Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Televisor RCA chupeta do tubo faiscando


Posts recomendados

Olá.

 

Estou com esse televisor que a dois dias começou a sair muitas faiscas da chupeta do tubo. Dei uma pesquisada e percebi que algumas vezes é apenas sujeira.

A chupeta do televisor (a borracha que esta fixada ao tubo) esta bem solta e muito suja e quando ligo o televisor saem faiscas por toda a volta da borracha. Será que pode ser pela sujeira e ou por estar solta demais ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O +B é próprio de cada TV, varia muito de modelo para modelo,  sobre a chupeta, uma forma de isolar seria colocando cola de silicone (Não é cola quente), tem que deixar secando por umas 24 horas, mas se a borracha da chupeta estiver ressecada, não vai resolver!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não esqueça que durepoxi "solda", no nosso caso estamos tentando isolar a chupeta para evitar fuga de alta tensão.

Outra coisa é que a cola de silicone é facilmente ( + ou - ) retirada, já o durepoxi...

O tubo é de vidro, se necessitares remover a cola depois, não sei se conseguirás.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá.

 

Fiz a colagem da chupeta do tubo e, ao meu ver, ficou bem boa mas ao ligar notei um pequeno vazamento de alta tensão.

 

Medi as tensão mas como não sei onde medir o +B resolvi pesquisar sobre e encontrei um outro tópico falando a respeito. Nele é dito para medir os capacitores do secundário do trafo.

Segue o link

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/848647-resolvido-duvida-onde-medir-b/

 

Bom, nesse televisor encontrei 3 capacitores: 100uf/250v , 47uf/250v e 1000uf/25v. Outro de 180uf/400 esta no primário da fonte.

 

As tensões foram: capacitor 100uf/250v marcou 535v, capacitor 47uf/250v marcou 535v e o capacitor 1000uf/25v marcou 94v. No de 180uf/400v marcou 1500v.

 

Obs: Multimetro na marca de 200 DCV. Ao colocar na marca de 1000DCV os valores ficaram, na mesma ordem,: 054v, 054v, 010v e 150v.

 

Medi os pinos do flyback e obtive valores de 535v em dois pinos (Pinos 3 e 9) e 31v (pino 4).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Olá.

 

Fiz a colagem da chupeta do tubo e, ao meu ver, ficou bem boa mas ao ligar notei um pequeno vazamento de alta tensão.

 

Medi as tensão mas como não sei onde medir o +B resolvi pesquisar sobre e encontrei um outro tópico falando a respeito. Nele é dito para medir os capacitores do secundário do trafo.

Segue o link

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/848647-resolvido-duvida-onde-medir-b/

 

Bom, nesse televisor encontrei 3 capacitores: 100uf/250v , 47uf/250v e 1000uf/25v. Outro de 180uf/400 esta no primário da fonte.

 

As tensões foram: capacitor 100uf/250v marcou 535v, capacitor 47uf/250v marcou 535v e o capacitor 1000uf/25v marcou 94v. No de 180uf/400v marcou 1500v.

 

Obs: Multimetro na marca de 200 DCV. Ao colocar na marca de 1000DCV os valores ficaram, na mesma ordem,: 054v, 054v, 010v e 150v.

 

Medi os pinos do flyback e obtive valores de 535v em dois pinos (Pinos 3 e 9) e 31v (pino 4).

Você deve estar medindo na escala de AC, tem que medir na escala de DC, se essas tensões que você mediu, estivessem corretas, TODOS os capacitores dessa fonte já tinham explodido!...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que estranho. Então essas tensões estão muito acima do que deveriam estar. Mas garanto que o multimetro estava na escala de DCV. Ou eu medi nos pontos errados ou meu multimetro esta ruim. Vou utilizar outro amanhã para me certificar disso.

 

Uma duvida, como eu faço para trocar a chupeta do tubo ja que ele se liga internamente ao flyback?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sobre as medidas, realmente você pode ter pego um ponto de terra errado...

 

Sobre a chupeta do tubo, o máximo que dá para fazer, (depois de descarregar o tubo), é verificar se ela não esta enferrujada, caso esteja, passe uma lima fina na borda do orifício (você verá que tem uma parte metálica), seja extremamente cauteloso nessa limpeza! pois o tubo tem o vidro muito fino em toda essa parte traseira dele!...

 

Se o grampo na ponta do fio que vem do flyback, não esta enferrujado e a borracha da chupeta esta boa, não tem muito o que fazer não!...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Troquei todos os capacitores da fonte e proximos ao flyback. Removi a Durepox que eu tinha colocado (como vocês me alertaram, não foi um bom negocio pois tive muito trabalho em remover mas acredito ter conseguido remover sem danificar o tubo), limpei a chupeta e a região do tubo em que ela é fixada e ao ligar o televisor não houve mais fagulhas de alta tensão.

 

O que notei após esses procedimentos foi uma pequena faixa preta abaixo da tela. A imagem se comprimiu levemente. Sabem informar o que pode ter gerado isso

 

Desculpem não informar o modelo desse televisor. Sei que ajudaria muito mas não encontrei essa informação em nenhum lugar e pelo que notei esse televisor ja foi consertado anteriormente. Caso ajude eu posso postar fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Capacitores verificados e nenhum estava invertido.

 

Teve um capacitor que era de 1000uf/35v que substitui por um de 1000uf/50v, acredito que a diferença pra mais na tensão não seja prejudicial, certo? Ainda sobre esse capacitor, como eu não tinha um novo, coloquei outro já usado. Talvez ele já esteja ruim.

 

o CI do circuito vertical é o TDA1771.

 

Observando a imagem novamente percebi que do meio para baixo a imagem esta comprimida e do meio para cima esta mais larga. O estranho é que ela não apresentava esse defeito antes de eu ter trocado os capacitores. Acredito que deva ser alguma falha minha. Vou verificar se não danifiquei alguma trilha ou cabos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem toda razão, Bcpetronzio! O televisor piorou ainda mais. Agora fica uma imagem bem deformada  lilas e a faixa preta triplicou de tamanho. Fui infeliz em querer reutilizar componentes, mas como sou estudante de eletrônica vale como lição. Vou substituir por capacitores novos.

 

Vocês acham que a chupeta do tubo parou de fagulhar devido a troca de algum dos capacitores da fonte e/ou ao redor do flyback? Pergunto pois não fagulhou mais.

 

Obs: Só para fins de esclarecimento, o televisor em questão é minha e esta servindo mais para estudo. Nos equipamentos que recebo para reparo (que são bem raros ainda rs) utilizo peças novas ou que ainda possam ser utilizadas sem problemas futuros.

Expliquei pois não quero afetar a imagem ou a credibilidade nos tecnicos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Vocês acham que a chupeta do tubo parou de fagulhar devido a troca de algum dos capacitores da fonte e/ou ao redor do flyback? Pergunto pois não fagulhou mais.
Sim, com certeza o capacitor que provocava a falha foi trocado e por incrível que pareca, estava melhor que o que foi removido! Hehehehe!!!...

Fique tranquilo! Sabemos que esta fazendo testes para maior aprendizado!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei os capacitores originais mas o problema se manteve (imagem bem deformada na cor lilas e uma faixa preta na parte inferior da tela). Ainda vou colocar novos capacitores mas vocês não acham que algum dos capacitores que eu tinha colocado pode ter danificado algum outro componente, talvez o TDA1771 ou outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!