Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Visitante

Fonte 3A

Posts recomendados

Visitante

Ai meu povo boa tarde,

Esse forum aqui e bakana sempre leio coisas interessantes!

Queria fazer o seguinte:

Esse circuito é uma fonte de 15V 3A com 3 reguladores 7809 de 1A cada um! Gostaria de saber se tem como implementar um selecionador automático na saída desse jeito: até 1A acionava um 7809; de 1 a 2A acionava dois 7809 e de 2 a 3A acionava os tres reguladores! O sensor sentiria a carga aumentando a corrente e acionaria os reguladores! Se alguém tiver algum circuito, alguma ideia será bem vinda!

Ou então seria melhor fazer um booster de corrente com um transistor? Sugestões, ideias e críticas (por favor não desçam o pau)! 

post-788506-0-15638600-1447779438_thumb.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai meu povo boa tarde,

Esse forum aqui e bakana sempre leio coisas interessantes!

Queria fazer o seguinte:

Esse circuito é uma fonte de 15V 3A com 3 reguladores 7809 de 1A cada um! Gostaria de saber se tem como implementar um selecionador automático na saída desse jeito: até 1A acionava um 7809; de 1 a 2A acionava dois 7809 e de 2 a 3A acionava os tres reguladores! O sensor sentiria a carga aumentando a corrente e acionaria os reguladores! Se alguém tiver algum circuito, alguma ideia será bem vinda!

Ou então seria melhor fazer um booster de corrente com um transistor? Sugestões, ideias e críticas (por favor não desçam o pau)! 

Afinal essa fonte é de 15 ou 9 volts ?

Esse 7809 é regulador positivo de 9 volts mais no tópico você fala que essa fonte é de 15 volts ?

O melhor ai seria apenas um regulador mais um transistor.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    19
    Visitante

Essa fonte de 15V na entrada é um transformador 15V 3A! ai vou fazer com saida 9V maximo de 3A! Então mano tu acha melhor fazer um booster com transistor ??

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    19
    Visitante

Correto madame! E ai que tu acha do meu circuito: o booster ou algo mais complexo?

Compartilhar este post

Link para o post

Soluções existem dezenas com certeza. Eu colocaria um CI LM350 e ajustaria de modo fixo ou disponibilizaria o ajuste para que o operador ajustasse, nos 9 Volts com até 3A desejados:

O circuito é o mais simples imaginável e completamente a prova de curto, sobreaquecimento e com certificado de ter sido projetado pelos mais experientes engenheiros.. Na verdade o CI é quase "idiot Proof"

Veja ai o custo: http://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=lm350

Veja ai, na figura 14, o típico circuito, com um mínimo de peças:  https://www.fairchildsemi.com/datasheets/LM/LM350.pdf

Se não achares o LM350 até podes usar o LM338, pouco mais caro: http://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=lm338

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    19
    Visitante

tu es o cara mesmo faller!!!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    19
    Visitante

se esta se referindo ao LM338 versao TO-3 é kro mesmo meu kro faller! mas prefiro trabalhar com TO-220 mais compacto e o dissipador é menor! 

Compartilhar este post

Link para o post

se esta se referindo ao LM338 versao TO-3 é kro mesmo meu kro faller! mas prefiro trabalhar com TO-220 mais compacto e o dissipador é menor! 

Dissipador... Esse é o primeiro grande equívoco ao se montar esse tipo de fonte linear.. Pensar que só porque o CI tem invólucro TO220 ele pode ser colocado em um dissipador menor quando é justo ao contrário, por necessidade de dissipação.. Se arrefecer pouco o CI vai entrar em proteção térmica e a tensão cai a zero ou quase isso..

Mas vá em frente, de modo bem dimensionado tanto p LM317 quanto o LM338 invólucro TO220 podem chegar a um mesmo resultado dependendo da topologia usada.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    19
    Visitante

eu quis dizer menor com relação ao dissipador do TO-3! 

Compartilhar este post

Link para o post

eu quis dizer menor com relação ao dissipador do TO-3! 

Eu também!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  •    19
    Visitante

faller tu es o cara meu velho!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!