Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador Sempre Ligado


ercio

Posts recomendados

:D E aí!

Não estou corrigindo ninguém, mas provavelmente o computador em questão será um servidor, fabricado para isso mesmo...

o que um fessor me disse em aula de hardware, é que os mais modernos tem um gerenciador de energia que funciona, ele além de colocar o Chip, discos, monitor em repouso, reduz a velocidade das "ventoinha" e monitora tudo, a partir da propria Motherboard, ventoinha, Temperaturas, etc.

Tudo é questão de conhecer a máquina e configurá-la corretamente.

Um bom Sistema Operacional, também dá opção de gerenciar a energia tendo o gerenciador habilitado na Motherboard, com a vantagem de poder criar diversos timers, (hr. comercial/ fins de semana), enquanto na Motherboard ficaria só no mínimo (15' monitor, 1h discos, etc.).

Por isso é necessário o estudo do Sistema e do Equipamento antes da implementação.

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é só não economizar e comprar tudo de marca boa ... nada de coolers genericos e placas mae xing-ling

já q vai ser um servidor p4, então as placas mae intel sao recomendadas pela estabilidade ... processador box, q vem com cooler proprio e um bom gabinete ventilado ... ah, nada de fonte generica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como falaram, se comprar peças boas, um cooler bom, montar um sistema de refrigeração eficiente (sala com ar condicionado seria uma boa!) o pc pode ficar ligado quanto tempo quiser, e é claro, tem que colocar um SO decente e bem configurado! (coloca um Windows 2003 ou um linux)

não se esqueça de uma ótima fonte e de um no-breack, é fundamental.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como falaram, se comprar peças boas, um cooler bom, montar um sistema de refrigeração eficiente (sala com ar condicionado seria uma boa!) o pc pode ficar ligado quanto tempo quiser, e é claro, tem que colocar um SO decente e bem configurado! (coloca um Windows 2003 ou um linux)

não se esqueça de uma ótima fonte e de um no-breack, é fundamental.

Eu tenho instalado o XP. Ele faz essa função de monitoramento?

E quanto ao NoBreak, Qual a verdadeira função dele? É evitar que o pc seja queimado por um raio, ou coisa assim, ou apenas que ele seja desligado? A empresa onde trabalho é cercada por árvorres, logo o risco de um raio cair por perto é muito grande. O NoBreak protege contra esse tipo de situação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ercio@16 jul 2004, 07:58

E quanto ao NoBreak, Qual a verdadeira função dele? É evitar que o pc seja queimado por um raio, ou coisa assim, ou apenas que ele seja desligado? A empresa onde trabalho é cercada por árvorres, logo o risco de um raio cair por perto é muito grande. O NoBreak protege contra esse tipo de situação?

O No-break, tem a função de segurar o(s) pc(s) por algum tempo ou várias horas dependendo da capacidade, e também faz o papel do Estabilizador q é "ajeitar" as tensões, para cima ou baixo.

Um raio é uma tensão muito alta, se o estabilizador aguentar abaixar essa tensão beleza, mas se não, na melhor das ipóteses vai queimar a fonte, ou tudo, ou quase tudo.

Valeu!!! :looka:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é muito difícil de ocorrer qualquer problema, principalmente se houver um nobreak e um sistema bem configurado... vejo pessoas que dicham seus computadores longos períodos ligados e não dão nenhum problema (como eu :P ),dá uma olhada nesse tópico e tire sua conclusões.

Qual o record sem reiniciar o PC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de concordar que um computador ligado inderterminadamente não tenha nenhum problema e seja até aconselhável não ficar ligando e desligando, uma coisa é certa: Ligado 24 Hrs por dia haverá um desgaste maior dos componentes mecãnicos, como Coolers, HDs, etc.. Já os componentes eletrônicos como Placa Mãe, Memória, Placa de Vídeo, Processador, etc, acredito que não haja nenhum dano. Mas caso o computador seja utilizado muitas vezes ao dia, claro que e o melhor é deixá-lo ligado o tempo todo, do contrário o liga/desliga acabará prejudicando-o.

Na verdade todos as peças são feitas para ficarem ligadas o tempo todo, mas não acredito que um Monitor por exemplo que fica ligado o tempo todo dure mais do que um que é ligado apenas 2 Hrs por dia. Mas o liga/desliga também desgasta muito as peças, então o melhor mesmo é usar o bom senso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O monitor nós desligamos quando termina o expediente, deixando apenas a CPU ligada.

Gostaria de saber também como eu posso monitorar quando a fonte ou o cooler estiverem perto de queimarem, ou algo assim, pois se o cooler queimar será um prejuízo grande (já que o processador provavelmente vai junto).

Levando em conta que o pc fica ligado a semana toda 24hs, sendo desligado apenas sábado e domingo, quanto tempo mais ou menos levaria p/ o cooler e a fonte darem sinais de estarem queimando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, tô vendo que muita gente tá naquele pensamento do 8 ou 80!!!!! Claro que com um bom equipamento, a durabilidade deverá ser maior, maior confiabilidade e tal. O que rola na realidade, é que alguns componentes podem falhar e assim comprometer tudo o que se esperava da máquina como um todo! Vejam o exemplo do cooler do processador, se não me engano são 50.000 horas de vida útil! Ora, e como explicar que alguns apresentam problemas com menos de um ano de uso e sem ficar ligado 24h?

Se fóssemos basear na vida útil de um equipamento e ter como certo que durará este tempo, seria mais ou menos o mesmo que acreditar que nós, como brasileiros, não viveremos mais que 6X anos, já que é esta a expectativa de vida em nosso país!

Como podemos ver, a durabilidade é uma questão muiiiito relativa. Pode durar anos ou somente alguns meses....

Acho falta de imaginação/raciocínio, acreditar-se que um componente como um capacitor não sofrerá degradação com o passar do tempo e em uso...

Se ficar ligado 24h por dia, o desgaste ocorrerá naturalmente, mesmo tendo sido projetado para uso contínuo! Isto é fato!!!!!

Se não for assim, terão criado a lei da eternidade....ahahahahahahahahaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!