ou seja, o trafo ai ficar sempre com 110V ou 220V ao invés de 0V e 220V. 

 

Pode funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode sim amigo. Só não deve esquecer que sua resitencia vai ficar sempre "morna" consumindo cerca de 1/4 da potência. Se isso não for problema, tudo bem. E outra óbvia, seu dimmer deve ser capaz de suportar a corrente. Este de chuveiro pode dar conta mas lembre-se que ele pode esquentar placar alho por isso ele é acoplado no cano de água fria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@escudero,

 

Esse seu trafo de 3Kva é um baita indutor, e sempre vai ter uma enorme corrente inicial. O que voce pode fazer é trocar o seu disjuntor por um modelo industrial mais adequado, do tipo que se usa em motores, pois eles são feitos para aguentarem uma grande corrente inicial. Acho o caminho mais fácil de todos.

 

Se for montar um Dimmer .... não se esqueça de incluir nele um Snubber, e capriche no Triac, pois será um baita dum pico de corrente... E lembre-se de usar um bom dissipador !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Alphawk,

 

Não sei se da para trocar o disjuntor, pois minha oficina fica no meu apartamento. Precisaria mudar o disjuntor do prédio. O sindico não ia gostar muito :)

 

No caso do Snubber, eu preciso colocar ele em paralelo ao trafo, entre o trafo e a rede elétrica? Qual seria a melhor especificação para o Snubber, sabendo que a tensão de entrada do transformador é de 220V e sua potência de 3Kva? Ou seja, a corrente de entrada pode ser de até 15A normal. O pico  de excitação parece ser mais que 50A, pois é o limite do disjuntor (tipo C) que está desligando na partida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@escudero,

Olha, com certeza seu apartamento possui disjuntores próprios. Trocar por um que aguente a corrente de surto não me parece um problema "enorme", desde que seja da mesma capacidade. Seria trocar o seu tipo C pelo tipo D , e pronto, problema resolvido !

Só como informação, a corrente de surto pode ser de 10 vezes a corrente normal, ou seja, pode chegar sim a 150A ....

Vamos aguardar outras opiniões ....

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa 150A numa carga de grafite??

Não.

Só da corrente inrush:

http://www.osetoreletrico.com.br/web/documentos/fasciculos/ed56_fasc_protecao_capIX.pdf

Sugiro um relé de tempo em paralelo com um resistor limitando a corrente a uns 30A.

Temporiza o relé em 1 segundo.

Usa um resistor daqueles de fio, de uns 15 watts. É necessário calcular a resistência necessária.

 

2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade são 15A na entrada de 220V. A saida do transformador tem cerca de 4V e 800A, que é o que efetivamente passa no grafite. Meu experimento é para criação de diamante sintético e o grafite chega a 1500 graus.

Algumas brincadeiras minhas: https://www.youtube.com/channel/UC1y5CedNqH29pKX84kBd31g/videos

 

abraços


Obrigado Albert,

 

vou testar neste final de semana. Não conhecia rele de tempo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vem ao caso, mas pelo que sei, o grafite tem que ficar semanas aquecido sobre alta temperatura e altíssima pressão.

A pressão é tão alta, que usam uma máquina gigante que só produz uma mísera pedrinha.

bateria-de-m%C3%A1quinas-para-fabricar-d

 

Acho difícil conseguir tamanha pressão em casa hehehe.  

"Para cristalizar o carbono em diamante, é necessário que o carbono sofra uma pressão de 70 mil quilos por centímetro cúbico, a uma temperatura de 1700 a 2500 graus Celsius"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é um desafio.  Mas com a força certa, da para alcançar sim.  Preciso de uma pressão de 5,4GPa.  Já atingi 3GPa , mas minha peça de carboneto de tungstênio quebrou.  Estou testando uma nova montagem que deve alcançar a que preciso. Com relação a temperatura, já consegui chegar também.

As pesquisas acadêmicas atuais, conseguem criar o diamante em 4 dias.  Se der certo, será ótimo. Consumir energia de um chuveiro elétrico por 4 dias e ter um diamante

 

Mas para mim, isso é um hobby.  Como sou físico, ajuda um pouco.

 

Te passo o vídeo do meu experimento do próximo final de semana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia do relé temporizado em paralelo com um resistor, é o mais simples. 

Mas pode terminar saindo mais caro rsrsrs. 

 

Um relé destes não sai por menos de 50,00. 

O resistor deve sair por uns 5.00 ou mais.

 

A ideia do dimmer é mais barata.

Tente com um Triac BTA 40. É o mesmo que usam em chuveiros.

 

Dimmer para transfonador tem que ser assim.

Desconsidere a ponte retificadora na saída do trafo. 

lampdimmer.jpg 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...