Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre slots de memoria da placa mãe


axelb13

Posts recomendados

Pessoal , eu estou com uma duvida que ainda não ficou clara, como vocês sabem , existem placas com quantidades de slots variáveis, placasm com 4xslots que suportam 16 GB, outras com 4x slots que suportam 32GB, outras com 2Xslots que suportão 8/16gb , a minha pergunta é: vamos tomar como exemplo uma placa mãe com 4x slots e que suporta somente 16gb , isso quer dizer que eu somente posso instalar 4 x pentes de 4gb em cada slot , ou eu posso usar 2 de 8gb ? existe algum limite de memoria nesses slots ? por exemplo so suportar 4gb em cada ? ou tanto faz usar 4x de 4gb ou 2x 8gb ?    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 de 4gb iria fazer um dual channel melhor, iria ganhar um pouco mais de desempenho, já com 2 de 8gb não vai ganhar tanto desempenho no dual channel.

 

A tecnologia dual channel funciona com 2 pentes ou 4 e as memórias devem ser iguais e com a mesma frequência,  segue memória de qualidade: 

 

http://lista.mercadolivre.com.br/corsair-2x4gb#D[A:corsair-2x4gb]

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687107976-memoria-corsair-vengeance-red-16gb-2x8gb-1866mhz-_JM

 

Uma boa memória deve ter no mínimo 1600mhz, para suprir as necessidades atuais. 

 

Também para acionar o dual channel deve instalar os pentes nas cores correspondentes do slot. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Na verdade a quantidade de 16GB ou 32GB pode ser testada em algumas MoBos pois pode ser que pentes de 8GB não estivessem facilmente disponíveis no lançamento dela. Como exemplo a minha M5A88-M que diz aceitar 16GB no total mas a M5A78L-M que usa chipset mais antigo mas foi lançada depois aceita 32GB. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal , eu estou com uma duvida que ainda não ficou clara, como vocês sabem , existem placas com quantidades de slots variáveis, placasm com 4xslots que suportam 16 GB, outras com 4x slots que suportam 32GB, outras com 2Xslots que suportão 8/16gb , a minha pergunta é: vamos tomar como exemplo uma placa mãe com 4x slots e que suporta somente 16gb , isso quer dizer que eu somente posso instalar 4 x pentes de 4gb em cada slot , ou eu posso usar 2 de 8gb ? existe algum limite de memoria nesses slots ? por exemplo so suportar 4gb em cada ? ou tanto faz usar 4x de 4gb ou 2x 8gb ?    

 

Essa duvida é respondida lendo o manual da placa-mãe. Não adianta ficar refletindo sobre situações. Hardware é pura lógica. Tem de ler as especificações de cada placa e ver quais são as possibilidades de varaição de memória que cada placa-mãe suporta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Essa duvida é respondida lendo o manual da placa-mãe. Não adianta ficar refletindo sobre situações. Hardware é pura lógica. Tem de ler as especificações de cada placa e ver quais são as possibilidades de varaição de memória que cada placa-mãe suporta.

O problema é que os manuais ficam desatualizados rapidamente. O melhor é pesquisar na Net mesmo, principalmente experiências de outros usuários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo com o Nascar, eu apresentei um problema meses atrás aqui no forum , eu havia comprado uma memoria ram de 8gb , para colocar na minha placa mãe, no manual dela falava que ela suportava até 16gb , logo após ter instalado o pente de 8gb, o computador ficava reiniciando toda hora , so dava tempo de chegar na tela de incialização do SO e depois reiniciava. minha placa mãe tem 4 slots e suporta ate 16 gb, meu pente de 8 não funcionou, ja no do meu amigo que tem uma placa que suporta 16gb como a minha , porém so tinha 2 slots , ela funcionou, por isso vim com esse pergunta se os slots da placa mãe tem algum limite de gb , que pode ser instalado em cada slot. porque sinceramente não faz esentido isso, ja que teoricamente se você instalar 32 gb numa maquina que so suporta 16gb ela vai  funcionar normalmente , porém so vai recomheçer os 16gb, mesmo tendo 32 gb instalados

 

PS: ainda não encontrei solução pra esse problema, estou com o pente de memoria parado aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@axelb13

 

Conta simples:

 

Total de RAM suportada pela MOBO / Número de slots de RAM = Tamanho máximo da RAM que pode ser usada

 

 

Pentes de 8GB são relativamente recentes.. É de 2013 pra cá.. Placas mais antigas não irão suportar, a não ser que a fabricante disponibilize uma atualização de BIOS ou crie uma versão nova de uma placa antiga, que corrija isso.. É o que fazem com algumas placas AMD antigas, que suportam CPUs FX...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

vocês não conheçem nenhuma atualização da Bios pra minha placa mãe não ? ela é uma IPMIP-GS-H55 da Asus

Veja se esse tópico ajuda: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/911814-atualiza%C3%A7%C3%A3o-da-bios-usada-na-motherboard-ipmip-gs-h55/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem  brigadão pela dica ai nascar , na minha ultima resposta eu pensei que seu nome era carlos kk por isso que falei "concordo com o carlos" , esse topico que você me passou é bom, só que a bios que eles falaram ai que eram as mais atuais , ja é a versão da minha  DIGI-0105 , no entanto essa bios é de 2010, então ja tem quase 6 anos , queria saber se consigo alguma mais atual que me permita instalar meu pente de 8gb, e parar com os gargalos que tenho enfrentado com minhas memorias RAM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

bem  brigadão pela dica ai nascar , na minha ultima resposta eu pensei que seu nome era carlos kk por isso que falei "concordo com o carlos" , esse topico que você me passou é bom, só que a bios que eles falaram ai que eram as mais atuais , ja é a versão da minha  DIGI-0105 , no entanto essa bios é de 2010, então ja tem quase 6 anos , queria saber se consigo alguma mais atual que me permita instalar meu pente de 8gb, e parar com os gargalos que tenho enfrentado com minhas memorias RAM

Pela idade da placa pode ser o último mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!