Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
2 minutos atrás, aphawk disse:

@rodrigocirilo ,

Se eu não me engano, voce não pode escrever o "HTTP ://"  na string... veja na documentação do ESP8266Basic....

Paulo

Sem o http ele apresenta essa msg no browser:

HTTP/1.1 400 Bad Request Server: Cowboy Date: Wed, 19 Oct 2016 11:53:00 GMT Connection: close Via: 1.1 vegur

Usando esse codigo:

valor = 0
valor = wget("api.ipify.org")
wprint htmlvar(valor)
wait

Postado
14 minutos atrás, aphawk disse:

@rodrigocirilo ,

Isso não é uma API, e nem é uma resposta html ...

Veja o código-fonte dessa página que retorna o ip .... está em branco para mim !

Paulo

Bom ai complicou hehe, pois estou desde cedo aqui testando e não saiu disso.. tentei:

valor = wget("https://api.ipify.org/index.html")

mas também retorna em branco.. se puder dar uma pista...:rezando:

Postado

@aphawk  Bom tambem não consegui achar, só achei algo sobre a api se paga e a gratuita poder fazer 12 requisições por dia somente.

Não vou conseguir hehe, não manjo nada de html e etc..

adicionado 4 minutos depois

@Papibakigrafo O problema é usar isso dentro do esp8266basic

adicionado 9 minutos depois

Opa..opa.. acho que deu certo aqui...

usei isso:  wget("api.ipify.org/?format=json")

me retornou isso:  {"ip":"xxx.xx.xxx.xxx"}  onde o x é o meu ip externo!!

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, Papibakigrafo disse:

Bom dia. Estou com um projeto aqui na minha cabeça:

- 1 nodeMCU ESP8266 com WEBSERVER, conectado a rede WiFi da casa;

-1 nodeMCU ESP8266 como cliente ligado em 4 relês, conectado ao ESP8266 com webserver!

-1 Celular

Queria fazer com que, quando mandasse um comando pelo celular (apertasse um botão), o mandasse o comando para o SERVER e o SERVER mandasse o comando de desligar ou ligar o relê!

Sei que ficou meio estranho a minha explicação aUahAUahaUHa

Mas será que tem algum jeito de fazer essa conexão, ou até mais simples?

Desde já agradeço!

Você pode usar so um nodemcu com os 4 reles devidamente conectados nele. Fazer ele conectar no wifi da sua casa, acessar a página dele onde será gerado os 4 botões..

Qual linguagem vai usar? Se for a esp8266basic tem alguns exemplos aqui no tópico.

adicionado 37 minutos depois
2 horas atrás, Papibakigrafo disse:

@rodrigocirilo Então, é por ai mesmo!

Achei esse site também: http://bot.whatismyipaddress.com , e ele já pega o IP como texto, sem ser em json!

Eu havia entrado nesse site, mas nao achei nada sobre esse bot. antes do endereço... testei e realmente retorna somente o ip em texto.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Papibakigrafo disse:

@rodrigocirilo Então, eu sou novo com arduino, então queria usar a IDE dele, e não em LUA (do nodeMCU).

Sabe me dizer qual página tem algum exemplo?

Aqui tem a pagina de como configurar

http://blog.filipeflop.com/wireless/programar-nodemcu-com-ide-arduino.html

E aqui tem um codigo acionando vários botões de cada vez, te aviso que "trava" depois de um tempo. Até hoje não descobri o motivo

http://eletronicaeutilidades.blogspot.com.br/2016/10/uma-grande-novidade-na-tecnologia-o.html

• Curtir 2
Postado
Em 18/10/2016 às 12:21, lucianolcoa disse:

Quando enguiça no arduino so desligado e ligando de volta pra voltar a conexao

Aqui não tem nada disso não rsrsrs, até fiz esses dias uns testes de esforço, coloquei o ESP para enviar a data e hora a cada segundo para um computador(passando pela rede externa) durante toda a noite e foi tudo certo, o computador recebeu a hora em "tempo real" a noite toda segundo a segundo. Fiz também um outro teste, coloquei ele pra enviar para três conexões simultâneas, por uns 5 minutos, ficou lerdo, mas não travou hora nenhuma. Também, não é pra menos, ele não foi feito pra cargas excessivas, o ideal dele é para uma conexão somente.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, ViniciusKruz disse:

Aqui não tem nada disso não rsrsrs, até fiz esses dias uns testes de esforço, coloquei o ESP para enviar a data e hora a cada segundo para um computador(passando pela rede externa) durante toda a noite e foi tudo certo, o computador recebeu a hora em "tempo real" a noite toda minuto a minuto. Fiz também um outro teste, coloquei ele pra enviar para três conexões simultâneas, por uns 5 minutos, ficou lerdo, mas não travou hora nenhuma. Também, não é pra menos, ele não foi feito pra cargas excessivas, o ideal dele é para uma conexão somente.

Não sei se tem a ver com a net também. A net vive tombando minha conexao, percebi um padrão. Sempre que eu uso algum embarcado com porta externa, ela tomba o sinal, a internet volta mas a televisao... Tá ate agora minha casa sem sinal de tv da net, ate abri uma reclamação na anatel contra a net por causa desses incovenientes ,mas...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
6 horas atrás, rodrigocirilo disse:

@alexandre.mbm você falou algo sobre JSON (não sei o que é hehe) mas  na Language reference do esp8266basic tem um trecho que fala:

@rodrigocirilo , é um formato de arquivo de texto para dados estruturados. Exemplo da Wikipédia:

{ "Alunos" : [ 
        { "nome": "João", "notas": [ 8, 9, 7 ]  },
        { "nome": "Maria", "notas": [ 8, 10, 7 ] },
        { "nome": "Pedro", "notas": [ 10, 10, 9 ] } 
    ]
}

Seu programa deverá ter algo assim:

let data = wget("api.ipify.org?format=json")
let ip = json(data,"ip")

Não sei se acerto completamente a sintaxe acima. Também não sei se o https funcionará.

Postado

@Papibakigrafo  Se quer usar IDE arduino não posso te ajudar pois nao manjo dele.

Falo este topico que estás a postar.. leia do começo, entre no site esp8266basic.com lá ele mostra como usar a linguagem basic para o ESP8266/nodemcu... eu que não sei nada de basic to conseguindo fazer varias coisas aqui..

adicionado 3 minutos depois

@alexandre.mbm Obrigado pelo ajuda.. eu consegui usar assim, mas preferi usar como o outro colega citou, ele ja retorna o ip formato texto..

Ai eu pego o IP de tempos em tempos, comparo se mudou, se nao mudou não faz nada, se mudou ele adiciona o http://+IP+ porta e envia pro meu email, então se a energia cair e o ip mudar, não vou ficar sem acessar ele, pois ja recebo no email o link do novo endereço..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Papibakigrafo disse:

Queria fazer com que, quando mandasse um comando pelo celular (apertasse um botão), o mandasse o comando para o SERVER e o SERVER mandasse o comando de desligar ou ligar o relê!

Por que dois nodeMCU?

5 horas atrás, rodrigocirilo disse:

se eu uso esse codigo:

valor = 0
valor = wget("https://api.ipify.org")
wprint htmlvar(valor)
wait

com a api do site ipify.org (se você acessar mostra o seu ip externo) e por pra rodar ele não exibe nada! o que pode ser??

Não trate a resposta como HTML, trate-a como JSON ou texto simples.

5 horas atrás, aphawk disse:

Se eu não me engano, voce não pode escrever o "HTTP ://"  na string... veja na documentação do ESP8266Basic....

Exato.

4 horas atrás, aphawk disse:

Isso não é uma API, e nem é uma resposta html ...

É uma API mínima, sim! Mas é justo ter vergonha de usar o termo, pois só temos uma chamada.

4 horas atrás, rodrigocirilo disse:

Opa..opa.. acho que deu certo aqui...

usei isso:  wget("api.ipify.org/?format=json")

me retornou isso:  {"ip":"xxx.xx.xxx.xxx"}  onde o x é o meu ip externo!!

Falta só tratar como JSON, como eu supostamente consegui ensinar em #915.

• Curtir 1
Postado

A vantagem de usar a ide do arduino esta na possibilidade de adaptar qualquer biblioteca do arduino ao esp. vie que ele vira um "arduino".... Eu adaptei a leitura do DHT11 e só não adaptei o sensor ultrasonico por pura preguiça, fora comando de servos motores etc. O espbasic ainda está restrito aos sensores descritos na documentação...

Mas a vantagem do esp e que ele é realmente incrivelmente mais fácil, tem nem comparação.

10 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Por que dois nodeMCU?

Não trate a resposta como HTML, trate-a como JSON ou texto simples.

Exato.

É uma API mínima, sim! Mas é justo ter vergonha de usar o termo, pois só temos uma chamada.

Falta só tratar como JSON, como eu supostamente consegui ensinar em #915.

Na verdade ele quis dizer um modulo e um rele normal.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, lucianolcoa disse:

O espbasic ainda está restrito aos sensores descritos na documentação...

Querer usar código C "inline", de Arduino, provavelmente é pedir demais. Mas seria muito interessante ao menos poder chamar o binário. A pessoa implementaria e compilaria uma biblioteca na Arduino IDE, então importaria o binário no Esp8266Basic e faria as chamadas, de uma forma similar ao que se faz com DLL no Windows.

Postado
16 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Querer usar código C "inline", de Arduino, provavelmente é pedir demais. Mas seria muito interessante ao menos poder chamar o binário. A pessoa implementaria e compilaria uma biblioteca na Arduino IDE, então importaria o binário no Esp8266Basic e faria as chamadas, de uma forma similar ao que se faz com DLL no Windows.

Seria uma ideia, mandar pro cara pra ver se ele implementa. Minha intuiçao diz que ele quer lancar uma ide e isso tudo nao passa de um "projeto piloto"

• Curtir 1
Postado
37 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Por que dois nodeMCU?

Então, a minha ideia é uma automação residencial com 4 relês em cada cômodo da casa, pra evitar passar vários fios o tempo todo! Mas para começo, seria um ESP na sala e outro no Quarto (o central).

Eu conectaria no AP, e quando enviasse um comando do celular, ele enviaria um comando para o ESP da sala para acender um relê, por exemplo.

Estou complicando uma coisa fácil?? kkkkk

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Papibakigrafo disse:

Então, a minha ideia é uma automação residencial com 4 relês em cada cômodo da casa, pra evitar passar vários fios o tempo todo! Mas para começo, seria um ESP na sala e outro no Quarto (o central).

Eu conectaria no AP, e quando enviasse um comando do celular, ele enviaria um comando para o ESP da sala para acender um relê, por exemplo.

Estou complicando uma coisa fácil?? kkkkk

voce pode fazer de um modo ainda mais simples, de um ip para cada esp e use o comando get +numero_do_ip_da_sala pra acionar os comandos da sala e get+numero_do_ip_do_quarto para o esp do quarto. Não precisa fazer comunicação serial dos dois esp via serial. O propio celular diferencia quem e quem pelo numero de ip.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@Papibakigrafo , acho que não. Para mim, facilidade e simplicidade são coisas diferentes. Mas está tornando mais complexo. Entendo que você quer isolar a rede deles. Eu pensaria com calma como distribuir os sinais wifi pela casa. Muito provavelmente eu não deixaria de avaliar uma opção "ao lado" para a parte da conectividade sem fios. O que seria isso? Algo como ZigBee ou como a serial wireless que @aphawk comentou mais acima. Esse negócio de sair colocando tudo wifi não me cheira bem.

Postado
agora, rodrigocirilo disse:

Mas isso seria pelo browser do cel, ou por algum app?

da pra fazer pelos 2, setando o ip da na mesma. Pelo que eu ja fuçei a grande vantagem do app é voce acionar por comando de voz, adicionar voz de robo, fazer graficos,etc.

Hehe me corrigindo, pelo browser voce teria que entrar no ip da sala, lá mexer, sair e entrar no ip do quarto ou vice-versa, pelo aplicativo realmente seria mais versátil.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, lucianolcoa disse:

voce pode fazer de um modo ainda mais simples, de um ip para cada esp e use o comando get +numero_do_ip_da_sala pra acionar os comandos da sala e get+numero_do_ip_do_quarto para o esp do quarto. Não precisa fazer comunicação serial dos dois esp via serial. O propio celular diferencia quem e quem pelo numero de ip.

Eu ia dizer que o sistema poderia ser auto-gerenciável. Mas configurar esses IP realmente não custa. @rodrigocirilo , não vale a pena o caminho que adentrei no comentário anterior. O norte que @lucianolcoa nos deu é melhor.

Apesar de que reitero: tenha atenção em como vai distribuir os sinais pela casa. Um dispositivo de conectividade ruim degradará o sinal wifi que estiver usando.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!