Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Preciso de um capacitor styroflex, mas não estou conseguindo achar, no esquema que vou montar pede que seja um capacitor 10nF com precisão de 1% ou 2%, o mais proximo disso, caso não se tenha o de styroflex.

Qual capacitor substituiria bem um styroflex e que tem essa precisão que eu possa adquirir?

Postado

@marcelo.br,

Nenhum .... vai ter de procurar o Styroflex mesmo, e se não encontrar, procure no Ebay, eu já comprei alguns valores lá ....

Paulo

Ainda são fabricados? 

Você encontra isso em sucata de TV antiga. 

De repente se tiver oportunidade de ir num lixão eletrônico......

Inclusive nestes lixos eletrônicos se acha é coisa. É um tipo de paraíso. 

http://zorktronics.blogspot.com.br/2011/06/osciloscopio-telequipment-d67-como.html

Postado

@albert_emule,

Sim, ainda são fabricados, mas em pouco volume, e seu preço é bem mais caro que os outros. Eu uso alguns de 1% apenas para aferir os meus medidores de capacitância.

Mas, em qualidade, não existe até hoje nenhuma tecnologia de capacitores que ao menos chegue perto dos Styroflex ! A linearidade é muito superior em uma ampla gama de frequências, e quase não sofrem ação do tempo e da umidade !

Basta notar que comercialmente são usados apenas nos produtos top de linha em hi-fi profissional e em equipamentos de laboratório.

O famoso super pré-amplificador publicado na Elektor, faz uns dois ou 3 anos, que é projeto do gurú Douglas Self, faz uso abundante desses capacitores, por recomendação do próprio autor. E por causa disso, o custo para se montar esse pré-amplificador chega na casa de US$ 700,00 já considerando a placa PCB da própria Elektor. Desse total, mais de US$ 200 são devidos aos capacitores Styroflex !

Outro detalhe, eles são fabricados em várias preçisões diferentes .... existem de 1%, 2.5% , 5%, 10% e de 20% ..... então se achar alguns em velhas placas de desmanche, a maior chance é que são de 10 a 20% de tolerância.

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Avá! 200$ só de capacitor?!! Só se for pra ouvir música dos anjos e olhe lá. E meu bolso tá nem, aí pros meus ouvidos kk. (quem aliás tem um zumbido constante.. sério)

Bom, desconheço a aplicação do amigo autor mas me lembro que numa aplicação pra determinado filtro do século passado, tinha que medir e escolher o capacitor antes de montar. Era PM mesmo. Mas em outra realmente tinha que ser styroflex devido à variação extrema de temperatura. Ainda tenho alguns... quer comprar? U$10/nf kk...

• Curtir 1
Postado

@Isadora Ferraz,

kkkkkkkk você deve ter uma lojinha no Brás prá cobrar esses valores né ???

Sobre variação com a temperatura, aí é outra coisa ... existem alguns cerâmicos do tipo NPO, que são bem mais estáveis que os Styroflex.... são usados nos aparelhos de radio-amadores .....

Eu pessoalmente também acho um exagero usar Styrofelx só por causa da sua "linearidade" ... e duvido que exista alguém que perceba a diferença só de ouvir !

http://www.learningaboutelectronics.com/Articles/What-is-a-NPO-ceramic-capacitor

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

De fato Paulão. NP0 é + estável mas nem tanto preciso. Se o amigo autor dissesse a aplicação talvez pudessemos lhe dar + pitacos...

abç

Postado

Bom, a aplicação p esses styroflex é essa aqui:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3150.0

Quem quiser baixar para ver o esquema do LCF Meter é só clicar no link "Aqui está".

Na lista de componentes fala que pode até usar capacitor comum mas eu prefiro seguir a receita do jeito que tá para ter maior precisão, usando o styroflex mesmo.

No ebay achei um lote de 20 styroflex da siemens, exatamente os 10nF que preciso e 63V. O problema é que são 28 dilmas nisso para usar só um. fora o frete..

Postado

@marcelo.br,

Nesse caso, lembre-se de que a precisão de suas medidas será igual à precisão de seu capacitor. Se achar capacitor com 5%, já está bom para o uso do dia a dia.

Realmente, não são só os 28 reais.... todo o projeto completo passa fácil de R$ 100,00 , não é ?

Se for para montar esse aparelho, cujo projeto é bem antigo e ultrapassado, eu não faria nenhuma montagem, e iria comprar este produto aqui no Ebay :

http://www.ebay.com/itm/Mega328-Transistor-Tester-Diode-Triode-Capacitance-ESR-Meter-MOS-PNP-NPN-L-C-R-/171301738120?hash=item27e2611688:g:YTQAAOxylpNTTVxm

Com um pouquinho de sorte, se chegar sem ter de pagar impostos, vai te custar cerca de R$ 54,00 , mede 10 vezes mais coisas que o projeto que voce está procurando montar, e tem uma precisão melhor do que 5% ( para falar a verdade, depende do circuito utilizado, eu tenho um modelo mais antigo que me dá 2% de precisão ... ), terá muito mais utilidades para voce, e já vem prontinho .....  Se tiver azar e ser taxado, aí sim vai te custar no total uns R$ 95,00 , mas este semestre está passando mais fácil, de mais de 30 compras que fiz com valor declarado entre US$ 7 e US$ 15 , só fui taxado em 3 delas !!!!!  

Tudo bem que vai te tirar o prazer de montar, mas é um baita dum instrumento num preço de um multímetro chinês vagabundo.... !

Paulo

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

Permita-me.. pra aquela aplicação do meu primo não compensa investir no styroflex. Não vi o video nem esquema mas se tiver mc envolvido "basta" fazer alguns ajustes no sw. Uma alternativa é ter algum valor padrão pra comparar "ao vivo" o tempo todo. Mas eu (eu) iria de @aphawk mesmo

• Curtir 1
Postado

Paulo valeu pelo link, bacana esse medidor. vi lá no anuncio que mede bastante coisa, mas eu queira algo que meça frequencia, pena que pelo que eu vi lá ele não tem essa função.

queria algo simples que meça pelo menos indutância e frequência, na verdade eu queria adquirir um osciloscopio , mas não estou podendo, por isso estou partindo para algo simples por enquanto só para quebrar o galho.

no ebay tem algum medidor que tenha essas duas funções?

• 3 semanas depois...
Postado

Bom, acabou que eu resolvi montar esse projetinho mesmo.

vai ficar tudo por uns 90,00, já tinha comprado metade do projeto, então é melhor terminar.

Mas quem conhece um medidor que tem tudo, varias funçoes, é só postar.

Postado

@_xyko_ , será que essa mudança não iria alterar a precisão de funcionamento?

mas se caso não houver problema nisso, como eu faço para saber qual valor de resistor usar e quais resistores alterar para pôr os cap C5A, C5B, C6A e C6B como 18nF? como entender isso?

Dizendo de passagem, legal essa nova forma de Mencionar no forum, um botão próprio!

• Membro VIP
Postado

Penso que como C5a / C5b  e C6a e C6b estão em paralelo, e ambas as associações formam 2 capacitores de 20nF. Com 1 cap. de 18nF, 10% para menos, e ajuste no trimpot pode dar certo. Se o que importa é a estabilidade dos capacitores, pode resolver.

Mas só tentando. Afinal, se tem ajuste do oscilador, o programa deve se ajustar.

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, _xyko_ disse:

Penso que como C5a / C5b  e C6a e C6b estão em paralelo, e ambas as associações formam 2 capacitores de 20nF. Com 1 cap. de 18nF, 10% para menos, e ajuste no trimpot pode dar certo. Se o que importa é a estabilidade dos capacitores, pode resolver.

Mas só tentando. Afinal, se tem ajuste do oscilador, o programa deve se ajustar.

No tutorial fala que é possivel fazer um ajuste se o valor das peças for diferente das do projeto, então pode ser que dê certo.

se  eu usar o 18nf qual valor de resistor e quais resistores eu posso mudar? ou eu vou ter que mexer só no trimpot e mais nada?

tem dois trimpots o de ajuste oscilador e o de contraste, você falal para ajustar o de ajuste oscilador?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!