Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligando sozinho ao jogo - Fonte?


Posts recomendados

Olá amigo,

Como vão todos?
Venho aqui pedir ajuda de vocês mais sábios do que eu pois não sei mais o que fazer.

Antes de mais nada, acho que é muito importante eu colocar aqui as configurações do meu computador:

Intel Core i7-4790k 4.00GB
16,00 GB de RAM DDR3
SLI GTX 970 4GB Gigabyte G1 Gaming
Placa mãe Asus Maximum VII Hero
Fonte Cx750m 80 Plus Bronze

Cpu Cooler EVGA ACX 100
Controlador de cooler Sentry 2 Touchscreen NZXT para 5 cooler
Windows 10


Tenho ainda cerca de 4 cooler de 120mm e mais uns 3 de 140mm (reconheço esse exagero, haha!)



A história é a seguinte:

Comprei um bom computador no início deste ano e ele nunca me deu problemas. Entretanto, agora comprei o querido The Witcher 3 e após alguns minutos de jogo o computador desliga sozinho e se recusa a ligar novamente a menos que eu ligue e desligue sua fonte.
Fiz vários testes, diminuindo a qualidade gráfica e rearranjando os componentes mas nenhum deu resultado. Entretanto, ao desligar o SLI e rodar o jogo apenas com uma GTX 970, me pareceu que o prolema se resolveu.
Me parece claro que é um problema de fonte, mas eu gostaria da opinião de pessoas mais experientes.

Eu acredito que tenha muitos componentes ligados a uma só fonte, além do SLI, como os muitos coolers. Não sei se estes tem tanta potência para drenar esse tanto de energia, mas eu nunca tive esse problemas com qualquer outro jogo, pesado ou leve.
Rodei GTA V nesta máquina sem problema, utilizando o SLI e nunca teve este problema de desligar o PC.

Naturalmente me parece que o consumo é variável de acordo com o programa utilizado, certo?
Algumas pessoas me disseram para desinstalar o GeForcer Experience, mas isso ainda não testei.

O que vocês acham que pode ser o problema?
Será que essa fonte Cx750m não é suficiente mesmo?
Vale a pena já investir em uma mais poderosa ou tirar alguns desses coolers e componentes extras para gastar menos energia?

Agradeço desde já a ajuda!
Um grande abraço a todos!

Ps: realizei o teste com OCCT e o computador também desligou após alguns minutos.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

Como vão todos?

Venho aqui pedir ajuda de vocês mais sábios do que eu pois não sei mais o que fazer.

Antes de mais nada, acho que é muito importante eu colocar aqui as configurações do meu computador:

Intel Core i7-4790k 4.00GB

16,00 GB de RAM DDR3

SLI GTX 970 4GB Gigabyte G1 Gaming

Placa mãe Asus Maximum VII Hero

Fonte Cx750m 80 Plus Bronze

Cpu Cooler EVGA ACX 100

Controlador de cooler Sentry 2 Touchscreen NZXT para 5 cooler

Windows 10

Tenho ainda cerca de 4 cooler de 120mm e mais uns 3 de 140mm (reconheço esse exagero, haha!)

A história é a seguinte:

Comprei um bom computador no início deste ano e ele nunca me deu problemas. Entretanto, agora comprei o querido The Witcher 3 e após alguns minutos de jogo o computador desliga sozinho e se recusa a ligar novamente a menos que eu ligue e desligue sua fonte.

Fiz vários testes, diminuindo a qualidade gráfica e rearranjando os componentes mas nenhum deu resultado. Entretanto, ao desligar o SLI e rodar o jogo apenas com uma GTX 970, me pareceu que o prolema se resolveu.

Me parece claro que é um problema de fonte, mas eu gostaria da opinião de pessoas mais experientes.

Eu acredito que tenha muitos componentes ligados a uma só fonte, além do SLI, como os muitos coolers. Não sei se estes tem tanta potência para drenar esse tanto de energia, mas eu nunca tive esse problemas com qualquer outro jogo, pesado ou leve.

Rodei GTA V nesta máquina sem problema, utilizando o SLI e nunca teve este problema de desligar o PC.

Naturalmente me parece que o consumo é variável de acordo com o programa utilizado, certo?

Algumas pessoas me disseram para desinstalar o GeForcer Experience, mas isso ainda não testei.

O que vocês acham que pode ser o problema?

Será que essa fonte Cx750m não é suficiente mesmo?

Vale a pena já investir em uma mais poderosa ou tirar alguns desses coolers e componentes extras para gastar menos energia?

Agradeço desde já a ajuda!

Um grande abraço a todos!

Ps: realizei o teste com OCCT e o computador também desligou após alguns minutos.

 

Uma fonte com cerca de 650w já seria suficiente.

 

Como você liga tudo isso na energia? Direto na tomada, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma fonte com cerca de 650w já seria suficiente.

 

Como você liga tudo isso na energia? Direto na tomada, certo?

A fonte vai direto na tomada sim, meu amigo.

Você acredita que esse possa ser um problema?

Algumas pessoas me disseram que poderia ser um problema no Windows 10 ou até mesmo no GeForce Experience.

O que acha disso?

Muito obrigado pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte vai direto na tomada sim, meu amigo.

Você acredita que esse possa ser um problema?

Algumas pessoas me disseram que poderia ser um problema no Windows 10 ou até mesmo no GeForce Experience.

O que acha disso?

Muito obrigado pela resposta!

Como você pulou pro Windows 10?? Atualizou ou instalou do zero??

 

EU tive uma experiência bem ruim, ao atualizar do 7 pro 10.. Tem muita gente na Internet, reclamando de problemas com drivers e tal..

 

O jeito seria instalar do zero.. Volte pro sistema anterior, fazendo uma instalação limpa.. Veja se o problema ocorre.. Caso não ocorra, mesmo com o trabalhão, você exclui algum problema de hardware..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você pulou pro Windows 10?? Atualizou ou instalou do zero??

 

EU tive uma experiência bem ruim, ao atualizar do 7 pro 10.. Tem muita gente na Internet, reclamando de problemas com drivers e tal..

 

O jeito seria instalar do zero.. Volte pro sistema anterior, fazendo uma instalação limpa.. Veja se o problema ocorre.. Caso não ocorra, mesmo com o trabalhão, você exclui algum problema de hardware..

Fiz apenas a atualização do Windows 8.1 para o 10.

Se eu voltar para o Windows 8.1 através do configurador do próprio Windows 10, você acredita que os problemas permanecerão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus caros amigos, tenho o prazer de informar que aparentemente descobri o problema e já o resolvi.

A questão era realmente a temperatura da GPU.
Sempre que ela chegava a 80C o computador desligava e eu tinha de reiniciar a fonte para poder liga-lo de novo.

Abri o computador e reparei que tinha um dos coolers travados. Dei manutenção no seu eixo e ele voltou a funcionar corretamente. Além disso, limpei todos as famosas poeiras que entopem os espaços para o ar circular e ainda refiz o caminho dos exaustores.
O resultado foi cerca de 6C a menos na GPU num estresse máximo. Confesso que não deixei muito tempo para ver o resultado a longo prazo, mas acredito que esse realmente tenha sido o problema.
Na pior da hipóteses eu meto mais 2 coolers pra resfriar ainda mais, haha!

Bom, parece que realmente foi isso.
Agradeço muito a ajuda de todos e espero que esse tópico ajude outras pessoas também!

Um grande abraço a todos!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!