Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

No caso do Dota 2, não importa o Pentium ter maior performance single core, já que o FX-4300, mesmo sendo inferior nesse ponto, já tem performance mais que suficiente para segurar uma R7 260X nesse jogo.

Além disso, caso o colega resolvesse rodar jogos modernos e com maior dependência do processador, não teria a performance de sua placa de vídeo limitada com o FX-4300, o que aconteceria com o Pentium. Seria uma escolha mais viável em teoria, mas acredito que não compense devido aos motivos anteriormente citados.

Na verdade não, não adianta só o processador ser suficiente para não dar gargalo, um processador com performance single-thread maior faz mais diferença sim! Olha a comparação entre clocks de processador e desempenho de processadores Intel vs AMD mesmo em jogos que usam todos os núcleos (ou seja, consegue aproveitar o máximo que os processadores AMD conseguem oferecer). Mesmo que a diferença seja de 5-10 FPS, ainda será alguma coisa.

• Coordenador
Postado

Na verdade não, não adianta só o processador ser suficiente para não dar gargalo, um processador com performance single-thread maior faz mais diferença sim! Olha a comparação entre clocks de processador e desempenho de processadores Intel vs AMD mesmo em jogos que usam todos os núcleos (ou seja, consegue aproveitar o máximo que os processadores AMD conseguem oferecer). Mesmo que a diferença seja de 5-10 FPS, ainda será alguma coisa.

Em nenhum momento eu disse que a performance single-core superior no geral não faz diferença. Se assim fosse, o FX-8350 seria o melhor processador do Mundo. Mas, no caso de jogos leves como Dota 2, realmente não faz diferença. Dota 2 é um jogo muito leve. O FX-4300 possui sim desempenho single core menor que o Pentium Gxxx mas, nesse caso, já é mais que suficiente para o jogo. Os núcleos trabalharão com folga. O desempenho estará limitado à placa de vídeo. Não haverá diferença entre eles.

Em jogos mais modernos e pesados como Battlefield 4 e GTA V, o ganho de desempenho pela performance single core superior no Pentium é insignificante perto do gargalo gerado pela falta de núcleos. Enquanto um FX-4300 consegue suportar bem placas mais avançadas, o Pentium já gargala uma GTX 750 nesses jogos. Por essas e outras, digo que o FX-4300 é, sem dúvidas, melhor escolha de processador para jogos que um Pentium Gxxx. Em um ou outro caso em que o FX venha a perder, será consideravelmente por pouco e contornável. Já o gargalo que o Pentium vai gerar pela falta de núcleos em boa parte dos jogos modernos mais pesados, algo que tende a piorar com próximos lançamentos, é bem impactante.

E usar todos os núcleos de um processador não significa usar tudo o que ele tem a oferecer. Arquitetura, conjunto de instruções... São tantas diferenças. E o quanto realmente se consegue extrair desse uso depende da boa vontade da produtora do software em fazer otimização específica. E, quando ocorre uma diferença de desempenho mesmo com o uso de todos os núcleos, isso pode ser normalmente chamado de gargalo: é gargalo porque a performance single-core de um não é suficiente para manter a performance do conjunto, o que é facilmente visível pela vantagem que um outro tenha levado. O gargalo não ocorre só em sua essência total, mas também tem suas particularidades no nível do que se quer executar.

Obs.: minhas considerações sobre custo x benefício continuam as mesmas dos comentários anteriores. E, no caso de emuladores (como o Dolphin), o Pentium é a melhor opção com vantagem.

Postado

Em nenhum momento eu disse que a performance single-core superior no geral não faz diferença. Se assim fosse, o FX-8350 seria o melhor processador do Mundo. Mas, no caso de jogos leves como Dota 2, realmente não faz diferença. Dota 2 é um jogo muito leve. O FX-4300 possui sim desempenho single core menor que o Pentium Gxxx mas, nesse caso, já é mais que suficiente para o jogo. Os núcleos trabalharão com folga. O desempenho estará limitado à placa de vídeo. Não haverá diferença entre eles.

Em jogos mais modernos e pesados como Battlefield 4 e GTA V, o ganho de desempenho pela performance single core superior no Pentium é insignificante perto do gargalo gerado pela falta de núcleos. Enquanto um FX-4300 consegue suportar bem placas mais avançadas, o Pentium já gargala uma GTX 750 nesses jogos. Por essas e outras, digo que o FX-4300 é, sem dúvidas, melhor escolha de processador para jogos que um Pentium Gxxx. Em um ou outro caso em que o FX venha a perder, será consideravelmente por pouco e contornável. Já o gargalo que o Pentium vai gerar pela falta de núcleos em boa parte dos jogos modernos mais pesados, algo que tende a piorar com próximos lançamentos, é bem impactante.

E usar todos os núcleos de um processador não significa usar tudo o que ele tem a oferecer. Arquitetura, conjunto de instruções... São tantas diferenças. E o quanto realmente se consegue extrair desse uso depende da boa vontade da produtora do software em fazer otimização específica. E, quando ocorre uma diferença de desempenho mesmo com o uso de todos os núcleos, isso pode ser normalmente chamado de gargalo: é gargalo porque a performance single-core de um não é suficiente para manter a performance do conjunto, o que é facilmente visível pela vantagem que um outro tenha levado. O gargalo não ocorre só em sua essência total, mas também tem suas particularidades no nível do que se quer executar.

Obs.: minhas considerações sobre custo x benefício continuam as mesmas dos comentários anteriores. E, no caso de emuladores (como o Dolphin), o Pentium é a melhor opção com vantagem.

What? Desde quando FX-8350 tem bom desempenho single-thread? NENHUM processador AMD supera um Intel no Single-Thread, independente de ter 4, 6, 8, 10...100 núcleos. Não é porque ele tem 4.0Ghz que é melhor, a arquitetura Intel é muito superior.

Obs: em nenhum momento falei de jogos novos, apenas me referi ao Dota 2, disse que nesse jogo o Pentium seria superior.

• Coordenador
Postado

What? Desde quando FX-8350 tem bom desempenho single-thread? NENHUM processador AMD supera um Intel no Single-Thread, independente de ter 4, 6, 8, 10...100 núcleos. Não é porque ele tem 4.0Ghz que é melhor, a arquitetura Intel é muito superior.

Você leu o que eu escrevi? Leia de novo.

• Coordenador
Postado

Me diz agora se faz ou não diferença melhor desempenho single-thread:

CPU.png

O resultado me surpreendeu. Mesmo. Mas mais no sentido de que achei que o jogo era mais leve. Ainda gostaria de ver um FX-4300 contra um Pentium G3xxx. Acredito que não haveria diferença. Ou que o FX venceria, já que parece que o jogo usa muito bem mais de dois núcleos...

Desempenho single thread fez diferença sim, mais do que eu esperava... E o número de núcleos está claramente importando também.

Obs: em nenhum momento falei de jogos novos, apenas me referi ao Dota 2, disse que nesse jogo o Pentium seria superior.

Em um comentário você disse "além do processador ser inferior". Isso dá ideia de generalização.

@Snaipent

Apenas ressaltando também, para o autor do Tópico: em nenhum momento eu disse que não vale a pena comprar o Pentium ou que vale a pena comprar o FX-4300.

O Pentium é um ótimo processador para jogos quando se quer economizar. E o FX-4300, na minha opinião, não compensa, já que o preço dele é bem próximo de processadores superiores e porque detesto a ideia de usar placa-mãe "bomba gambiarra" com chipset 760G.

• Curtir 1
Postado

O resultado me surpreendeu. Mesmo. Mas mais no sentido de que achei que o jogo era mais leve. Ainda gostaria de ver um FX-4300 contra um Pentium G3xxx. Acredito que não haveria diferença. Ou que o FX venceria, já que parece que o jogo usa muito bem mais de dois núcleos...

Desempenho single thread fez diferença sim, mais do que eu esperava... E o número de núcleos está claramente importando também.

Em um comentário você disse "além do processador ser inferior". Isso dá ideia de generalização.

Me expressei mal, desculpe.

Eu digo que single-thread faz diferença por experiência própria, quando troquei meu Celeron E3300 para o Core 2 Duo E8400, mesmo em jogos como NFSU2, onde o Celeron estava bem acima dos requisitos, o C2D me proporcionou FPS mais altos e quedas muito menos impactantes por ter um clock mais alto e arquitetura mais nova, consequentemente melhor desempenho single-thread. Com Celeron tinha média de 80 FPS com máximas acima de 100 FPS e mínima por volta de 30-40 FPS, com o E8400 a média de FPS ficava sempre acima de 100 FPS  quase nunca abaixo disso.

Só para completar: O DirectX tenta se livrar exatamente dessa dependência do thread principal e trazer um melhor aproveitamento de todos os núcleos do processador.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Eu digo que single-thread faz diferença por experiência própria, quando troquei meu Celeron E3300 para o Core 2 Duo E8400, mesmo em jogos como NFSU2, onde o Celeron estava bem acima dos requisitos, o C2D me proporcionou FPS mais altos e quedas muito menos impactantes por ter um clock mais alto e arquitetura mais nova, consequentemente melhor desempenho single-thread. Com Celeron tinha média de 80 FPS com máximas acima de 100 FPS e mínima por volta de 30-40 FPS, com o E8400 a média de FPS ficava sempre acima de 100 FPS  quase nunca abaixo disso.

Mas os jogos dessa época também não possuíam alguma otimização para uso de mais núcleos (ou sequer havia alguma popularidade de processadores de três ou quatro ou x núcleos, de qualquer forma). Era tudo na base do single core ou dual core, não?

E eu disse que single-thread não fazia diferença apenas para o caso de Dota 2. E eu estava errado, porque achei que o jogo era bem mais leve do que é. Sei que é extremamente importante, mas creio que também dependa da otimização do produto (boa vontade da produtora, que deveria fazer mais por obrigação) para uso de mais núcleos e como isso contrabalanceia a falha no single core.

Postado

Muito bom, tópico rendendo discussões produtivas !

O dota passou por uma troca de engine recente (Source 1 para Source 2). O intuito da Valve foi deixar o jogo mais leve, estou pesquisando quais foram as reais vantagens da troca de engine. A tendência é a engine utilizar o maior número de núcleos, certo? 

Postado

Mas os jogos dessa época também não possuíam alguma otimização para uso de mais núcleos (ou sequer havia alguma popularidade de processadores de três ou quatro ou x núcleos, de qualquer forma). Era tudo na base do single core ou dual core, não?

E eu disse que single-thread não fazia diferença apenas para o caso de Dota 2. E eu estava errado, porque achei que o jogo era bem mais leve do que é. Sei que é extremamente importante, mas creio que também dependa da otimização do produto (boa vontade da produtora, que deveria fazer mais por obrigação) para uso de mais núcleos e como isso contrabalanceia a falha no single core.

É, talvez seja isso. Mas eu também reparei diferença em outros jogos, nada tão grandes. Vou realmente comprovar depois que fizer mais testes no meu novo i5 em jogos que o C2D rodava tranquilo.

Muito bom, tópico rendendo discussões produtivas !

O dota passou por uma troca de engine recente (Source 1 para Source 2). O intuito da Valve foi deixar o jogo mais leve, estou pesquisando quais foram as reais vantagens da troca de engine. A tendência é a engine utilizar o maior número de núcleos, certo? 

Provavelmente sim, mas para realmente aproveitar-se de 4 núcleos ou mais, exigiria gráficos e física muito avançados, o que talvez mudaria totalmente a essência do jogo.

Só corrigindo, eu quis dizer DirectX 12

Só para completar: O DirectX tenta se livrar exatamente dessa dependência do thread principal e trazer um melhor aproveitamento de todos os núcleos do processador.
Postado

Comprei a seguinte config:

Box Processador Pentium Dual Core G3250 3.2GHz LGA1150 Intel

Placa Mãe Intel H81 LGA1150 H81M-C/BR ASUS

Fonte 430W CX430 CP-9020046-WW CORSAIR

Placa de Vídeo Pcyes AMD Radeon R7 360 Hammer OC Edition 2GB GDDR5 PCI-Express 3.0

Memória 8GB (1x8GB) DDR3 1600MHz Fury White HX316C10FW/8 HyperX

SSD 120GB 2,5" SATA III SSD7CS1111-120-RB PNY

HD Seagate 500gb

Gabinete Gamer Mid Tower Wolf com Janela PCYES

To com 1 pendrive bootavel pra windows 8.1 pro, posso instalar primeiro o ssd, instalar o windows nele e posteriormente instalo o HD ou nao? Se eu instalar os 2 na BIOS eu consigo instalar o windows no SSD?

Grato.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

So dando o feedback:

Comprei o pentium g3250 e a r7 360 e to rodando dota 2 e CS:GO com tudo no full, filtros 8x e 16x no software da AMD, pc rodando liso. O pentium me surpreendeu, agora vou testar em outros jogos. Valeu !

Postado

De experiência própria.

Um i3-3220 + GTX 750ti roda DotA2 no fullHD (1920x1080) com todas as opções gráficas (incluindo v-sync) ativadas sem apresentar nenhum gargalo. Sem a GTX750ti eu tinha que deixar os gráficos no medium e desativar algumas opções.

Antes eu tinha um i7-750 + 9500GT e era medium pra baixo e dependendo da situação eu tinha um delay de 1 a 5 segundos.

Meu primo tem um note com i5-2450m + 4 GB de RAM e roda no medium normalmente (segundo ele, após a atualização reborn o jogo ficou mais leve e ele pode ativar algumas opções que deixam os gráficos mais bonitos).

Só passei aqui para ajudar o pessoal na hora de montar o PC :P

ps: sobre o balão da informática.... tenho 2 amigos que compraram peças na semana após a black frauday e a loja diz que as mercadoria já estão na cidade deles (1 moram em Mato Grosso e outro em Tocantins) mas se recusa a fornecer o código de rastreio.... ou seja, se derem sorte eles recebem o produto só em janeiro.

Postado

@Matheus Nassif  Gastei 2.500 com gabinete, fonte e ssd.

Mas me arrependi, deveria ter pego esse kit Kit Asus H61 M-a/br Hdmi + Core I5 3470 3.6 Ghz + 8gb Hyperx - R$ 1.248,45 no MercadoLivre. E ter comprado uma VGA mais forte, tipo uma r7 370 4gb ou gtx 960 gb.

Mas o pentium 3250+r7 360 ta rodando dota2 e csgo com tudo no full. Estou muito satisfeito. Mas em poder de processamento esse kit acima é muito superior.

• Curtir 1
Postado

Eu comprei o pc todo na mega mamute e eu mesmo montei.

Pentium g3250

Ssd pny 120gb

Cx 430w

hyperx 8gb 1600mhz

gabinete pcyes wolf

mobo h81m c/br

R7 360 2gb

Tudo de la

Postado

Desculpa ressucitar o topico mas creio que minha dúvida nao mereça um topico exclusivo. Queria saber se minha r7 360 suporta overclock. No driver da AMD consigo aumentar o GPU clock, Power Limit e Memory Clock porém nao sei o quanto posso aumentar sem estragar a vida útil dela.

Se alguem souber de um topico que explique isso agradeço !

• Coordenador
Postado
8 minutos atrás, Snaipent disse:

Desculpa ressucitar o topico mas creio que minha dúvida nao mereça um topico exclusivo. Queria saber se minha r7 360 suporta overclock. No driver da AMD consigo aumentar o GPU clock, Power Limit e Memory Clock porém nao sei o quanto posso aumentar sem estragar a vida útil dela.

Se alguem souber de um topico que explique isso agradeço !

Sim, você pode fazer overclock nessa placa. Há uma área do Fórum destinada a isso.

Pra ser sincero, eu não faria. Não vejo motivos, já que a placa segura muito bem seus jogos.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!