Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há pouco tempo entrei no ramo de conserto de Receptores Digitais, e sempre é efetuado gravações,atualizações nas memórias Eeprom, só que sempre olho aquilo e são apenas códigos Hexadecimais, onde certos aparelhos existem "proteções". Queria saber se existe alguma forma para  "entender" certos códigos e poder modifica-los.

Gostaria de iniciar meus estudos em programação e descobri o Assembly, seria a linguagem correta para eu começar? Apenas encontro programação mais focado em Microcontroladores, seria a mesma base?

Existe algum livro,curso para assembly? Pois o conteúdo na Internet me parece ser meio pobre(desculpa se estiver falando errado pois sou leigo no assunto)

Agradeço a compreensão e obrigado desde já.

Postado

Basicamente esses códigos hexadecimais serão convertidos em números binários ao serem gravados na eeprom, esses números podem ser dados ou instruções (opcodes), que são códigos binários que instruem o processador a fazer algo... isso esta intimamente ligado ao hardware a que se programa, e a arquitetura da CPU utilizada no receptor.

Pra começar a programar pensando em sistemas embarcados, como esse receptor por exemplo, seria melhor aprender C, se quiser aprender assembly e fazer as coisas do modo mais hard, uma faculdade de engenharia da computação seria um bom começo...

Para modificar um código desses, você teria que ter no minimo conhecimento na arquitetura usada no aparelho, ARM e MIPS são as mais comuns; além de um bom conhecimento com disassembly, que basicamente são programas que transformam  de volta esse código hexadecimal em código C podendo então trabalhar mais confortavelmente no código C...

Conhecimento em inglês também é imprescindível, pois boa parte das informações desse assunto estão em fóruns e paginas gringas...

• Membro VIP
Postado

Basicamente esses códigos hexadecimais serão convertidos em números binários ao serem gravados na eeprom, esses números podem ser dados ou instruções (opcodes), que são códigos binários que instruem o processador a fazer algo... isso esta intimamente ligado ao hardware a que se programa, e a arquitetura da CPU utilizada no receptor.

Pra começar a programar pensando em sistemas embarcados, como esse receptor por exemplo, seria melhor aprender C, se quiser aprender assembly e fazer as coisas do modo mais hard, uma faculdade de engenharia da computação seria um bom começo...

Para modificar um código desses, você teria que ter no minimo conhecimento na arquitetura usada no aparelho, ARM e MIPS são as mais comuns; além de um bom conhecimento com disassembly, que basicamente são programas que transformam  de volta esse código hexadecimal em código C podendo então trabalhar mais confortavelmente no código C...

Conhecimento em inglês também é imprescindível, pois boa parte das informações desse assunto estão em fóruns e paginas gringas...

@F4b10

OPCODES são os códigos executáveis. Jamais uma memória volátil ou não, como EEPROMS armazenam opcodes, somente dados.

• Membro VIP
Postado

um disassembly como o próprio nome diz, transforma um codigo binário num linguagem assembly exclusiva de um mc qualquer. Bom pelo menos os que acho que conheço (pic disassember)

Bom, acho que você deve começar estudando sobre portas e circuitos lógicos, operações com binários, hexadecimais que é a matemática do âmago dos computadores e mc´s

• Membro VIP
Postado

@Isadora Ferraz

O post pra quem?

"

ara modificar um código desses, você teria que ter no minimo conhecimento na arquitetura usada no aparelho, ARM e MIPS são as mais comuns; além de um bom conhecimento com disassembly

Um bom disassembler

Já seria o suficiente pra eu ficar discutindo com você .

Mas tenho mais o que fazer.

... você teria que ter no minimo conhecimento na arquitetura usada no aparelho, ARM e MIPS são as mais comuns

Fala aí os mais comuns ARM e ... MIPS 

Mega Instrctions Per Seconds

Arquitura RISC ou  CISC?

• Membro VIP
Postado

amigo @_xyko_ é pra quem interessar possa. Perdoe mas não gosto muito de "citar" . No caso foi uma observação às letras do amigo @F4b10 que mencionou uma estranha conversão direta de hex para c. Se isso existir, perdão mas não conheço... senti-vos a vontade em me orientar

Na sequencia, uma dica pro autor do tópico dar alguns passos introdutórios na matemática binohexabooleana (inventei isso agora) do submnudo dos mc´s.

A propósito, alguém já usou algo de octal um dia na vida prática? (na escola não vale). Se sim, onde, como, porquê cargas dágua? Era imprescindível? perguntas que não me calam...

e cara.. pega leve. Olha o coração...e com o coração.

Postado

amigo @_xyko_ é pra quem interessar possa. Perdoe mas não gosto muito de "citar" . No caso foi uma observação às letras do amigo @F4b10 que mencionou uma estranha conversão direta de hex para c. Se isso existir, perdão mas não conheço... senti-vos a vontade em me orientar

Na sequencia, uma dica pro autor do tópico dar alguns passos introdutórios na matemática binohexabooleana (inventei isso agora) do submnudo dos mc´s.

A propósito, alguém já usou algo de octal um dia na vida prática? (na escola não vale). Se sim, onde, como, porquê cargas dágua? Era imprescindível? perguntas que não me calam...

e cara.. pega leve. Olha o coração...e com o coração.

Bom a ideia era usar um disassembler e algum programa para transformar o código fonte assembly em C, algo como um decompliler

https://www.hex-rays.com/products/decompiler/

Eu não havia lido muito a respeito, mas parece que esse tipo de programa gera um código de baixa qualidade...

@Isadora Ferraz

O post pra quem?

"

ara modificar um código desses, você teria que ter no minimo conhecimento na arquitetura usada no aparelho, ARM e MIPS são as mais comuns; além de um bom conhecimento com disassembly

Um bom disassembler

Já seria o suficiente pra eu ficar discutindo com você .

Mas tenho mais o que fazer.

... você teria que ter no minimo conhecimento na arquitetura usada no aparelho, ARM e MIPS são as mais comuns

Fala aí os mais comuns ARM e ... MIPS 

Mega Instrctions Per Seconds

Arquitura RISC ou  CISC?

Falha minha em relação ao nome, mas em relação a MIPS, em arquitetura de computação significa:

Microprocessor without interlocked pipeline stages e é usada em diversos CPUs, um caso bastante famoso foram a CPU VR4300 do Nintendo 64...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_MIPS

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Bacana @F4b10 ! Só tenho dúvida se esta ideia é válida pro amigo autor do tópico visto que ele "Há pouco tempo entrei no ramo de conserto de Receptores Digitais..." e "leigo no assunto..." ou seja ele está na mamadeira e você quer alimentá-lo com churrasco de costela bem passado ! rs

A dica é boa pra um hacker ou cracker ou pra alguma engenharia reversa qualquer. De toda a forma tem seu valor sim!! Eu (eu) curti!

• Membro VIP
Postado

@F4b10

Vamos começar corrigindo aqui: disassembler 

Vai Decodificar ou Dicodificar?

Não leve a mal, mas apenas uma letra errada num programa é o suficiente para que ele não funcione.

Tá vendo a DEfereça ?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!