Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção contra alimentação Invertida


Nao Sei
Ir à solução Resolvido por Nao Sei,

Posts recomendados

Coloque um diodo de junção ou Schottky em série com a fonte de tensão. O terminal + da fonte seria ligado ao anodo do diodo e o terminal - ao catodo.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Eu não coloquei corrente que querio,seria 10A. Com 10A a queda de tensão daria uns 0.4v,perdendo 4w de potencia,utilizado num encapsulamento to-220,sem dissipador(60°c/W),aumentaria uns 240°c em relação a temperatura ambiente,com um dissipador razoável(15°c/W) ficaria uns 60°c acima da temperatura ambiente.

 

 

resistor em série e diodo em antiparalelo com o circuito

 

eu também...

Seria igual a imagem abaixo(resistência em vez de um fusível)?Neste caso teria um perda grande de potencia no resistor quando ligado corretamente,mesmo sendo um valor pequeno.E sem o resistor necessitaria de um fusivel para não queimar o diodo em caso de alimentação invertida,e o objetivo seria que quando ligar invertido,não precisa-se trocar na nada.(Poderia se um fusivel ptc,contudo o tempo dele para ativar é muito grande,não sei se o diodo suportaria tanto tempo)

5OonQQJ.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o 12v e 10A apareceu agora. você pode colocar um mosfet que se polariza com a correta polaridade da alimentação. Ou um relé + 1 diodo na bobina. (mais fácil de visualizar mentalmente o desenho.. ...to sem papel e lapis pra desenhar) . Coloque um led pra avisar que está invertido

 

Tem algo contra conectores polarizados?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o 12v e 10A apareceu agora. você pode colocar um mosfet que se polariza com a correta polaridade da alimentação. Ou um relé + 1 diodo na bobina. (mais fácil de visualizar mentalmente o desenho.. ...to sem papel e lapis pra desenhar) . Coloque um led pra avisar que está invertido

 

Tem algo contra conectores polarizados?

Sim,a corrente só estava na imagem,esqueci de dizer. O relé foi uma das primeiras coisas que pensei,só que eu nunca utilizei na pratica.

Contudo tenho mais restrições ainda:

  • Placa de circuito impresso
  • A corrente vai variar muito rápido,pois aciona o motor dc por pwm.
  • Tem comunicação via RF(parece que relé gera interferência)

Será que isto seriam problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 3 itens não têm relação com o título do tópico

Melhor você postar o circuito, como e por quem vai ser utilizado, como vai ser ligado na fonte - bateria - e tal. Na maioria das aplicações um conector ou terminal polarizado

resolve a parada.

Então,não especifiquei bem.Conector ou terminal não resolveria o problema,pois ligaria numa bateria,e provavelmente um hora o usuário ligaria errado.

Na verdade só quério algumas ideias novas de como protege e se com mosfet é confiável,pela pouca literatura que achei na internet para esta aplicação.

Mais obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Solução

Veja essa simulacao no proteus! a chave simula a inversão da polaridade! O mosfet pode ser de acordo com a carga!

Fiz com mosfet mesmo,esquecir de colocar como resolvido o topico. Na verdade fiz um ponte utilizado mosfet do tipo N e P,aguentou 10A,só tipo P que esquentou um pouco(sem dissipador).

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!