Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ESP8266 - A Pequena Maravilha para Comunicação WIFI


aphawk

Posts recomendados

@ViniciusKruz eu tentei salvar como INT, mas dava erro aqui:

 

String horario_verao = server.arg("txtHorario_Verao");

horario_verao.toInt(wifiConfig.horario_verao);

Dava erro no toInt, e não achei algo que poderia substituir.

 

Sobre a fonte, vi que é bem pequena! Ja que você usa e recomenda, irei comprar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Papibakigrafo disse:

String horario_verao = server.arg("txtHorario_Verao");

 

Tenta assim:

String horario_verao = server.arg("txtHorario_Verao");

//converte o valor do argumento recebido para inteiro:
int horario_int=horario_verao.toInt();

//agora grava na eeprom...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Fiz um tutorial como você sugeriu, esse é pra iniciante(como eu rerere):

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1206440-tutorial-esp8266-primeiros-passos-esp12-ide-arduíno/

 

Na medida do possível vamos ver se vai saindo outras coisinhas pra complementar.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniciusKruz ja tentei de todas as formas, não funciona =/

 

Deixei ele como char[10], ele grava na EEPROM como char mesmo.

 

Fiz um teste ontem. Mudei os valores e deixei positivo(2 ou 3). Salvei de teste o 2:

//ORIGINAL
int16_t utc = -3; //UTC -3:00 Brazil


//Se uso:
int16_t utc = atoi(wifiConfig.horario_verao)
//ele me retorna 0

//Se uso:
int16_t utc = int(wifiConfig.horario_verao)
//ele me retorna 14306 (algo assim)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Papibakigrafo Estive estudando a coisa aqui e a forma como você está fazendo não está errada, o que acontece é que para a conversão funcionar, você precisa primeiro passar a string recebida para o padrão em C.

 

Faça assim:

 

String variavel_recebe_argumento;
int string2int;

variavel_recebe_argumento= server.arg("ARGUMENTO");

string2int=atoi( variavel_recebe_argumento.c_str());

 

O ".c_str()" é uma função que faz a conversão do valor atual da string passando ela para o padrão da linguagem C.

 

Testa aí e depois me fala.

 

Tinha um erro e corrigi...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm

Attempting MQTT connection...failed, rc=-2 try again in 5 seconds

 

-------------

Pesquisei em fóruns americanos e disseram que isso e falha de conexão... Mas o mesmo código que usei segunda funcionou e ontem ficou com essa *abestaiagem*, gostei do aREST não, talvez o plano pago seja outra história, mas o free deixa a desejar. E pagar por esse serviço para o meu caso seria algo desnecessário, faria no máximo pelo tcc de minha faculdade e olhe lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou vendo aqui que há vários brokers MQTT gratuitos. Eles devem servir aos menos para testes. Vou experimentá-los. Presumo que a codificação manter-se-á praticamente a mesma, quando fazendo uso de bibliotecas cliente prontas. Afinal, essa é talvez a principal vantagem de se optar por um protocolo padrão. Dê uma olhada, por exemplo, nesta (1) e nesta (2) e nesta (3) lista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@lucianolcoa , há os planos gratuitos. Mas atenção para as quotas!

 

E há os programas para se levantar a própria instância.

 

MQTT é um protocolo de transporte, um padrão que usa outro chamado PubSub. Essas coisas são "rodas prontas", para facilitar a vida da pessoa. O uso mais frouxo terá seu custo. Prefiro sempre procurar as boas práticas. É o caso.

 

MQTT está naturalmente em alta porque é boa engenharia. Hoje cedo, entre os primeiros e-mails que recebi estava a divulgação para o mais novo artigo do Random Nerd Tutorials.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucianolcoa  Você ja fez uma pesquisa para ver se não há produtos semelhantes ao que você quer lançar, para tirar ideias e noções de valores...

 

Fiz uma pesquisa rápida aqui no ML e olha isso:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-763163219-interruptor-inteligente-wifi-automaco-residencialcom-_JM

 

Não sei que tipo de modulo que o cara usa,, ou se é algo importado... veja nas caracteristicas, ele vai no lugar do interruptor "analógico hehe"  então pode-se acionar pelo botão ou remoto..

 

 

Olha esse outro que achei:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-793402774-interruptor-wifi-itead-controle-p-celularcasa-inteligente-_JM

 

seria algo parecido com isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Realmente. Vejamos se eu entendi. Sem um RTC eu precisarei consultar o NTP toda vez que quiser a referência de tempo, não é? Não há como (sem gambiarra perigosa) basear-se em ciclos de clock?

 

Update

 

Citação

O ESP tem apenas um contador de tempo que é zerado sempre que a alimentação é cortada.

 

Fonte: Data e hora no ESP8266 com NTP

 

Isso pode vir a ser suficiente para o meu caso no EspWOL. Se é que vou mesmo colocar nele um requisito que exija referência de tempo. Acho que não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm São hipoteses, não sei se me aventuraria a adaptar horario.Sei que isso vai me dar dor de cabeça, pois se for seguir a logica do botão de estado inicial, senhas de acesso, aumentar a struct,rs.Mas se eu não deixar o produto o mais atrativo possivel ninguem se interessará em compra-lo, ou se o fizer, será por um valor baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal finalmente consegui. Achei uma solução de protocolo mqtt que finalmente me satisfez e acabou de uma vez por todas com a "frescurite".

 

A@alexandre.mbm Se voce for mexer com isso, por favor me permita indicar o melhor caminho, pelo menos o que me satisfez mais...

 

http://www.blynk.cc/

 

Um código simples e um app bastante útil. Até onde eu vi so funciona pelo cel, mas ja dou por satisfeito,se funcionasse via pc, melhor ainda, mas vou fuçar um pouco mais.

 

adicionado 3 minutos depois

@alexandre.mbm  Quanto aos ciclos de clock não é lá muito confiável, ele perde a precisão com o passar do tempo. Por isso que o pessoal sempre usa o danado do rtc. Os mais t***does usam um dns que em 1 mes atrasa no máximo 1 segundo. Agora pra voce fazer isso na "unha" sem precisar do modulo é complicado, pois voce teria que implementar vários tratamentos de erros p compensar os desvios do clock. Teria que ser um sujeito com o conhecimento no mínimo do intrudera p fazer isso, mas impossível não eah.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@lucianolcoa , estou tendo sucesso com CloudMQTT + phpMQTT. Mas por enquanto são apenas testes.

 

Pelo que entendi, o Blynk oferece uma biblioteca para Arduino, não para ESP8266.

 

Update

 

@lucianolcoa, acabo de achar "uma pérola em duas", sobre esse Blynk:

 

 

 

Mas por esses vídeo eu não pude perceber como aplicar o Blynk ao EspWOL. Vou dar uma olhada. Talvez eu não sirva ao meu caso de uso. Parece mais um "controle remoto" customizável.

 

Update 2

 

@lucianolcoa, olhei a documentação. Infelizmente não parece mesmo que eu precise do Blynk. Ele seria um bom controle remoto e leitor do hardware, mas eu não estou precisando dessas funcionalidades. Eu preciso de programar uma lógica bem simples de mensagem, sem me amarrar a uma tecnologia "relativamente fechada" em seu modus operandi "pós mensagem". Já sei algumas formas de fazer. Estou tranquilo em começar com CloudMQTT, que na verdade é uma instância do Mosquitto. Mas muito obrigado! Sua intenção foi muito boa e todos nós ganhamos com a referência que você fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!