Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Gostaria de saber uma maneira fácil de saber se o amplificador operacional está funcionando corretamente.

Comprei alguns LM324 para fazer um vu meter mas o circuito não funciona. Como saber se o problema está nos amplificadores operacionais? Já refiz todo o circuito e nada.

Abraços.

Postado

Você pode testar os amp-ops suspeitos usando básicas configurações não-inversoras F5Rua4D.gif:

http://ecetutorials.com/wp-content/uploads/2014/01/noninvrt.gif

Considere, por exemplo, que o CI LM324 fosse alimentado por uma tensão contínua de 9V. Se além disso os resistores da configuração acima fossem iguais, então a saída do amp-op seria 3V para uma entrada de 1,5V proveniente de uma pilha, visto que o ganho de amplificação seria igual a 1 + R1/R2 = 1 + 1 = 2.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Gabriel Velloso Neves disse:

Olá a todos!

Gostaria de saber uma maneira fácil de saber se o amplificador operacional está funcionando corretamente.

Comprei alguns LM324 para fazer um vu meter mas o circuito não funciona. Como saber se o problema está nos amplificadores operacionais? Já refiz todo o circuito e nada.

Abraços.

Sem querer atrapalhar seu aprendizado mas se 1000 Vezes eu tivesse que fazer um VU meter com leds 1002 vezes eu usaria um CI como por exemplo o LM3915

Esse dai:

Resultados para: 'lm3915' | Proesi - Componentes Eletronicos

Resultados para: 'lm3915'

Circuito Integrado LM3915 - www.soldafria.com.br

Agora coloque para busca no YouTube a string de busca "Vu meter com LM3915" e terás duas dúzias, no mínimo de esquemáticos e tutorial para fazer seu VU meter de um modo muito mais inteligente e simples..

https://www.youtube.com/results?search_query=Vu+meter+com+LM3915&page=&utm_source=opensearch

Postado
9 horas atrás, faller disse:

Sem querer atrapalhar seu aprendizado mas se 1000 Vezes eu tivesse que fazer um VU meter com leds 1002 vezes eu usaria um CI como por exemplo o LM3915

Esse dai:

Resultados para: 'lm3915' | Proesi - Componentes Eletronicos

Resultados para: 'lm3915'

Circuito Integrado LM3915 - www.soldafria.com.br

Agora coloque para busca no YouTube a string de busca "Vu meter com LM3915" e terás duas dúzias, no mínimo de esquemáticos e tutorial para fazer seu VU meter de um modo muito mais inteligente e simples..

https://www.youtube.com/results?search_query=Vu+meter+com+LM3915&page=&utm_source=opensearch

O grande problema em nao usar esse maravilhoso ci é que na minha cidade simplesmente não existe, o único lugar que teria tem que encomendar e custa 15 reais cada um, e como eu preciso de uns 6....

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

E porque não encomendas 6 desses dai pelo correio pagando um só frete (coisa de R$ 15 no total) Total geral = 6 x 7 = 42 + 15 R$ 57,00

Olha que vale a descomplicação na hora de fazer, tamanho de placa impressa total de componentes etc..

O CI LM3915 já vem com drive de 20 mA para cada saída, liga nele o led direto sem necessidade de resistor limitador pode ligar mais de um led em série e extrema simplicidade na montagem (agrega somente dois resistores para cada VU) e tem ainda escolha de barra móvel ou ponto móvel no CI..

Mas cada um cada qual..

Fique a vontade..

• Obrigado 1
Postado
23 minutos atrás, faller disse:

E porque não encomendas 6 desses dai pelo correio pagando um só frete (coisa de R$ 15 no total) Total geral = 6 x 7 = 42 + 15 R$ 57,00

Olha que vale a descomplicação na hora de fazer, tamanho de placa impressa total de componentes etc..

O CI LM3915 já vem com drive de 20 mA para cada saída, liga nele o led direto sem necessidade de resistor limitador pode ligar mais de um led em série e extrema simplicidade na montagem (agrega somente dois resistores para cada VU) e tem ainda escolha de barra móvel ou ponto móvel no CI..

Mas cada um cada qual..

Fique a vontade..

Pensando assim fica melhor mesmo. Mas o principal não é somente o vu meter, mas é que eu preciso testar alguns amplificadores operacionais que estão servindo como comparadores. E também quero saber usa-los. Por isso quero aprender testar.

18 horas atrás, rjjj disse:

Você pode testar os amp-ops suspeitos usando básicas configurações não-inversoras F5Rua4D.gif:

http://ecetutorials.com/wp-content/uploads/2014/01/noninvrt.gif

Considere, por exemplo, que o CI LM324 fosse alimentado por uma tensão contínua de 9V. Se além disso os resistores da configuração acima fossem iguais, então a saída do amp-op seria 3V para uma entrada de 1,5V proveniente de uma pilha, visto que o ganho de amplificação seria igual a 1 + R1/R2 = 1 + 1 = 2.

Acho que já entendi. Mas caso ele não esteja funcionando, o que acontece? Corre risco de pegar fogo ou algo assim? Pergunto isso porque na minha protoboard tem dois desenhos de ci que devem ter superaquecido e ficou a marca meio derretida, da pra ver quando olha contra a luz.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Exige um pouco mais de aprendizado mas se tem tiver 'coragem'...

Ainda mais longe de mim também querer atrapalhar seu aprendizado, mas se eu tivesse que fazer um vu 1002 vezes, 1004 eu faria com mc (preguiça de escrever microcontolador). Por muito menos que 57,00 dava pra colocar dezenas (até centenas) de leds.

Testar o lm324 meiabocamente: multimetro medindo diodo. ponta vermelha no -vcc (pino 11 acho) e você deve achar um diodo em cada pino (na verdade isso é pra circuito digital, mas testa aí pra gente ver...)

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Testar o lm324 meiabocamente: multimetro medindo diodo. ponta vermelha no -vcc (pino 11 acho) e você deve achar um diodo em cada pino (na verdade isso é pra circuito digital, mas testa aí pra gente ver...)

Quando você diz achar um diodo, quer dizer um curto, aberto, aqueles "números", o que? Não entendo muito disso, só me aventuro um pouco.

Postado

Eu testei da maneira que o @rjjj sugeriu. Aparentemente os 4 amp op's de dentro do LM324 estão funcionando. Por causa da curiosidade resolvi fazer os testes em um LM358, e aparentemente estão funcionando também. Alimentei eles com 9V, coloquei R1 e R2 com 1kR, e na entrada positiva coloquei 3V, e na saída saíram os 6,poucosV. Só que não parei por aí, tentei fazer um comparador para usar no vu, só que com o LM358. Não funcionou. Vou colocar a foto do circuito que eu fiz. Todos os resistores da série são de 1kR. O problema é que os LEDs estão sempre acesos, não preciso nem colocar a entrada positiva em lugar nenhum que eles acendem.

O que pode ser isso?

P_20160101_214705.jpg

Não fiz ainda com o LM324 porque como não sei o "defeito" tenho medo de queimar eles.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel Velloso Neves

Se as resistências reais dos resistores em série são iguais a 1kΩ, então, pela regra do divisor de tensão, a tensão sobre o último resistor (de cima para baixo) seria de (3).(1/4)V = 0,75V F5Rua4D.gif.

Se esse valor tiver mesmo que ser 0,6V (o que poderia acontecer para identificar a operação de um transistor de junção bipolar, por exemplo), troque o último resistor por um de resistência real igual a 750Ω.

Postado
1 minuto atrás, rjjj disse:

@Gabriel Velloso Neves

Se as resistências reais dos resistores em série são iguais a 1kΩ, então, pela regra do divisor de tensão, a tensão sobre o último resistor (de cima para baixo) seria de (3).(1/4)V = 0,75V F5Rua4D.gif.

Se esse valor tiver mesmo que ser 0,6V (o que poderia acontecer para identificar a operação de um transistor de junção bipolar, por exemplo), troque o último resistor por um de resistência real igual a 750Ω.

A tensão não se divide igualmente quando os resistores são iguais? Então se são 5 iguais ficaria 0.6V em cada um, não é isso?

• Membro VIP
Postado

Ao meu ver estás querendo projetar em eletrônica sem sequer saber da arquitetura do CI, sem saber de suas limitações e sem saber sequer o funcionamento básico do mesmo.. Vais sim conseguir aprender alguma coisa assim na tentativa e erro mas prepare um saco para colocar os CI's que vais detonar..

Estás com uma arquitetura errada, sem limitador de corrente para os led's. Esse dai de longe não é o melhor caminho..

Ademais esses 6 Volts que aparecem na saída, completamente normais, não são suficientes para acender 3 led's em série. Se esses leds tiverem uma tensão característica de 3 Volts, por exemplo, para acendê-los será necessário pelo menos 9 Volts de saída.

Você sabe como fazer para a simples tarefa de acender um led de 3 Volts com uma pilha de 9 Volts???

Assim, com resistor limitador de corrente: Calculador de Led - Calculador do resistor limitador de corrente para disposição de LEDs

Antes que você torre seus CI's ai pare para pensar um pouco..

Cara Isadora: Tu só pode mesmo é ser vendedora de CI uControlador para sugerir ao cidadão buscar a solução via CI uC.

Discordo de ti que com R$ 57 ele faria chover.. Só de uC queimados iria passar de uns 10k..

Tu nunca iria vender tanto uC...:)

• Amei 1
Postado

@Gabriel Velloso Neves

É isso mesmo, contei errado o número de resistores do seu diagrama F5Rua4D.gif.

De qualquer forma, por segurança reduza a tensão sobre o último resistor para no máximo 0,5V. Normalmente, os livros indicam que um transistor de junção bipolar conduz quando injetada uma tensão de 0,6V ou 0,7V em sua junção base-emissor ou emissor-base.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, rjjj disse:

@Gabriel Velloso Neves

Se as resistências reais dos resistores em série são iguais a 1kΩ, então, pela regra do divisor de tensão, a tensão sobre o último resistor (de cima para baixo) seria de (3).(1/4)V = 0,75V F5Rua4D.gif......

....Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

É que não divide por 4 e sim por 5, pois são cinco resistores.

Portanto => 3V x 1/5 = 0,6V

Agora não ajudou... Atrapalhou  :rolleyes:

• Membro VIP
Postado

Não vendo mc. Vendo sonhos. Aliás dou-lhos graciosamente. (bom... as vezes sem graça)

Mas concordo com tua discórdia (ou melhor, discordância). O guri mal deixou a mamadeira e ainda nem sabe acender leds, princípos da divisão de tensão,  e eu propondo mc!! kk .. brinc amigo @Gabriel Velloso Neves !

Mas por hora apenas creia-me que com mc fica mais

-barato

-simples

-desafiador

-enriquecedor

Mas vá com calma. São apenas setas. E há muitas. O legal é que 'você' decide o caminho.

Ah e me fez lembrar que fiz um vu com lm324 no inicio de carreira. A ideia era substituir o medidor de combustível de uma brasilia 77. Pra acender um led de cada vez, na época ideia 100% original, liguei-os entre as saídas... anodo numa saída e catodo noutra-nesta outro anodo e ... bom...  talvez já tenha entendido

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Este circuitinho só vai acender leds verdes e vermelhos porque suas tensões não ultrapassam 3V. Para azuis e brancos terá que alimentar com 12V.

Como disse o faller, coloque resistor limitador de corrente na saída.

Coloque um resistor da entrada (+) ao GND. Ele deve estar acendendo direto devido a sua altíssima impedância de entrada, portanto ele capta todo ruído ambiente e está totalmente instável. O resistor, dependendo do sinal de entrada, pode ser de dezenas de KΩ á vários MΩ.

Só de colocar o resistor o s leds já apagarão (ou deverão apagar caso o OpAmp esteja normal). As entradas que sobrarem num OpAmp, 2 no caso do LM358, deverão ser colocadas no GND ou VCC.

Postado

É que eu misturei 2 testes no mesmo topico.

O primeiro eu simplesmente fiz sair 6V. No segundo teste eu tentei acender os leds, de 3v cada um, como alimentei em 9v coloquei 3 em série.

O que eu preciso que me expliquem é:

Eu coloquei 0,6V como referência, na entrada negativa, mas independente da tensão colocada na entrada positiva (e até mesmo sem tensão) os leds acendiam.

Porque isso está acontecendo se o amp op funcionou para amplificar os 3v no teste anterior?

Postado

@Gabriel Velloso Neves  quando se faz uma montagem prática existem certos fenômenos que não ocorrem nos modelos ideais, tais como interferências. Pode usar qualquer amp op de uso geral, sempre com a malha de realimentação. Se deixar sem a realimentação o ganho muito elevado fará com que qualquer ruído na entrada seja muito amplificado e sature a saída. Conhece o simulador Every Circuit para Android e IOS?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...