Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, tenho minha tv (tubo de raio, um pouco ultrapassada) no sitio que não pega bem, ja tentei por antena externa, interna de boa qualidade, usei também um amplificador de sinal de 40,00 reais, mas nada que possa ficar bom, não gostaria de instalar parabolica porque não pega os canais locais. Alguem conhece um outro jeito de melhorar a imagem ou um amplificador de maior ganho?

• Coordenador
Postado

O amplificador que você usou era externo? Se não experimente um como esse do link abaixo:

Amplificador De Sinal Booster Conjugado 26 Db Uhf/vhf/fm - R$ 19,99 no MercadoLivre

Observe que o amplificador fica lá em cima pregado na antena, e a fonte fica dentro da casa...

Uma antena que era muito usada em "ranchos" (Longe das cidades), era as Amplimatic como a do link abaixo:

2363c610b1d802943fe96a4868bfd42d.jpg

Hoje já se comercializa elas com outros nomes, o que garanto é que são muito boas!!!...

Antena VHF Selada 15 Elementos - Centauro Antenas - Antenas em Curitiba/PR

Aguarde outras dicas...

• Curtir 1
Postado

Ok amigo BC, o amplificador que usei não é este que você mencionou é aquele interno, vou dar uma olhada numa loja do ramo aqui perto.

A antena amplimatic é boa mesmo eu tinha uma dessas (enorme) a uns 25 anos atras num local bem mais remoto onde me criei e a mesma operava maravilhas.

Uma pergunta tem alguma coisa a ver como escolher o ganho (db) do amplificador?

Postado
16 horas atrás, graia disse:

Ok amigo BC, o amplificador que usei não é este que você mencionou é aquele interno, vou dar uma olhada numa loja do ramo aqui perto.

A antena amplimatic é boa mesmo eu tinha uma dessas (enorme) a uns 25 anos atras num local bem mais remoto onde me criei e a mesma operava maravilhas.

Uma pergunta tem alguma coisa a ver como escolher o ganho (db) do amplificador?

O amplificador tem que ficar o mais próximo o possível das saídas da antena.

O amplificador não tem como inventar sinais hehehe. Se o sinal já está fraco, não tem o que amplificar.

O que o amplificador faz é dar um ganho em algum sinal já existente. 

E o único motivo de fazer isso é para eliminar as perdas que o cabo de antena dá no sinal.

Por isso o amplificador deve ficar o mais próximo o possível das saídas da antena. Assim ele recebe o sinal o mais forte o possível.

O amplificador dá o ganho neste sinal. Daí o sinal chega ao final do cabo sem perdas. 

Digamos que 20 metros de cabos dê 40db de perdas nos sinal.

Você põe o amplificador de 40db e ele dá ganho de 40db no sinal que sai da antena. 

Lá no final depois de uns 20 metros de cabo, o sinal chegará com a amplitude correta, pois recebeu ganho no começo do cabo. 

Se você colocar o amplificador perto da TV, aí não vai funcionar. 

@graia

Veja que interessante:

Calculadora de atenuao para cabos coaxiais | DataLink

Simulador de perdas. 

PERDAS EM 100M na frequencia de 1430MHz 
RG59 = 31,4 dB / 100m = 3,14dB por metro 
RG06 = 25,5 dB / 100m = 2,55 dB por metro 
RG11 = 17 dB /100m = 1,7 dB por metro 

PERDAS EM 100M na frequencia de 950MHz 
RG59 = 25,4 dB 
RG06 = 20,8 dB 
RG11 = 13,8 dB 

Postado

Certo jovem ALBERT, então o amplificador serve para atenuar as perdas do cabo da antena ate o receptor, se o sinal chega fraco até a antena não tem o que ganhar! Este seria meu caso chega 3 canais mas fracos dia pega bem dia pega mal, a maioria das vezes de noite pega até razoavel bem. Imagina então na minha infancia subia quase todo dia no morro para arrumar a antena que o vento ou passarinho desarumavam, imagine a antena ficava a quase 2 km morro acima, passava pelo meio do mato ate chegar a antena, imagine a perda ai.

• Membro VIP
Postado

só corrigindo, amplificador serve para tentar recuperar o sinal que chega atenuado à sua antena.

Me fez lembrar... na minha infância o sinal era hiprmegaultra fraco. Tv a a válula e tal. Rolara um boato que dava pra fazer uma antena com uma lampada fluorecente. Acho que fiz ou tentei fazer uma .. não lembro se melhorou. kk

Ao te imaginar passando por esta trilha bacana, não pensei em perdas mas sim em "ganhos"

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

só corrigindo, amplificador serve para tentar recuperar o sinal que chega atenuado à sua antena.

Não funciona assim. É sério!

Se o sinal chegar atenuado na antena, não terá o que amplificar. 

Existe uma relação de sinal e ruídos.

Se tentar amplificar o sinal atenuado, só vai amplificar sinal e ruídos juntos.

No final de tudo vai dá no mesmo que não amplificar, pois mesmo amplificado, continuará com o ruído no sinal.

Só vai amplificar os ruídos.

Fosse por esta questão não precisaria de amplificador externo.

O amplificador interno das TV costumam ser eficientes. 

Há uma maneira de melhorar. Basta usar antenas direcionais. Elas funcionam como uma lente de aumento. Concentra a energia toda num ponto só. O problema é terá que instalar várias antenas, cada uma apontando para uma direção kkkk.

Estou usando uma destas para canais digitais. É incrível. Basta rotacionar alguns centímetros para um canal que estava forte, desaparecer totalmente. 

Para pegar todos os canais, eu teria que apontar umas 4 antenas, cada uma para uma direção, e depois usar um equipamento que mistura sinais. 

• Curtir 1
Postado

Ok, vou fazer uns testes, vou comprar um amplificador que o amigo BC citou, tentarei erguer um pouco a antena, mudar o ponto, o que me dizem daquelas antenas enormes tipo espinha de peixe?, ou outra coisa, tentar usar uma lampada fluorecente,  afinal tentar arrumar antena de tv esta no sangue desde minha tenra idade assim como viver no campo. Quem tiver alguma dica, se puder dividir....

Postado
59 minutos atrás, graia disse:

o que me dizem daquelas antenas enormes tipo espinha de peixe?

São as melhores. 

Tecnicamente se chamam de Log periódica. 

Mas aí tem que ver para qual banda você está usando.

A minha log periódica é de UHF e sintoniza as emissoras digitais. Logicamente por se tratar de frequências muito altas, as espinhas costumam serem bem curtas kkk

Mas se for uma padrão VHF, as espinhas vão ser gigantes. 

Quanto mais espinhas tiver, melhor, pois vai sintonizar uma faixa maior do espectro de RF. 

Elas costumam ser direcionais hehehe

Veja um exemplo de especificação:
Antena VHF LOG | Proeletronic

Frequência: 54~216 Mhz
Canais: 2~13
Ganho: 11 dBi
Impedância: 75 Ohms
Conector: Tipo F fêmea
Número de Elementos: 15
Comprimento: 2730 mm
Largura: 2822,2 mm
Peso: 2200 g

Essa é uma das melhores.

Proporciona uma relação sinal ruído muito boa. Veja: São 11 DB.

No mesmo site tem umas de 6 DB outras de 8 DB, mas esta aí tem melhor relação sinal ruído. 

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Estava respondendo, quando o colega Albert te disse tudo!!!... (Nada a completar)

Se todos esses recursos não forem satisfatórios, o jeito é se sujeitar as "parabólicas" sem as propagandas locais...

Postado

Os fabricantes citam ganho na antena e especificam em DB (Decibel).

A verdade é que antena não tem ganho, pois não são capazes de amplificar.

O que ocorre é que elas funcionam como uma lente de aumento. Quando mais "ganho" possuem, mais direcionais elas são e "enxergam" menos nas laterais.

A minha possui 16 DB.

É igual a esta: 

Antena UHF Digital – 38 elementos | Proeletronic

Deve ser por isso que tenho problemas com diretividade. 

• Membro VIP
Postado
21 horas atrás, albert_emule disse:

Não funciona assim. É sério!

Então aqueles amplificadores eram embuste. Puts! desde aquela época...!

De fato hoje em dia o espectro de rf está hipermega sujo mas penso que antigamente era mais limpo por isso me lembro vagamente de ter usado um treco deste na roça com sucesso. Ou foi só psicológico kk

Me fez lembrar... certa feita joguei um tanto de fio emaranhado em cima do meu barraco e resolvi conectar na entrada de antena de um radio e num é que pegou uma distante rádio fm limpinha? Uma mexidinha e ... nunca mais!

• 3 semanas depois...
Postado

Gurizada, chafurdei numa antiga loja de equipamentos agricolas que vendia antenas e la achei uma daquelas espinhas de peixe enormes para se livrar dela o cara fez por 50 pila.

Enfim ergui o máximo que pude, troquei o cabo de entrada, coloquei um amplificador que comprei no ML o mesmo que o amigo BC citou, com isso a imagem ficou boa, não da pra reclamar porque melhorou muito, com certeza não é imagem de cinema mas pra quem foi criado na roça o que é cinema?

Abraço a todos.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...