Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montar transmissor e receptor RF


Fenix D'agua

Posts recomendados

Bom dia,

 

Gostaria da ajuda de vocês para montar dois circuitos: Um para transmitir e um para receber o sinal por RF.

O meu projeto de montar isso tem por objetivo ser didático, portanto teria que ser simples e de preferência com peças fáceis de encontrar. Meu conhecimento em eletrônica é bem básico mas como estou ainda no ciclo básico da Eng Controle e Automação queria ir praticando para aprender mais de eletrônica.

 

Andei olhando alguns esquemas mas a maior parte era usando algum tipo de modulo (já pronto, tipo os de conectar no arduino ou Pi) e os outros eram em inglês e peguei um mas não tinham aqui o CI que usavam para o TX.

 

Portanto venho perguntar a vocês se tinham como me indicar um esquema simples e didático de preferência com (se usar) CI's comuns, pode ser sem CI também.

 

 

Grato pela Atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja este:

http://eletronicaedownloads.blogspot.com.br/2011/08/receptor-de-radio-super-regenerativo-da.html

 

Mesmo este aí, não é tão simples de fazer funcionar.

Você vai ter que estudar bastante. 


Já que o transmissor é mais simples de fazer funcionar, veja um receptor:

http://www.vk2zay.net/article/195

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu possuo um esquema em mãos, na verdade alguns, tenho o mesmo propósito que o seu, didático, mas estou tendo sérias dificuldades em entender de fato o circuito. A parte mais básica até entendo, mas queria ajuda para entender o que e porque é cara circuito que compõe o todo.

HDYrWkw.jpgrkXkDQb.png

Será que alguém pode me ajudar com o entendimento do mesmo? Desde ja obrigado e boa sorte  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu possuo um esquema em mãos, na verdade alguns, tenho o mesmo propósito que o seu, didático, mas estou tendo sérias dificuldades em entender de fato o circuito. A parte mais básica até entendo, mas queria ajuda para entender o que e porque é cara circuito que compõe o todo.

HDYrWkw.jpgrkXkDQb.png

Será que alguém pode me ajudar com o entendimento do mesmo? Desde ja obrigado e boa sorte  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MUITO interessante esse esquema do vídeo, porém, notei que quando a saída, que mais parece entrada, não está conduzindo eletricidade a alimentação joga energia diretamente na antena, isso não causará a transmissão de chiado de estática nesse período de tempo?

 

EDIT*

Essa representação gráfica apresentada no vídeo é feita em algum programa que permite simular a corrente? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MUITO interessante esse esquema do vídeo, porém, notei que quando a saída, que mais parece entrada, não está conduzindo eletricidade a alimentação joga energia diretamente na antena, isso não causará a transmissão de chiado de estática nesse período de tempo?

 

EDIT*

Essa representação gráfica apresentada no vídeo é feita em algum programa que permite simular a corrente? 

A representação se não me engano é de um site que simula circuitos.

 

Como você pretende transmitir radiofrequência sem jogar energia na antena? rsrsrs. É meio incoerente isso né? Já que ondas eletromagnéticas é um tipo de energia.

 

A radiofrequência consiste em uma corrente alternada que circula na antena. 

No caso de um transmissor de FM de 108Mhz, a corrente alternada tem freqüência de 108000000Hz. 

 

As antenas de transmissão padrão comercial costumam ter impedância de 50 Ohms.

Podem ter várias impedâncias. Mas 50 Ohms é mais comum. 

 

A tirar por isso, se você quer 5 watts de transmissão, vai circular uma corrente de 0,318 amperes na antena, com uma tensão de 15.9V. Claro em no caso de uma emissora de 108Mhz, a freqüência da corrente vai ser esta.

 

Logo:

15.9V vezes 0.318 amperes = 5 watts de radiofrequência.

 

 

O forno de microondas que você tem em casa, produz na faixa de 800 watts de radiofrequência. E com uma freqüência da ordem de 3 Giga. 

Freqüência incrível e potência incrível. 

Mais incrível ainda é que transistor não é pário para isto. Quem produz esta freqüência e potência lá no microondas é uma válvula termoiônica. Tecnologia dos anos 40. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei um site que simula circuitos, tentei montar para ver o funcionamento, mas o mesmo não funcionou :/

Segue o link para o site com o projeto que não está funcionando. Print do circuito:

R7r5m1X.png

 

Como este circuito é um oscilador, há diversas tensões possíveis sobre os componentes, que satisfazem o circuito. O simulador não sabe que é um oscilador.

É costume se colocar valores iniciais em um ou dois componentes, para que a simulação tenha um ponto de partida. Por exemplo informe que a condição inicial do capacitor de 22pF seja 10V, ou que a corrente inicial no indutor seja de 1A.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia,

 

Gostaria da ajuda de vocês para montar dois circuitos: Um para transmitir e um para receber o sinal por RF.

O meu projeto de montar isso tem por objetivo ser didático, portanto teria que ser simples e de preferência com peças fáceis de encontrar. Meu conhecimento em eletrônica é bem básico mas como estou ainda no ciclo básico da Eng Controle e Automação queria ir praticando para aprender mais de eletrônica.

 

Andei olhando alguns esquemas mas a maior parte era usando algum tipo de modulo (já pronto, tipo os de conectar no arduino ou Pi) e os outros eram em inglês e peguei um mas não tinham aqui o CI que usavam para o TX.

 

Portanto venho perguntar a vocês se tinham como me indicar um esquema simples e didático de preferência com (se usar) CI's comuns, pode ser sem CI também.

 

 

Grato pela Atenção!

Esta parte (em negrito) é a mais fácil.

Trata-se do codificador que vai na parte da transmissão. Pode ser um HT12E.

AQUI você verá muitos detalhes sobre os codificadores e decodificadores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!