Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Intrudera6 São coisas assim que dá vontade de morar fora.... Se voce perguntar a maioria dos brasileiros o sonho de cada um é se tornar um funcionário público, por causa da estabilidade. A mentalidade no exterior é outra: É se tornar um engenheiro ou um médico bem conceituado...

Oras, não é o maquinário publico que dá dinheiro ao páis, pelo contrário, ele é uma "despesa necessária", o que gera receita são as industrias e a medicina.

• Curtir 2
Postado

Testei os BUGs e está passando sem problemas, principalmente na rotina de conversão de USTAMP (ustamp_dh()) para data e hora. Testei virada de ano em ano bissexto , 30 e 31 de dezembro de vários anos, dia 28 e 29/02 em ano bissexto, testei 1 de março de anos bissextos e de anos não bissextos, fiz isso para vários anos e dias, passou tudo sem problemas até agora.

Fiz uma pequena mudança no meu programa para poder alterar o Servidor NTP por página WEB e gravar na EEPROM do DS3231. Anexo abaixo o programa com as modificações.

Fiz uma pequena correção compensando o tempo que o ESP8266 em 80Mhz demora para escrever o valor do segundo no DS3231 (804 microssegundos) para melhorar a precisão, e quem sabe me permitir um intervalo de tempo menor para fazer o sincronismo do RTC.

Teste2.zip

• Curtir 3
Postado

Boa tarde amigos! Como foram de passagem de ano? Espero que bem!

Pois então, vim aqui disponibilizar a "pegadinha" que irei usar no Carnaval.

Deixe eu contar a história para vocês: na casa dos meus pais no Carnaval fica na orla, muitas pessoas acabam procurando sinal WiFi e fica aquela "pediçao" de senha e tal. Para "diminuir" isso, estive pesquisando sobre o HotSpot (Captive Portal no iOS), onde abre uma tela HTML normal.

A pegadinha é simples: a pessoa vai achar um sinal WiFi liberado, vai clicar em conectar e vai tentar abrir alguma página ou caso for o iOS, irá abrir automaticamente uma imagem do Serginho Mallandro falando sua famosa frase! kkkkkk

Se alguém quiser implementar, fiquem à vontade. Mantive os créditos de onde achei!

IMG_4048.PNG

CaptivePortal.rar

• Curtir 2
Postado

Feliz ano novo pessoal! A magia de Jesus Cristo me iluminou e consegui implementar sensor de luz na bagaça da automação residencial. Só que... configurável pela internet. voce configura a porcentagem e o bagio acende a partir dela. Farei modificações e possíveis upgrades. Mas usei como base posts antigos do renato Aloi. Então pessoal, minha duvida éah, daquele valor que conversamos (250 temers), com esse upgrade ele sobe um pouco mais? Ou preciso implementar mais alguma coisa? se sim, me deem idéias do que.

• Curtir 1
Postado

@lucianolcoa  Um feliz ano novo a você também brother!!!

Eu tenho visto vocês falando muito em comercialização e até dou meus pitacos, se conselho fosse bom não era de graça, mas mesmo assim vou fazer minha parte e tentar alertar vocês para algumas coisas que gostemos ou não precisam ser avaliadas. Quando eu comecei a brincar com os ESPs cheguei a conclusão de que basicamente um sistema desse nível não pode faltar algumas coisinhas que citei no post #357 que são:

(Claro que estou falando aqui em um sistema comercial)

Em 15/09/2016 às 23:16, ViniciusKruz disse:

estou certo que qualquer coisa que seja feita com o ESP, precisa de uma base padrão (Web Server) com algumas características:

Login de acesso

Meios para "resetar" as configurações em um padrão pre-definido

Meios para se efetuar as configurações básicas sem a necessidade de programas externos

Meios para que ele seja autônomo e de uma forma ou de outra, deve dar acesso ao Web Server

Meios de segurança para que o ESP não saia simplesmente respondendo ou acionando IOs sem uma autenticação

>Login, é o mínimo, não tem nem o que dizer.

>Reset: não dá pra ter um equipamento sem uma função de reset, podem acontecer X fatores em que o dono do produto ficará sem acesso a ele e daí sem um reset, pode jogar fora ou mandar de volta pra fábrica.

>Configurações básicas sem meios externos: seria o web server propriamente dito, a pessoa deve conseguir acessar o equipamento sem nenhum app, ele mesmo deve prover ao seu administrador as opções via web para um mínimo de configurações essenciais.

>Automação própria: O sistema deve ser pensado para que nunca deixe o administrador bloqueado, por exemplo, se ele não conseguir conectar na rede padrão, ele deve "dar acesso" criando uma rede WiFi.

>Meios de segurança: isso é simplesmente obrigatório em um sistema comercial. Para colocar um produto desses no mercado, tem que se ter certeza de que não tem falhas do segurança, por exemplo, se você acessar 192.168.0.100/index.html o sistema vai para a tela de login, mas e se ao invés disso for digitado  192.168.0.100/pagina_avulsa.html, será que também vai para a página de login? Estas coisas precisam ser muito bem verificadas. Nesta questão da segurança precisa ainda saber se o ESP não vai simplesmente ligando e desligando coisas sem uma senha mínima e isso pra não dizer que teria que ser criptografada.

Porque que estou re-frisando estas coisas?

Porque acho que com todo respeito e admiração que tenho pelo empenho de vocês, é preciso ter certeza de que temos um produto "maduro", pronto pra comercializar. Desculpem a sinceridade mas antes de pensarem em comércio, deixem as ideias amadurecerem, deixem seus produtos amadurecerem, instalem nas casas de vocês, de amigos, de parentes, instalem em locais adversos, com interferências, próximos a fogões com acendimento elétrico, próximos a motores elétricos, testem, corrijam as falhas, não entrem de cabeça sem ter realmente certeza ou poderão além de perder tempo, dinheiro e o pior, perderem a alegria da coisa, a motivação para programar. Na minha opinião, o melhor seria seguir os conselhos das grandes fábricas, pelo menos das que tem um pouco de responsabilidade: estipulem um tempo para testes, se depois deste tempo, estiver tudo indo bem, comercialize mas em pequena escala, na medida que for dando certo, aumente a produção. Eu penso que não dá pra comercializar nada antes de testes exaustivos.  

• Curtir 3
Postado

@Papibakigrafo  Sensor de luz, para acionamento crepuscular. TIpo voce configura a porcentagem para achar a quantidade adequada de luz para acionar, tipo, dentro de casa, por exemplo voce coloca o aparelho e se der tardezinha ou mesmo noite ele acende as luzes automaticamente. E voce escolhe se quer acionamento crepuscular ou acionamento por botões.

PS: COm o que fiz posso implementar qualquer sensor do tipo analogico, seja sensor de solo, água, ar ou qualquer outra besteira.....

• Curtir 2
Postado

@Papibakigrafo  É preciso prudência, tem um cara chamado Neil Kolban que tem um livro muito bom sobre os ESPs: "Kolbans Book on ESP8266", o cara é muito entendido na área e ele fala no livro que os ESPs ainda são imaturos, ele não fala de forma negativa, mas concordo com ele:

Citação

Maturity
It is my belief that the ESP8266 is immature. This is not a bad thing. Everybody and everything
has to start somewhere. On the plus side, there is a whole new wealth of territory to be explored
and new features and functions and usage patterns to be discovered. On the down side, it does
not yet have the richness of tutorials, samples and videos that accompany other microprocessor
systems. Its documentation is not brilliant and some of the core questions on its usage are still
being examined. How this sits with you is a function of your intent of tinkering in this area. If
you want to follow the paths that have been followed many times before, other processors will be
more attractive. However if you like a sense of adventure and getting in on the "ground floor" of
a new arrival, the challenges that we (the ESP8266 community) are trying to solve may actively
excite you rather than dissuade you.

O livro desse cara é muito bom, aconselho a pesquisarem.

• Curtir 1
Postado

Pessoal,

Hoje consegui fazer o meu sensor de raios funcionar direitinho, usando um Arduíno Uno ( em Bascom, claro né ... ) .

O troço funciona mesmo, detectei raios desde 27 Km de distância até os quase em cima de mim !

De acordo com o fabricante, é possível detectar raios desde 40Km de distância.

Existem bibliotecas prontas para o Arduíno em modo SPI, mas a minha meta era aprender a usar ele em modo I2C literalmente escovando bits na marra para poder implementar ele ligado a um ESP8266, alimentado por bateria, sendo que o ESP8266 ficaria dormindo, acordando por uma interrupção do sensor, enviando a informação do raio com hora correta para o ThingSpeak via WIFI.

Assim, esse sensor pode ser colocado em uma pequena caixinha plástica, e colocado bem alto, junto a uma antena de televisão por exemplo, ficando bem mais imune a ruídos gerados por nossos aparelhos eletrônicos.

Ainda não consigo fazer a rotina de calibração do sensor usando o ESP8266Basic, mas uma fez feita a calibração da antena do sensor no Arduíno, eu sei qual é o valor a ser usado, basta sempre programar esse valor direto no sensor e pronto, ele vai funcionar por anos sem precisar ser recalibrado. No meu caso, o valor é 6.

Para quem quiser saber mais sobre o sensor :

MOD-1016v8_1_600.jpg

Eu comprei daqui :

https://www.embeddedadventures.com/as3935_lightning_sensor_module_mod-1016.html

Minha ideia é ter um sistema de avisos de raios na proximidade, para poder desconectar os cabos de minhas antenas e até o cabo da Net para evitar "torradas" que acontecem de vez em quando..... cinco dias atrás caiu um raio pertinho de minha casa, veio um surto pelo cabo da Net, passou pelo protetor Clamper que pus na entrada da casa ( uma droga ! ) e pelo decodificador da Net acabou queimando todas as entradas HDMI da minha TV da sala de estar. Tive de reconectar usando S-VHS ( foi a única entrada que não queimou ) ... pior que essa TV é uma Panasonic Viera 50" , de tela de plasma, tem uns 5 anos, e já me falaram que pelo preço de uma nova placa de entradas eu adiciono mais R$ 2.000,00 e compro uma moderna Samsung 49" linha 7.000 4K e ponto quântico ........ ou seja, nem vale a pena consertar ! Pior que a imagem dela ainda estava maravilhosa pois uso pouco !

adicionado 8 minutos depois
1 hora atrás, ViniciusKruz disse:

O livro desse cara é muito bom, aconselho a pesquisarem.

Pessoal, esse livro pode ser baixado grátis, direto da página do autor, só que tem de fazer cadastro, e um monte de encheção de saco ... claro que o autor fala que se você gostar pode pagar alguma coisa para ele !

Nesse caso, não considero ilegal indicar de onde pode ser baixado, se gostarem podem contribuir para o autor diretamente no site dele.

Achei ele aqui, prontinho para ser baixado, sem nenhuma encheção :

http://arduino-kit.ru/userfiles/image/Kolbans-Book-on-the-ESP8266-October-2015_b.pdf

Mas olha.... para vocês que estão acostumados com C e Arduíno, pode até parecer simples.... mas para mim é super-complicado kkkk !

Paulo

• Curtir 1
Postado

@aphawk  Outro dia quando você falou em detectar distância de raios, fiquei imaginando que haveria um detector de luz e um detector de som e calcularia a distância por estes dois fatores, mas cara isso aí está longe do que eu tinha pensado, que sensor interessante esse hein?!!

A propósito, a tv queimada, eu pago R$200 + o frete kkkkkk

adicionado 4 minutos depois

@aphawk  Eu não quis divulgar onde baixar porque não havia descoberto se ele era free, muitos locais que encontrei ele era pago, bem baratinho, mas pago. Que bom que é free, é um excelente material de estudos.

Postado

@ViniciusKruz ,

KKKKKK pois é .... a TV não queimou, queimou apenas a parte de entradas digitais. As analógicas ainda estão funcionando ( por enquanto )  ......

Agradeço a sua oferta, mas por ora vou declinar !

Sobre o sensor : passei dois dias inteiros sofrendo com ele, a documentação do fabricante é meio incompleta, e o pior é que muda sempre alguma coisa de revisão em revisão ! Fora que na minha placa do sensor, que eu comprei no início de 2015, tem um bug que impede ela de funcionar em I2C, tive de pesquisar 1 dia até achar o problema em um blog de um cara que sofreu também pacas, isso em 2014.... aí tive de pegar uma baita lupa de bancada, um estilete super fino, quebrar uma trilha, e fazer uma solda num dos pinos do CI até um capacitor SMD para resolver o bug. Tive de limar a ponta do meu ferro de solda, e demorei quase duas horas nesse procedimento todo.

Na atual revisão dessa placa, que é a versão 8, tudo está perfeito, sem erros, então pode comprar sem medo.

Eu estava usando o datasheet da versão 1.2 do fabricante do CI , e não estava conseguindo fazer a calibração dos osciladores internos, apenas a da ressonância da antena dava certo. Aí em desespero entrei no site do fabricante do CI, achei a documentação 1.4, e baixei, e não é que o bit que eles indicavam na versão 1.2 estava errado e foi trocado na 1.4 !!!

Depois, a saída de interrupção insistia em ficar em nível alto, e nunca baixava .... tive de ligar o osciloscópio nele, e capturar eventos até descobrir o que tava acontecendo.... o fabricante diz no datasheet que após o CI detectar alguma coisa, ele espera 1 segundo para fazer uma nova detecção, mas o meu não esperava nem 50 milissegundos ..... o que valeu foi que aprendi muito, e posso ajudar a quem quiser fazer o seu sem nenhuma dificuldade !

O que esse sensor é : um rádio receptor extremamente sensível, que pode ser sintonizado precisamente na ressonância, e pelo tipo de sinal recebido ele consegue distinguir ruído elétrico , distúrbios causados por aparelhos , e raios verdadeiros, sendo que ele consegue, analisando o espectro do sinal, calcular a que distância está a frente da tempestade de onde se originam os raios detectados ! É um baita dum DSP que faz isso.

O meu só funcionou direitinho agora de manhã, mas já pegou mais de 60 raios desde então !

Paulo

• Curtir 2
Postado
6 minutos atrás, aphawk disse:

Na atual revisão dessa placa, que é a versão 8, tudo está perfeito, sem erros, então pode comprar sem medo.

Ta vendo só, é o que eu acabei de falar, pra lançar alguma coisa comercialmente tem que morrer testando, nesse caso desse seu sensor, foi muita irresponsabilidade do fabricante, é bem provável que ele ta pagando o pato até hoje e é bem possível que o produto dele que tem um enorme potencial tenha caído em descrédito, você que é um expert sofreu, imagina quantos reles mortais não desistiram do produto por não conseguirem usar e pior, agora difamam o sensor. Impopularidade de um produto acaba com a carreira dele.

• Curtir 2
Postado
15 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

Ta vendo só, é o que eu acabei de falar, pra lançar alguma coisa comercialmente tem que morrer testando, nesse caso desse seu sensor, foi muita irresponsabilidade do fabricante, é bem provável que ele ta pagando o pato até hoje e é bem possível que o produto dele que tem um enorme potencial tenha caído em descrédito, você que é um expert sofreu, imagina quantos reles mortais não desistiram do produto por não conseguirem usar e pior, agora difamam o sensor. Impopularidade de um produto acaba com a carreira dele.

Você tem toda a razão !

O fabricante do CI vende um kit de desenvolvimento, que é um receptor de raios, com tudo programável, e um simulador de raios, para você ter como testar tudo !!!!!

Mas o custo é bem alto, mais de US$ 220 lá fora ! Então alguns resolveram vender o CI em um módulo, para facilitar pois é impossível soldar ele numa placa comum.

Já existiram 3 fabricantes de módulos com esse sensor, o primeiro de todos era na Índia, e o cara desistiu depois de só ter problemas.....

Hoje existem dois que eu saiba, esse que eu comprei tinha esse bug de hardware até a revisão 6 , que é a minha !

Se você pesquisar na Internet, vai ver que existem alguns projetos que o pessoal publica, mas quem monta quase nunca consegue fazer funcionar, muita gente reclama que o CI é surdo, que não funciona, e acaba falando mal do sensor.

Quem quer vender algo tem de testar muito, imaginar tudo que possa dar errado. 

No caso do meu módulo, desde o início foram descobertos dois bugs :

1 - O CI tem dois pinos para fazer o endereçamento, ele responde no endereço 00 configurável até 03, e para baratear o fabricante do módulo fabricou com endereço fixo 00.

Se usar comunicação SPI, funciona perfeitamente.

Mas se usar I2C, nesse endereço dá pau se tentar ler o registro de numero 0 do CI ! Isso é um bug do CI, que só foi reconhecido pelo fabricante quase um ano depois de lançado....

Então, os fabricantes do módulo resolveram mudar o endereço, colocando os dois pinos de endereçamento no VDD, nível alto, definindo o endereço 03, resolvendo esse problema ( mas apareceu outro ... )

2 - Esse CI funciona desde 3.3V até 5V. Só que no modo de 5V, tem de usar o regulador de tensão interno do CI, que gera a tensão de 3.3V . Essa configuração permite usar desde 3.3V até 5V sem mexer em nada.

Então, os fabricantes dos módulos montaram os módulos nessa configuração, mas mantiveram as duas entradas de endereçamento ligadas NA ENTRADA DE ALIMENTAÇÃO, que recebe os 5V ....

Então, quando você alimenta com 5V, que foi o meu caso, o CI fica maluco, pois entram 5V nos pinos de endereçamento, e isso faz o regulador interno entregar mais de 4V em vez de 3.3V, e o CI fica travado....

Isso só foi corrigido na versão 8 do módulo, que é a atual.

E eu tive de perder duas horas corrigindo isso no meu .....

E ainda temos problemas de documentação no datasheet do CI......

Por isso tudo que eu falo que agora posso ajudar a qualquer um que queira usar esse sensor ! Li dezenas de sites, li um monte de report de usuários com suas dificuldades e de vez em quando achava uma dica de problema no hardware !

Agora pouco comprei outro módulo, já na versão 8. Pretendo usar esse sensor em uma aplicação mais "maluca", com célula solar, bateria e tudo....

Paulo

• Curtir 1
Postado

Eu baixei e paguei pelo livro (nas duas edições), achei que ele merecia ser remunerado. Temos que valorizar pessoas como ele que fazem um bom livro e colocam na Internet para quem quiser baixar e quiser contribuir (caso ache bom e tenha consciência). Aprendi bastante estudando pelo livro "Kolbans Book on ESP8266", e ainda tenho muito a aprender.

• Curtir 4
Postado

@ViniciusKruz ,

Eu comprei apenas a plaquinha com o sensor, a mesma que eu postei a foto e o link. Cerca de US$ 35 com frete se não me engano.

O que custa esse absurdo de US$ 240 é isto aqui :

http://ams.com/eng/Support/Demoboards/Wireless-Connectivity/Wireless-Sensor-Connectivity/AS3935-Demo-Kit

Não sou tão louco assim também kkkkkk !

Estou guardando grana para atualizar meu Proteus.... não sei se vocês baixaram o ultimo demo dele, mas tem uma novidade incrível nele, um novo simulador para o Arduino, com uma linguagem própria, e tem até um simulador de GPS virtual, achei muito interessante, pena que não entendo nada dessa linguagem tipo Visual qqr coisa. Mesmo que eu atualize o meu, esse novo módulo é adicional, custo normal de cerca de US$ 500. 

Fora isso, tem bastante displays novos e alguns sensores adicionados também.

Sobre o livro, também concordo em comprar se ele é bem instrutivo. Eu faço a mesma coisa para cada atualização do ESP8266Basic que tenha novidades, é uma doação pequena, Us$ 5 de cada vez, mas já gastei Us$ 30 com isso.

Paulo

• Curtir 2
Postado

Olá pessoal, Feliz ano novo a todos...

Estive meio afastado, estava ocupado em um projeto com visual studio + pic + serial etc.. kkk pessoal lidando com wifi, tcp/ip, ethernet e eu com serial kkkkk enfim...

Mas tenho acompanhado tudo que esta sendo postado.. e sobre a tal da comercialização vou dar um pitaco..

Concordo com testes extremos tal.. mas na questão das homologações não muito, pois foi comentado aqui que para entrar em uma grande rede varejista necessitaria de tais homologações.. Bem, tenho ido muitas vezes na loja Leroy Merlin, pois é perto da casa da minha mãe e sempre vejo aqueles repelentes eletrônicos e controles remotos de ventilador (avulsos) por IR e RF  e em nenhum deles vi qualquer marcação de anatel ou aneel (sei que RF até 10mW nao necessita)... principalmente nos  repelentes que tem um aspecto bem fundo de quintal hehe..

Com a onde de combate ao mosquito maldito (lê-se aedes aegypti) deve ter vendido aos montes...

Acredito que não deva ser somente na loja daqui que está a venda, agora imagina a quantidade que o fabricante não vendeu?  Sendo que esse repelente foi um dos primeiros projetos que montei quando no começo da aventura no mundo da eletrônica via projetos de leitores de uma certa revista.

Agora como o fabricante fez pra entrar numa rede dessas eu nao sei.. o que me dizem???

abrs

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

Concordo com testes extremos tal.. mas na questão das homologações não muito, pois foi comentado aqui que para entrar em uma grande rede varejista necessitaria de tais homologações.. Bem, tenho ido muitas vezes na loja Leroy Merlin, pois é perto da casa da minha mãe e sempre vejo aqueles repelentes eletrônicos e controles remotos de ventilador (avulsos) por IR e RF  e em nenhum deles vi qualquer marcação de anatel ou aneel (sei que RF até 10mW nao necessita)... principalmente nos  repelentes que tem um aspecto bem fundo de quintal hehe..

Você mesmo já respondeu ..... IR não precisa de homologação, apenas o receptor precisa de homologação da Anael, mas normalmente o ventilador já é obrigado a ter essa homologação.

Sobre RF, se tiver menos de 10 mW não precisa de homologação, mas se a Anatel pedir, você será obrigado a fazer um teste "certificado" que prove que não atinge os 10 mW mesmo.....

O repelente de mosquito funciona por ultrasom, e se for ligador apenas por baterias, não precisa homologar. Mas se for ligado à rede de energia, a Anael pode exigir a homologação .

Na verdade, qualquer produto vendido ao consumidor que seja ligado na rede elétrica precisa de homologação. Mas ainda bem que é quase impossível pegar tudo o que existe nesse sentido. Ou seja, é contar com a sorte...

Uma dica boa é comprar uma fonte de parede, que tenha homologação, e usar em seu produto final, assim você se livra desse pepino. Só que em vez de a gente pagar R$ 5,00 , pagaremos R$ 35,00 .....

Detalhe para os navegantes :  homologar uma fontezinha dessas não é tão simples quanto parece.... o teste de emissão de RF pega quase todas, tem de fazer uma bela blindagem, usar pequenos indutores antes da saída dos fios, às vezes tem até de filtrar melhor a entrada de alimentação para evitar que a emissão de RF seja irradiada pelos fios de entrada e saída da fonte......

E para variar, já ví dois casos de fontes tipo POE usadas em produtos homologados nos USA pela FCC que não passaram aqui nos testes da Anael ........ mas pode ser que o fabricante da fonte tenha mandado para o Brasil uma versão mais barata, mantendo a caixa plástica com a homologação impressa , vai saber ..... eu acho isso ser a resposta mais provável.....

Paulo

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, aphawk disse:

O repelente de mosquito funciona por ultrasom, e se for ligador apenas por baterias, não precisa homologar. Mas se for ligado à rede de energia, a Anael pode exigir a homologação .

Bom não me lembro se é tomada ou bateria, quando for lá vou atentar.. Mas digamos que seja por AC, não me lembro de ter visto nenhum selo.. e nesse caso como entraram na rede de lojas..

Sobre o controle do ventilador, era vendido avulso e não acompanhado de um ventilador..

Edit:

No caso o repelente mesmo que por baterias, mas por trabalhar com ultrasom não deveria algum tipo de homologação por "emitir" ondas??

Postado

@rodrigocirilo ,

Bom, nem todo produto precisa ser certificado pelo Inmetro ( eu chamei erradamente de ANAEL kkk ).

Veja aqui a lista atual :

http://www.inmetro.gov.br/qualidade/rtepac/compulsorios.asp

Especial atenção aos itens 1 e 68 ( tudo usa isso ) , 128, e 141.

Uma fonte em tese pode ser feita usando conduítes e tomadas homologados, e assim você não precisa certificar ela para uso comum. Porém .....

Desde 2013 fontes de alimentação, conversores de energia, e carregadores de baterias precisam ser homologados pela Anatel .

Na verdade, foi uma proposta da Labre, alegando que qualquer tipo de fonte poderia emitir radiação eletromagnética, a qual foi aceita pelo comitê gestor......

Segue um link que achei aqui :

http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cctci/audiencias-publicas/2015/16-06-2015-ap-padronizacao-dos-carregadores-de-celulares/vitor-elisio-anatel

Complicado , não é ?

Sobre a ANATEL, até onde eu saiba, não existe homologação para equipamentos de controle remoto por IR, mas não dá a ideia para eles pelo amor de Deus KKKKK !

Paulo

• Curtir 2
Postado

O jeito e inventar um novo sistema de transferencia de informação, vou bolar um codigo morse movido a impulsos luminosos... Acho que inventando um campo novo não tem como os pulha tarifar.

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!