Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
alexandre.mbm

RESOLVIDO Perguntas do "pacman -Syu"

Recommended Posts

No Arch Linux a forma correta de atualizar programas é sempre atualizar tudo:

$ sudo pacman -Syu[sudo] senha para ***::: Sincronizando a base de dados de pacotes... core está atualizado extra                                            1806,2 KiB  1548K/s 00:01 [###########################################] 100% community                                           2,9 MiB  1928K/s 00:02 [###########################################] 100% archlinuxfr está atualizado:: Iniciando atualização completa do sistema...:: Substituir dnsutils por extra/bind-tools? [S/n] n:: Substituir eclipse por extra/eclipse-java? [S/n] n:: Substituir libcl por extra/ocl-icd? [S/n] n n:: Substituir eclipse por extra/eclipse-java? [S/n] n:: Substituir libcl por extra/ocl-icd? [S/n] n

Que eu saiba ,não existe outra forma suportada e segura.

 

Agora, o que está me incomodando é ter de responder a essas últimas perguntas que vemos acima. Por isso eu venho agora a fórum querendo três coisas:

  1. Qual é a implicação de cada resposta?
  2. Quais pacotes são melhores?
  3. Tem como configurar a resposta previamente, para não precisar responder cada pergunta manualmente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
No Arch Linux a forma correta de atualizar programas é sempre atualizar tudo

De um modo geral sim, mas se você souber que algum pacote está bugado (coisa rara no Arch) você pode usar o arquivo '/etc/pacman.conf' para ignorar tal pacote.

 

Que eu saiba ,não existe outra forma suportada e segura

Existe sim, como falei acima. Mais detalhes na Wiki page do pacman.

 

Qual é a implicação de cada resposta?

Nenhuma, os pacotes que precisam ser substituidos não existem mais e fazem parte de outros pacotes. Exemplo disso é o que aconteceu na transição do KDE 4 para KDE 5, alguns pacotes mudaram de repositório e depois todos foram eliminados completamente.

 

Quais pacotes são melhores?

Os últimos, os que você precisa atualizar. Eles sempre vão ter melhor integração com o sistema.

 

Tem como configurar a resposta previamente, para não precisar responder cada pergunta manualmente?

Sim. Um comando bem simples e útil é o "man programa", comando esse que abre o manual do programa e que cada usuário Arch deveria usar antes de perguntar em fóruns hehehehe :)

 

Nesse seu caso, "man pacman". Lá você encontra:

 

--noconfirm

           Bypass any and all “Are you sure?” messages. It’s not a good

           idea to do this unless you want to run pacman from a script.

LEMBRANDO: O Arch é uma distro rolling-release a de tempos em tempos você precisa responder perguntas sérias, tais quais podem danificar seu sistema caso você as responda erradamente, como no caso da mudança de /lib para /usr/lib.

 

Eu não recomendo utilizar o comando acima. Em vez de fazer o que é mais fácil, é melhor ir na página do Arch e ver quai foram as mudanças que ocorreram e ver se intervenção manual é necessária.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, se você ir no site e ver que tem um título "Manual intervention required" então seria bom dar uma bela lida pois muito provavelmente você vai ter que colar os comandos que eles te derem. O bom do Arch é isso, mesmo tendo só 30 desenvolvedores eles conseguem fazer um sistema super estável que quase nunca quebra e é muito bem testado (contrario do Debian, por exemplo heheheh). Ainda por cima, eles te dão os comandos necessários, exemplo: https://www.archlinux.org/news/java-users-manual-intervention-required-before-upgrade/

 

Em 3 anos que uso Arch, nunca precisei fazer isso. Mas é sempre bom ficar de olho no site deles pois vai que agora é a hora? :)

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×