Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há pouco tempo entrei no ramo de conserto de Receptores Digitais, e sempre é efetuado gravações,atualizações nas memórias Eeprom, só que sempre olho aquilo e são apenas códigos Hexadecimais, onde certos aparelhos existem "proteções". Queria saber se existe alguma forma para  "entender" certos códigos e poder modifica-los.

Gostaria de iniciar meus estudos em programação e descobri o Assembly, seria a linguagem correta para eu começar? Apenas encontro programação mais focado em Microcontroladores, seria a mesma base?

Existe algum livro,curso para assembly? Pois o conteúdo na Internet me parece ser meio pobre(desculpa se estiver falando errado pois sou leigo no assunto)

Agradeço a compreensão e obrigado desde já.

Postado

Basicamente esses códigos hexadecimais serão convertidos em números binários ao serem gravados na eeprom, esses números podem ser dados ou instruções (opcodes), que são códigos binários que instruem o processador a fazer algo... isso esta intimamente ligado ao hardware a que se programa, e a arquitetura da CPU utilizada no receptor.

Pra começar a programar pensando em sistemas embarcados, como esse receptor por exemplo, seria melhor aprender C, se quiser aprender assembly e fazer as coisas do modo mais hard, uma faculdade de engenharia da computação seria um bom começo...

Para modificar um código desses, você teria que ter no minimo conhecimento na arquitetura usada no aparelho, ARM e MIPS são as mais comuns; além de um bom conhecimento com disassembly, que basicamente são programas que transformam  de volta esse código hexadecimal em código C podendo então trabalhar mais confortavelmente no código C...

Conhecimento em inglês também é imprescindível, pois boa parte das informações desse assunto estão em fóruns e paginas gringas...

• Membro VIP
Postado