Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,  bem eu tenho um x 360 e sempre jogo bf4 nele e eu sempre achei q o jogo rodava com 60 de fps mas pelo q eu pesquisei só roda há 30 e eu sempre jogo no ps4 do meu amigo ( 60 fps) e nunca percebia a diferença só sei agora porque eu pesquisei, sem falar q tem vários jogos q rodam a 20-25 fps no meu note e eu não acho tão desconfortável como falam, tô começando a achar q essa diferença é boato, o que vocês acham ?

Postado

Testa jogar cs go em 30 fps ou menos e depois 60 fps ou mais pra você notar a grande diferença na fluidez 

Assista um vlog normal depois um em 60fps no youtube

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

A diferença pra mim é que quando ocorrem queda de frame @60fps o jogo ainda fica "jogável", já quando ocorre @30fps, fica com bastante "lag" ou trava tudo...

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

No meu ponto de vista sim.  de 30 para 60fps há diferença notável sim... Lembrando que para que um jogo seja considerado "jogável" deve no mínimo 30fps.. abaixo disso o jogo pode apresentar stutter(engasgamento), lags(atrasos)

Agora acima de 60 fps não tem uma diferença  notável.. até porque os olhos humanos só conseguem perceber 60 fps e nada mais...  

No caso dos jogos de shooter estilo BF dentre outros..  a maioria prefere acima de 60.. mas gráficamente eles não vão enxergar diferenças...  o que podem sentir é fluidez e aceleração... uma vez joguei CS com 230fps  na minha opinião ficou não jogável de tão rápido que ficou.. parecia o epsxe configurado para sem limites de frames.. uns robozinhos ... rsrs

Postado

Cara,  eu juro q se fosse o teste cego eu não conseguiria diferenciar, Serio mesmo.

Coloque a velocidade do vídeo em 0.5, ou preste atenção na zebra da pista, vai notar que enquanto em 60 FPS está fluído, em 30 FPS você sente um certo travamento. Se sua placa de vídeo não for muito boa também você não verá 60 FPS nesse vídeo.

No meu ponto de vista sim.  de 30 para 60fps há diferença notável sim... Lembrando que para que um jogo seja considerado "jogável" deve no mínimo 30fps.. abaixo disso o jogo pode apresentar stutter(engasgamento), lags(atrasos)

Agora acima de 60 fps não tem uma diferença  notável.. até porque os olhos humanos só conseguem perceber 60 fps e nada mais...  

No caso dos jogos de shooter estilo BF dentre outros..  a maioria prefere acima de 60.. mas gráficamente eles não vão enxergar diferenças...  o que podem sentir é fluidez e aceleração... uma vez joguei CS com 230fps  na minha opinião ficou não jogável de tão rápido que ficou.. parecia o epsxe configurado para sem limites de frames.. uns robozinhos ... rsrs

Geralmente não tem diferença pois a maioria dos monitores comuns são de apenas 60Hz, com um monitor com maior frequência, talvez seja possível notar diferença.

• Moderador
Postado

@GuilhermeGB

Pode ser.. mas já joguei num monitor com 85Hz.. sinceramente eu achei até meio incômodo pro meu olho.. a ponto de fazer lacrimejar de vez em quando.. 

Acho que frequencia maior só é legal mesmo se for usar o esterioscópio da nvidia..( oculos 3d) mas isso só se o monitor for de 120Hz.

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado

30 FPS = lixo

40 FPS = até jogável e razoável (depende do tipo de jogo)

50 FPS = bom

60 FPS = ótimo

+60 FPS = excelente

também, não tem como comparar FPS de console e PC, no console pode até ficar bom com 30 FPS nas no PC não fica

eu já percebia que baixo FPS era ruim em 1996 quando comecei a jogar Quake, e tinha o comando que mostrava os FPS na tela.... meu pc rodava muito baixo e era um lixo para jogar, dps ganhei um Pentium 133, e aumentou os FPS... então a coisa mudou...

• Moderador
Postado
37 minutos atrás, -=ManslaughteR=- disse:

30 FPS = lixo

40 FPS = até jogável e razoável (depende do tipo de jogo)

50 FPS = bom

60 FPS = ótimo

+60 FPS = excelente

também, não tem como comparar FPS de console e PC, no console pode até ficar bom com 30 FPS nas no PC não fica

eu já percebia que baixo FPS era ruim em 1996 quando comecei a jogar Quake, e tinha o comando que mostrava os FPS na tela.... meu pc rodava muito baixo e era um lixo para jogar, dps ganhei um Pentium 133, e aumentou os FPS... então a coisa mudou...

Como eu disse, 30 FPS é um limite mínimo de um jogo ficar "jogável"( sem travamentos ou engasgamentos)

Concordo contigo na seguinte afirmação: "depende do jogo"

Sim, em jogos Shooters( cs, bf,call of duty e etc) pode até ser melhor valores altos de "fps". Mas não quer dizer que maior fps seja fluidez. Veja bem, Aumentar os frames por segundo, estaria só aumentando a velocidade dos quadros passarem na tela.. obviamente, o CS 1.6 por exemplo fica mais "rápido" dando a impressão de ser melhor.. mas não quer dizer ligeiramente que é melhor.

O limite do ser humano é em 60fps.  Mais do que isso só dá para perceber o jogo mais rápido.

Veja exemplo do emulador de play. se o cara não limitar em 60fps...  deixar nativo ele fica em 200fps.. praticamente injogável..  de tão rápido que fica.

Já vi uma galerinha jogando o CS a 200 - 300fps..  sinceramente achei ridículo.. os caras pareciam uns robôs..  Por isso eu afirmo, "mais Frames por segundo, não é sinônimo de fluidez"

Além do mais, não é só do "fps" que a fluidez precisa...  exige que a máquina seja potente o suficiente para rodar com suavidade... E para isso.. o conjunto deve ser levado em consideração... "CPU, memória, placa de vídeo, refrigeração".

Por exemplo o desempenho de algum jogo no meu PC tem "X" FPS.. mas no seu o desempenho pode ser outro com Y FPS.

Além disso, tem que lembrar da otimização do software... conta muito para a "fluidez"

Então eu poderia estar jogando algo em 30FPS com fluidez... bem suave..( no caso um exemplo é o skyrim) Obviamente meu PC atual roda o skyrim em 60fps.. com algumas quedas de 5 a 10fps dependendo do lugar.. se tem muito efeito em tela..

Outro exemplo é o Diablo 3. Jogando solo, fica suave... cravado em 55 e 60fps.  mas se jogo em modo cooperativo com mais 3 pessoas.. cai o fps para menos de 20 e fica travando por algum momento..  ( nesse caso é otimização de software e não problema da máquina)

• Coordenador
Postado

Dos jogos que tenho aqui, a experiência é sofrível a 30 FPS, não suporto jogar assim. Talvez porque eu tenha acostumado a jogar tudo a 60 FPS, não sei, fico incomodado. Dos que eu testei, notei a diferença facilmente em todos.

Prefiro reduzir alguma coisa na qualidade gráfica de um ou outro jogo no PC para manter o vsync. Adoro os 60 FPS cravados em 1080p. Na verdade, não ligo nem se for pra jogar na qualidade mínima, desde que mantenha 60 FPS em 1080p. Quando minha placa não conseguir fazer mais isso, sei que será a hora de trocar.

Isso me incomoda no console também. O Mario Kart 8 do Wii U mantém 60 FPS constantes em 1080p para até dois jogadores. Quando fui jogar com quatro amigos, notei que tinha algo errado, fiquei incomodado. Quando fui ver, acima de dois jogadores em multiplayer local, o console mantém apenas 30 FPS. A diferença é brutal.

Postado

Também tem a latência de FPS, percebo que em jogos mal otimizados, a latência é maior, o que também gera um certo incômodo. Percebi isso ontem jogando Fallout 4, o jogo estava a 40-60 FPS, mas gaguejando, com o MSI Afterburner vi que o uso da GPU e o FPS variavam demais. O uso da CPU não passava de 50%.

GTA V, por exemplo, que é bem otimizado, jogo tranquilo com média entre 35-40 FPS.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...