Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Potenciometro de Voltas Infinitas


SkullDevil

Posts recomendados

Olá pessoal,

Estou com dúvidas no potenciômetro de voltas infinitas, não acho nada técnico sobre ele.

Preciso saber como ele funciona ? Por exemplo, se eu pegar um de 10KOhm, em 0 grau ele me retorna 0Ohm e em 360 graus ele me retorna 10KOhm ? durante as voltas de 360 para 0 grau ele pula de 10Ohm para 0KOhm ? Ele dá voltas infinitas mesmo para um mesmo lado ?

Explicando a aplicação:

Tenho uma fonte de 24VDC (30VDC) e uma entrada analógica de 0~10VDC, preciso com esse potenciômetro variar uma tensão de 0~10VDC nesta entrada, poderiam me ajudar ? Qual resistência Ohmica me permitirá mais precisão ? 1KOhm, 5KOhm, 10KOhm, 20KOhm ??

Para começar, creio que necessitarei de um regulador de tensão, no caso, o 7810 se eu não me engano ! É isso mesmo ?

 

Aproveitando o mesmo post, qual transistor usar na saída de um circuito PWM para alimentar um motor de 12VDC sem torrar o transistor ! Tenho alguns aqui: BC547, BD137, TIP41C, BD140, BD135, BC548, BC558, BC549, G12N60C3D, 2N3055, BC556B ... não to conseguindo !!!

Aguardo uma auxilio pessoal, muito obrigado pelo espaço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adcarvalho

 

Não posso utilizar pulsos (encoder), não tenho entrada rápida, e preciso de precisão de posicionamento, eu iria perder vários pulsos pela velocidade de meu eixo onde quero acoplar o potenciômetro, já testei !

 

Porém em minhas pesquisas não achei este conteúdo que você achou, vi no conteúdo citar voltas infinitas, tomare que exista esse potenciômetro comum com voltas infinitas e que retorne uma resistência ôhmica igual a um potênciômetro normal que espero achar, se não estou com um problemão !

 

Concorda comigo, se eu tivesse um potenciômetro em uma entrada analógica, por mais rápido e instável que fosse o eixo, eu sempre teria o posicionamento correto em 360°. Mas tenho q conseguir variar esses 0~10VDC nessa entrada analógica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O componente em si existe:

http://pt.aliexpress.com/item/precision-sensor-suitable-for-position-control-of-linear-rotation-and-angular-WDD35D1A/32286017601.html#extend

 

Resta eu ver a melhor forma de fazer pois tenho 24VDC ou 12VDC ... para regular para 10VDC e então com uma determinada resistência Ohmica do potenciômetro variar esses 10VDC de 0V a 10V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SkullDevil,

 

Olha, nunca ouví falar de potenciômetro de voltas infinitas ........

 

O que sei que existe são potenciômetros multi-voltas de precisão, tipo Cermets, onde voce pode dar mais de 10 voltas, dependendo do modelo escolhido.

 

Veja aqui :

 

https://www.google.com.br/search?q=multi+turn+pot&também=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CCIQsARqFQoTCPW0zsnN88cCFQMbkAodX2UMog&biw=1106&bih=850

 

Mas não aguentam corrente, eles são usados justamente na parte de referência de uma fonte de alimentação. Não servem de maneira nenhuma para serem acoplados em um eixo.

 

Esse produto que voce indicou no link não é multivoltas, ele só dá uma única volta ! :

 

http://zjhuiren.en.alibaba.com/product/60229467053-221768579/Single_turn_potentiometer_angle_position_sensor_WDD35D1A.html

 

 

Pelo que lí de seu problema, só este componente não vai te ajudar em nada .... voce precisa mesmo de um optical encoder como sensor de posicionamento.

 

Para saber sobre o transistor indicado, precisamos saber qual a corrente máxima do motor que voce vai usar.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo @aphawk

 

Na descrição do produto diz:

 

Mecânica:
Curso mecânica 360 ° (sem fim)
 
E em uma imagem que vi, porém agora não acho mais, em seu interior ele realmente não tem stop mecânico, e possui uma pequena zona morta para transição de 360° para 0°.
 
Eu achei o datasheet dele: http://www.vishay.com/docs/57059/357.pdf
 
Em questões do transistor, como eu não sei o código do motor, não sei informações como a potência, podemos sobre dimensionar a aplicação e considerar que seja 1A, sei que está bem abaixo disso, mas preciso do componente para pesquisar, e não sei por onde começar, qual transistor para um motor de 12VDC - 1A e se fosse 24VDC - 1A ? Estou no inicio do projeto !!
 
 
Eu utilizo PWM para o motor, porém não com a finalidade de diminuir a velocidade para o sensoriamento.
 
Pessoal eu preciso de uma ajuda agora de como proporcionar 0V a 10V na entrada analógica, o potenciometro eu achei em Campinas, perto de minha cidade, ele custa R$97,00 e tem 2KOhm - 1W (http://www.vishay.com/docs/57059/357.pdf), agora tenho essa informação para conseguir proceguir: 
 
Como variar de 0V - 10V uma tensão de 10V (7810) com um potenciômetro de 2KOhm ? Eu precisarei de algum CI ? Ou estou complicando e consigo fazer por Lei de Ohm ?
 
Obrigado pessoal !
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então pelo que entendi o 0...10V vai controlar seu motor. Pra gerar isso é relativamente fácil

seguidor-tensao-3.png

Pra garantir a excursão de 0 a 10, alimente o ci com +12 e -3V p.ex.

 

Se a corrente for baixa nem precisa do transistor. Se for mais baixa ainda, basta o pot. e sim entra em ação a lei de ohm. Um lado o +10 o meio seu controle, o outro no gnd

 

Alternativa ao caro pot multivoltas são 2 pots comuns em série sendo 1 10x maior que outro. Ajuste fino ... já entendeu né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Isadora Ferraz

 

Você não entendeu ^^ , o potenciômetro vai no eixo deste motor controlado por PWM, ponto final ! rsrs

 

Este potenciômetro de voltas infinitas (não multivoltas), me dará o posicionamento em 360º deste eixo em Ohms, com essa resistência Ôhmica, irei variar de 0V a 10V em uma entrada analógica a tensão de um Controlador Programável. Sendo assim, tenho os 10V com o CI 7810, me fornecendo exatos 10VDC. Agora com as informações que tenho do potenciômetro, ou seja, 2KOhm - 1W, preciso variar esses 10VDC, de 0V quando estiver com 0Ohm e 10V quando estiver com 2KOhm.

 

Ponto final, na outra linha, parágrafo...

 

Já possuo o PWM no motor DC do eixo, mas utilizei o mesmo post para tirar uma outra dúvida também, que estou com problemas na alimentação do motor com o PWM que possuo, necessito de um transistor NPN para alimentar o Motor 12VDC - 1A ou 24VDC - 1A. Possuo os seguintes transistores comigo: BC547, BD137, TIP41C, BD140, BD135, BC548, BC558, BC549, G12N60C3D, 2N3055, BC556B ... mas creio que nenhum tenha a potência correta para tal feito.

 

Obrigado pela ajuda @Isadora Ferraz e pessoal !

 

Aguardo informações para me ajudar a direcionar.... muito obrigado !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SkullDevil

 

 

 

Sobre o problema de acionar o motor DC, alguns dos transistores que você mencionou são transistores de potência. O clássico 2N3055, por exemplo, tem respectivamente limites de VCE, IC e PD iguais a 60V, 15A e 115W, o que indica que se usado da forma correta ele não queimaria na sua aplicação.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza @rjjj

 

É isso mesmo, peguei o datasheet de todos e o TIP41C com I= 6A chegando a 10A se pulsante que é meu caso no PWM já me atendeu, realmente o 2N3055 é 15A ... caso meus motores comecem a fritar os TIP41C terei que optar pelo 2N3055.

Uma outra coisa que eu estava fazendo errado é usar as mesmas configurações de pinagem do BC547 no TIP41C, sendo que o BC a pinagem é 1=C, 2=B, 3=E ... já o TIP é 1=B, 2=C, 3=E ... por isso tive dificuldades em testa-los !! -.-'

 

Perfeito ... essa parte do transistor está praticamente definida \o/

 

Agora me falta a proporcionalidade do potenciômetro de 2KOhm - 1W ... variar os 10VDC ...

Onde 0Ohm deve me retornar 0V e 2KOhm deve me retornar 10V.

 

Muito obrigado pela ajuda pessoal !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

perdão amigo. Tenho problemas de sintonia mesmo.

 

Vamos tentar de novo. você quer é um sensor de posicionamento analógico? algo como 0V=0º 5V=180º e 10V=360º ? Tipo o sistema do motorzinho da (antiga) parabólica?

 

Uma alternativa pra resolver seu problema é resolver (!).  resolver é preciso e dá uma boa resolução (!) da posição do eixo

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Resolver

 

 

Pra pwm o ideal é com mosfet ao invés de bjt. Na maioria dos casos nem dissipador precisa

 

Sobre o pot 2K 1W é óbvio d+ e já disse: 1 lado os 10V o outro o 0V e o meio seus 0 a 10.

 

Mas realmente há alguma falta de sintonia entre nós. Mas dá um desconto. Hoje é segunda ferira braba pow! kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Isadora Ferraz

 

Uma alternativa pra resolver seu problema é resolver (!).  resolver é preciso e dá uma boa resolução (!) da posição do eixo

Preciso pesquisar e me informar mais sobre o RESOLVER, já houvi falar, mas não conheço, se ele me retornar uma resistência Ohmica em seus 360° de rotação, onde eu possa variar de 0V a 10V, esse cara me atende ... vou pesquisar sobre ele !!!

 

Pra pwm o ideal é com mosfet ao invés de bjt. Na maioria dos casos nem dissipador precisa

Pode me indicar um mosfet para alimentar um motor de 12VDC - 1A via PWM ?

 

Sobre o pot 2K 1W é óbvio d+ e já disse: 1 lado os 10V o outro o 0V e o meio seus 0 a 10.

Então, não realizei teste ainda, mas se eu colocar um potenciômetro de 2KOhm em uma tensão de 10VDC, e realizar a leitura na saída, ele modula de 0V a 10V certinho ? Não preciso de um transistor ou CI ? Qual utilizar ?

 

Mas realmente há alguma falta de sintonia entre nós. Mas dá um desconto. Hoje é segunda feira braba pow! kk

Haha... faz parte !!! O importante é que vocês estão me ajudando DEMAIS !!!!

 

 

valeu pessoal ... estamos progredindo !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SkullDevil

 

 

 

O seu sinal retangular de largura de pulso variável assumiria valores de 0V a 5V ? Se não, de quanto a quanto F5Rua4D.gif ?

 

 

 

É importante saber disso antecipadamente, pois para um MOSFET tornar-se um curto a tensão VGS aplicada tem que ser de três a quatro vezes maior que a tensão de limiar VGS(th).

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

-Pequise sim. Só tens a ganhar

 

-IRLZ24

 

-se 'modula' depende do modulador. a maioria dos circuitos cumpre sua missão. Mas o meio do pot varia certinho sim obviamente. Dependendo da corrente que vai ser exigida do 0..10V pode aplicar direto do meio do pot ao modulador. Ou senão um ampop buffer 1:1

2000px-Op-Amp_Unity-Gain_Buffer.svg.png

Pode ser um lm358 mesmo. De novo +vcc=12V e -vcc=-3V pra garantir o 0...10v na saída

 

-ok... "Espero ter ajudado GbhmuXl.gif."

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rjjj

No caso o sinal vem do pwm NPN, 5VDC ... Já a saída alimentará o motor, no caso 12VDC - 1A ...

@Isadora Ferraz

Nossa, eu inevitavelmente preciso destes -3VDC ? Eu não consigo variar esses meus 10VDC somente com algum transistor ?

A entrada do controlador programável necessita de apenas 200mA ou menos...

Tem como me mostrar com algum esquema ou circuito ? Os requisitos são:

Potenciometro: 2KOhm

Tensão de saída: 0V a 10VDC (0Ohm a 2KOhm)

Corrente saída: 200mA

Obrigado pessoal !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara... acho que tem gente confusa aqui e acho que sou eu, claro.

200mA é corrente pracar alho. você vai precisaria mesmo do ...

seguidor-tensao-3.png

... sim. E olha que talvez até um dissipador no transistor que deve ser no mínimo um bd135

E sim tens que alimentar os ci com tensões maiores do que ele vai fornecer na saída

 

Acho que agora é um bom momento pra você postar desenhos que você fez ou desenhos de ideias e etc pois só com texto a gente está meio que derrapando. Também seria interessante falar algo de si, o que já fez com sucesso, seu nível técnico, conhecimentos que possui, que número calça, signo, cpf, identidade, num. da conta e senha do banco e etc. kk brincando. não precisa falar o signo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SkullDevil

 

 

 

Como no exemplo abaixo, o sinal retangular na entrada do MOSFET teria que ter uma tensão de pico bem maior que VGS(th) para que o dispositivo operasse como chave. Usei no circuito o IRF830 cujo VGS(th) assume um valor de no máximo 4V, o que justifica o pico de 12V na entrada do MOSFET e na saída do comparador.

 

 

 

u7T3rWR.png

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Isadora Ferraz

Me equivoquei .. é 0,2mA mais precisamente 0,17mA !!

Não há muito o que desenhar, é um potenciômetro variando de 0~10VDC .. é justamente isso que quero saber ^^

Estou tentando fazer com alguma combinação de resistores + potenciometro 2K ... divisor de tensão ... mas tá meio na tentativa erro !!

...

Estou cursando Engenharia Mecatrônica ... Por motivos profissionais deixei a eletrônica um pouco de lado ... Depois de anos estou precisando dela novamente !!

Muito obrigado !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

"Não há muito o que desenhar, é um potenciômetro variando de 0~10VDC .. é justamente isso que quero saber ^^"

 

bom eu digitei isso algumas vezes...

 

"Um lado o +10 o meio seu controle, o outro no gnd"

"Sobre o pot 2K 1W é óbvio d+ e já disse: 1 lado os 10V o outro o 0V e o meio seus 0 a 10."

"Dependendo da corrente que vai ser exigida do 0..10V pode aplicar direto do meio do pot ao modulador"

 

Realmente "Não há muito que desenhar" mas se quiser... esquece... to sem lápis e papel agora kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

post-560616-0-82153800-1442376005_thumb.

 

Ilustrando o que necessito resolver, possuo os seguintes itens definidos:

 

- Regulador de tensão LM7810, para me fornecer exatos 10VDC.

- Potenciômetro de 2KOhm - 1W

 

Agora o que devo implementar no quadrado vermelho na ilustração para que eu tenha um sinal de 0V a 10V respectivamente nos 0Ohm a 2KOhm do potenciômetro ?

 

Conto com a ajuda de todos, muito obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nada a implementar

Vamos tentar de novo com texto mesmo...

O 10Vcd você liga no terminal Y (de vishay). O 0V (gnd fio azul) você liga tanto no borne como no terminal distante do V (de vishay). O terminal (que suponho ser o centro do trimpot) que está proximo de V (de vishay) você liga no borne. Este é o seu 0...10V. Faça isso meça com multimetro no borne que você vai ver a mágica acontecer.

 

Por favor não me peça pra desenhar. Mas se insistir muito muito muito mesmo, acho que nem mesmo assim kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @_xyko_

 

Desculpe, não entendi ? Esse comentário foi para mim ? Caso seja, por favor cite a falta de educação para eu me orientar ! Obrigado...

 

Oi @Isadora Ferraz

 

Isa, sei que falou várias vezes rsrs, mas não estava conseguindo materializar a ideia, agora consigo entender o porque dos (-3VDC), não testei na prática, mas vou fazer para ver o que acontece ! Possivelmente no fim do potênciometro terei algo como os +3VDC, aí entra os -3VDC para conseguir chegar nos 0VDC.

 

Outro detalhe, estou tentando pulsar 5VDC do PWM na base do TIP41, e estou colocando 12VDC no Emissor, para alimentar um motor (12VDC) no Coletor. Não estou conseguindo, sai 4,9V no motor... =/   ...  

 

Muito obrigado pessoal !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!