Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV 42LG80FD


Ir à solução Resolvido por eletroalemao,

Posts recomendados

"Saudações eletrônicas" meus amigos técnicos!

 

Estou de manutenir um televisor LG (42LG80FD) de 42 polegadas e LCD. O defeito é que a TV não aceita os comandos do controle remoto, porém ao apertar os botões do controle o LED azul pisca, isso significa que ela está recebendo os comandos, só não está executando. E também no próprio painel dela não funcionam os comandos de trocar de canais e aumentar e diminuir volume. Enquanto os botões de menus e ligar e desligar funcionam. Mais uma coisa, ela fica abrindo e fechando menus sozinha.

 

Eu já troquei a placa do painel e a placa que capta os comandos e envia para a placa principal (aquela do LED), mais o problema persiste. Detalhe logo na primeira vez que abri a TV fiz uma preventiva geral, desconectei e reconectei todos os cabos e conectores, usei o limpa contatos e a TV funcionou. Mas depois de uns minutos ela voltou a abrir os menus e a não aceitar comandos do controle novamente. No dia seguinte troquei as duas placas citadas acima, no entanto o mesmo aconteceu, funcionou por uns minutos e depois voltou a apresentar o defeito. Estou suspeitando da placa principal, porém não acredito que seja necessário comprar uma nova.

 

 

Peço encarecidamente aos colegas que ajudem mais este técnico novato na área da manutenção eletrônica.

 

 

Desde já agredeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Já presenciei isso ocorrer (em Tvs de Tubo), uma ou outra era problema no processador, mas a maioria era excesso de ripple na alimentação do processador.

Como é mais simples verificar isso, já substitua os capacitores de filtro da tensão de Stand-By e de alimentação do processador que deve ser as de 3,3V e 5V...

Se não resolver, pode ser o processador ruim... (Tem que trocar a placa principal completa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

No manual de serviços dela não vem o esquema da fonte, qualquer defeito nela, é para troca-la completa!...

Você terá que sair testando as tensões com um multímetro ou com um osciloscópio...


PS: Mesmo porque o seu defeito ai pode não ser a fonte e sim a placa principal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Olá meu amigo Bcpetronzio!

 

Desculpe a demora para postar a resposta quanto ao defeito do televisor, mas tive uns imprevistos e só agora consegui ter tempo.

 

Bom... no meu retorno ao cliente eu percebi que a placa principal estava muito oxidada na face que fica para baixo. Então Peguei o álcool isopropílico e tentei tirar o máximo de oxidação que eu pude. No final um pouco de limpa contatos e resolvi liga-la. E o aparelho funcionou, o defeito não apareceu, mas minutos depois os menus de "info" abriram por um instante. Sugeri ao cliente para manter o aparelho ligado o máximo de tempo possível, para esquenta-lo, e que se o defeito persistisse deveria comprar uma placa principal nova, pois aquela já tinha sido prejudicada pela oxidação. Até agora o cliente não ligou dizendo que o defeito apareceu.

 

E assim termina o mistério... Muito obrigado meu amigo pelo apoio. Até mais!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!