Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, preciso de ajuda urgente.

Montei um PC ontem com as seguintes specs:

processador: AMD FX 6300 com cooler box

mobo: ASUS M5A78L-M LX/BR

fonte: Corsair CX500

vga: XFX R7 260X dual cooler

gabinete: Bitfenix Neos Black com um cooler de entrada frontal e um de saída na atrás.

O problema é que o processador tá indo de 38ºC a 60ºC em questão de 5~10 minutos ligado (a partir daí ele desliga). O estranho é que o ar saindo do gabinete nem tá tão quente, enquanto o metal do próprio gabinete próximo do processador parece estar pegando fogo.

Testei ele com a pasta térmica padrão, e depois de verificar o problema substitui por uma xigmatek, mas o problema persiste.

A temperatura da vga chegou a 65ºC, mas acredito que isso seja normal?

Usei esse gabinete por um ano com outra configuração (i3 4150, sem vga) e não tive problemas.

Se alguém puder me dar uma luz, serei muito grato.

Postado

Verifique se o cooler não está "encavalando" na moldura ao redor do processador.

Você reparou se o dissipador (parte metálica) do cooler está esquentando tanto quanto o metal do gabinete ao redor do processador?

Isso está com todo o jeito de contato físico precário entre o cooler e o processador.

• Curtir 2
Postado

Ele desligou num teste de jogo e desligou utilizando somente o navegador com algumas tabs de vídeos. Foi com mais de 65ºC que ele desligou.

Liguei agora e o único processo consumindo cpu e memória é atualização do windows (tá pegando uns 3 cores por vez, 3GB de 4 utilizados). Ligou com 40ºC, foi subindo e descendo e agora está em 52ºC (15 minutos ligado). O cooler do processador tá rodando só a 2500 rpm, sendo que ele já chegou a 3000 em outras vezes. Aliás, tem como deixar no máximo manualmente?

Agora, Wal SJC disse:

Verifique se o cooler não está "encavalando" na moldura ao redor do processador.

Você reparou se o dissipador (parte metálica) do cooler está esquentando tanto quanto o metal do gabinete ao redor do processador?

Isso está com todo o jeito de contato físico precário entre o cooler e o processador.

Vou verificar isso agora, coloquei ele por cima da moldura de plástico e fechei com a alavanca, fez o clique normalmente. Não é assim?

• Moderador
Postado

@Henki  A linha da FX esquenta muito mesmo. eu tenho um FX 8120 e fui obrigado a colocar outro cooler.

Usar o cooler box não dá... pelo menos com esses FX. 

Só assim vais resolver o problema de superaquecimento.

Eu coloquei este aqui

598.jpg 

Postado
2 minutos atrás, Henki disse:

Ele desligou num teste de jogo e desligou utilizando somente o navegador com algumas tabs de vídeos. Foi com mais de 65ºC que ele desligou.

Liguei agora e o único processo consumindo cpu e memória é atualização do windows (tá pegando uns 3 cores por vez, 3GB de 4 utilizados). Ligou com 40ºC, foi subindo e descendo e agora está em 52ºC (15 minutos ligado). O cooler do processador tá rodando só a 2500 rpm, sendo que ele já chegou a 3000 em outras vezes. Aliás, tem como deixar no máximo manualmente?

Vou verificar isso agora, coloquei ele por cima da moldura de plástico e fechei com a alavanca, fez o clique normalmente. Não é assim?

É assim, porém as vezes o cooler fica meio fora de posição.

O mais importante é confirmar que existe contato perfeito e pressão, entre o processador e o dissipador ( = parte metálica do cooler).

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, holo disse:

mediu a temperatura com o realtemp?

Medi com o speedfan, tem diferença?

25 minutos atrás, Wal SJC disse:

É assim, porém as vezes o cooler fica meio fora de posição.

O mais importante é confirmar que existe contato perfeito e pressão, entre o processador e o dissipador ( = parte metálica do cooler).

Acho que tem, pois quando fui trocar a pasta térmica ela tava bem espalhada nos dois lados.

Por enquanto to conseguindo utilizar sem desligar, depois de desligar o turbo core na bios, chegando no máximo de 52ºC. Vou testar algum jogo mais tarde pra ver se a utilização completa vai ***** com a temperatura de novo.

Se puderem deixar o tópico aberto mais um pouco, agradeço.

Postado

O speedfan vai te dar a temperatura do package. O realtemp a dos núcleos, que geralmente é bem mais alta, e vai ajudar a entender o motivo de desarmar.

Mede com o realtemp e posta aqui.

• Moderador
Postado

@Henki Possui fans extras no seu pc? tente amenizar com exaustão( pressão negativa) 

O problema real mesmo é seu cooler box. é praticamente impossível jogar ou fazer coisas pesadas com ele.

Isso é um problema comum em todos as CPU da amd.. embora eu considere seu FX 6300 uma das melhores opções para jogos( se tratando de amd)  o cooler box dele é fraco e não aguenta.. alias o cooler box de quase todos os amd são ruins.

então o cara é obrigado a trocar ou por um water cooler(caro) ou um aircooler( mais barato).. recomendo você gastar uns 100 reais aproximadamente e comprar o cooler master Hyper Tx3 Evo( o mesmo que eu comprei) ele tava 70 reais quando comprei.. mas deve estar mais caro por causa do dolar. mas vale muito a pena.... ele é de baixo custo e eficiente.  aí teus problemas de superaquecimento vai parar.  

vai por mim.. isso é por experiência própria 

• Curtir 2
Postado

ASUS M5A78L-M LX/BR

Convenhamos, com tanta reclamação em relação a essa placa, podes considerar que a metade dos teus problemas seja relacionada a ela. Esse chipset é muito ruim. Sugiro por exemplo, no caso da asus, a m5a97.

Outra: o cooler box que vem com o fx 6300 não é tão eficiente, suspeito eu que copiaram do fx 4100, 4300... Seria interessante se voce conseguisse um cooler mais eficiente como o akasa ak875.

Postado

@Henki ,tem um vídeo no youtube,em que o cara dizque tem que mudar alguma definição no AMD OVERDRIVE para o processador liberar os cores(turbo core).

Talvez desligando ele,como voce fez,o problema diminua.

Veja também se a bios da placa mãe está correta.Atualize tudo mo que puder.

Boa sorte! 

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!