Ir ao conteúdo

Proteção contra alimentação Invertida

Ir à solução Resolvido por Nao Sei,

Posts recomendados

Postado

Quais seriam as melhores maneira para protege circuito contra alimentação invertida,com pouca que de tensão e sem fusível?

Até agora eu acho que com mosfet fica bom,porém quase não achei circuito na internet,apesar de bem fácil.

ba65af21a74545069ac5fdb82f8bf60d.png

Postado

Coloque um diodo de junção ou Schottky em série com a fonte de tensão. O terminal + da fonte seria ligado ao anodo do diodo e o terminal - ao catodo.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Postado

Coloque um diodo de junção ou Schottky em série com a fonte de tensão. O terminal + da fonte seria ligado ao anodo do diodo e o terminal - ao catodo.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Eu não coloquei corrente que querio,seria 10A. Com 10A a queda de tensão daria uns 0.4v,perdendo 4w de potencia,utilizado num encapsulamento to-220,sem dissipador(60°c/W),aumentaria uns 240°c em relação a temperatura ambiente,com um dissipador razoável(15°c/W) ficaria uns 60°c acima da temperatura ambiente.

resistor em série e diodo em antiparalelo com o circuito

eu também...

Seria igual a imagem abaixo(resistência em vez de um fusível)?Neste caso teria um perda grande de potencia no resistor quando ligado corretamente,mesmo sendo um valor pequeno.E sem o resistor necessitaria de um fusivel para não queimar o diodo em caso de alimentação invertida,e o objetivo seria que quando ligar invertido,não precisa-se trocar na nada.(Poderia se um fusivel ptc,contudo o tempo dele para ativar é muito grande,não sei se o diodo suportaria tanto tempo)

5OonQQJ.png

• Membro VIP
Postado

o 12v e 10A apareceu agora. você pode colocar um mosfet que se polariza com a correta polaridade da alimentação. Ou um relé + 1 diodo na bobina. (mais fácil de visualizar mentalmente o desenho.. ...to sem papel e lapis pra desenhar) . Coloque um led pra avisar que está invertido

Tem algo contra conectores polarizados?

• Curtir 1
Postado

o 12v e 10A apareceu agora. você pode colocar um mosfet que se polariza com a correta polaridade da alimentação. Ou um relé + 1 diodo na bobina. (mais fácil de visualizar mentalmente o desenho.. ...to sem papel e lapis pra desenhar) . Coloque um led pra avisar que está invertido

Tem algo contra conectores polarizados?

Sim,a corrente só estava na imagem,esqueci de dizer. O relé foi uma das primeiras coisas que pensei,só que eu nunca utilizei na pratica.

Contudo tenho mais restrições ainda:

• Placa de circuito impresso
  • A corrente vai variar muito rápido,pois aciona o motor dc por pwm.
  • Tem comunicação via RF(parece que relé gera interferência)

Será que isto seriam problema?

• Membro VIP
Postado

Os 3 itens não têm relação com o título do tópico

Melhor você postar o circuito, como e por quem vai ser utilizado, como vai ser ligado na fonte - bateria - e tal. Na maioria das aplicações um conector ou terminal polarizado

resolve a parada.

Postado

Os 3 itens não têm relação com o título do tópico

Melhor você postar o circuito, como e por quem vai ser utilizado, como vai ser ligado na fonte - bateria - e tal. Na maioria das aplicações um conector ou terminal polarizado

resolve a parada.

Então,não especifiquei bem.Conector ou terminal não resolveria o problema,pois ligaria numa bateria,e provavelmente um hora o usuário ligaria errado.

Na verdade só quério algumas ideias novas de como protege e se com mosfet é confiável,pela pouca literatura que achei na internet para esta aplicação.

Mais obrigado pelas dicas.

Postado

Utilize uma ponte retificadora. Usando CC na entrada, terá uma queda de tensão de 1,4v (0,7 em cada diodo), a saída vai manter sempre a polaridade correta, mesmo invertendo a polaridade na entrada.

ponte-retificadora.gif

• Obrigado 1
  • 3 semanas depois...
Postado

Veja essa simulacao no proteus! a chave simula a inversão da polaridade! O mosfet pode ser de acordo com a carga!

post-788506-0-05181100-1448564366_thumb.

• Solução
Postado

Veja essa simulacao no proteus! a chave simula a inversão da polaridade! O mosfet pode ser de acordo com a carga!

Fiz com mosfet mesmo,esquecir de colocar como resolvido o topico. Na verdade fiz um ponte utilizado mosfet do tipo N e P,aguentou 10A,só tipo P que esquentou um pouco(sem dissipador).

• Amei 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...