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Impressora LaserJet M175A ligado no 220v


Gil_AS

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Olá amigos.... Estou com uma impressora HP M175A que foi ligada no 220v e torrou a fonte secundária, aquela maior. Pesquisando na net e aqui no forum encontrei alguns casos semelhantes, sendo possivel identificar o ci osciador dessa fonte.

 

Nosso chegado Bcpetronzio:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/863136-resolvido-placa-fonte-da-impressora-hp-cp1515/

 

E o outro fórum:

http://eletronicabr.com/impressoras-e-copiadoras/8/laserjet-m175a-ligada-em-220v/24913/

 

Como aqui no fórum não tem nenhum tópico para essa impressora resolvi criar um. Bem o problema é que troquei os componentes que se danificaram, no caso o MOSFET que faz o chaveamento (Q101), o ci oscilador FA5571 (IC101), o fusivel da fonte menor (FU801), a ponte retificadora (DA101), um resistor que tem valor bem baixo 0,3 homs (R106) e um diodo (D104), até então era para resolver o problema, pois testei os componentes tanto smd quanto os normais que ficam no primário da fonte e estavam bons, mais quando liguei para testar queimou o fusível da parte menor novamente (FU801), o MOSFET (Q101) e aparentemente o oscilador (IC101). Se for trocado esses tres componentes eles queimam novamente.    :/

 

Testei o sinal no gate do MOSFET e me parece que ele fica setado como nivel logico alto, o problema é que não tenho um osciloscópio para saber se está oscilando e outra coisa, no VCC do FA5571 está chegando 32v e no datasheet diz que o maximo é 28v. Bem agora não sei o que fazer, pensei em trocar o diodo da trilha do VCC desse ci por um zener de 24v mais não sei se pode alterar alguma coisa nos valores de saida do secundário, na verdade não sei nem se vai funcionar a fonte.   ^^

 

Ainda não tenho muita experiencia com fontes chaveadas e venho buscar um pouco de sabedoria com os parceiros do forum, se alguém ja tiver passado por uma dessas me dá um help por favor.

 

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Isso pode não te ajudar diretamente mas tente publicar o esquema elétrico. Facilita a vida dos eventuais ajudantes de bom coração que passam a ter uma visão mais ampla.

 

Isso pode te ajudar mas não da maneira que pensas... você pode "ver" um sinal ac de nível lógico com um capacitor (+1 resistor) em série com dois leds em antiparalelo: uma montagem minimalista quase extrema. A teoria: o capacitor não deixa passar 0 ou 1 somente 0 e 1 ou seja, a transição. Chuto 2 leds vermelhos (verde nunca) de altíssimo brilho, 1 cap 1uF e um R 10K em série. Com isso você pode ver se seu oscilador está ok se os leds acenderem. Claro você pode melhorar com transistor, ampop e tal mas distancia-se do minimalismo.

 

Isso pode te ajudar um pouco mais... Teste todos os diodos e resistores de potência principalmente o que fazem parte do circuito do snubber (lembrando que não vi o circuito)

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Isso pode não te ajudar diretamente mas tente publicar o esquema elétrico. Facilita a vida dos eventuais ajudantes de bom coração que passam a ter uma visão mais ampla.

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Isso pode te ajudar um pouco mais... Teste todos os diodos e resistores de potência principalmente o que fazem parte do circuito do snubber (lembrando que não vi o circuito)

Olá Isadora Ferraz, infelizmente não tenho o esquema dessa placa, mais posso colocar umas fotos para ajudar.

 

 

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Isso pode te ajudar mas não da maneira que pensas... você pode "ver" um sinal ac de nível lógico com um capacitor (+1 resistor) em série com dois leds em antiparalelo: uma montagem minimalista quase extrema. A teoria: o capacitor não deixa passar 0 ou 1 somente 0 e 1 ou seja, a transição. Chuto 2 leds vermelhos (verde nunca) de altíssimo brilho, 1 cap 1uF e um R 10K em série. Com isso você pode ver se seu oscilador está ok se os leds acenderem. Claro você pode melhorar com transistor, ampop e tal mas distancia-se do minimalismo...

Obrigado pela dica, vou tentar dessa forma, ja tinha testado antes mais so com o resitor e os leds, so que liga um dos leds, o outro que está invertido não liga. A questão é que não sei se está oscilando, porque se tiver setado como nivel logico alto apenas, pode ser o motivo de estourar o fusivel e o MOSFET, então se for isso tenho outro problema, saber o porque o oscilador está se comportando dessa maneira e como ainda sou principiante com fontes chaveadas vou sofrer até descobrir. :confused:

 

 

@Gil_AS Esse diodo que você diz estar na trilha do VCC do CI FA5571, é na linha do pino 6 (VCC) ou na linha do pino 8 (Start)...

Olá Bcpetronzio, sim o diodo D105 que está na trilha do VCC do CI FA5571 pino 6 que é um diodo normal, pois no pino 8 tem dois zeners regulando 40v nesse pino e de acordo com o datasheet ele suporta até 500v. A dúvida que tenho nesse ponto é quanto a tensão do VCC, não tenho outra fonte para testar e ja troquei esse oscilador, mais todo MOSFET que coloco na posição Q101 que é para chavear queima fechando curto e estoura o fusivel da placa menor. Ainda não entendi porque o oscilador seta o MOSFET para entrar com potencia maxima a ponto de queimar o mesmo e o fusível. Ah sim e quando medi a tensão no gate do MOSFET em relação ao drain tenho o valor de 165v e sem falar que o CI oscilador esquenta quando ligo a fonte sem o MOSFET.

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  • 3 anos depois...
  • Coordenador
2 horas atrás, Gustavo Bouret disse:

Poxa que legal saber, no meu tempo capacitor eram de placas paralelas com um Dielétrico entre elas, normalmente um óleo isolante, agora tão usando ácido? Muda tudo.

Sim @Gustavo Bouret, os capacitores eletrolíticos não possuem óleo entre os dielétricos! 

""O capacitor eletrolítico internamente é composto por duas folhas de alumínio, separadas por uma camada de óxido de alumínio, enroladas e embebidas em um eletrólito líquido (composto predominantemente de ácido bórico ou borato de sódio).""

Fonte da informação:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Capacitor_eletrolítico

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  • 4 meses depois...

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