Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou encucado com o funcionamento dos fans da EVGA GTX 980 ACX 2.0. Quando ligo o computador, os fans da placa de vídeo partem, mas, depois de alguns segundos param. A temperatura da placa fica sempre em torno de 44 a 50 graus, e os fans, parados, dando uma tremidinha leve como se fossem partir e não pudessem. Quando inicializo qualquer jogo, rodo normalmente até a placa chegar aos 91, 92 graus, aí os fans partem numa velocidade fantástica, com altíssimo ruído, e em segundos baixam a temperatura da placa para 80 graus, e assim volta a ocorrer sucessivamente, com a placa sempre funcionando com os fans parados. Creio que esteja errado. Alguém me dá uma luz? Preciso enviar a placa para a garantia? Comprei na Pichau. Desde já agradeço.

Postado

Baixe o MSI Afterburner e configure a curva do fan. A minha GPU rodava sempre a 33% cravado e nunca mais que isso (veio assim de fábrica - não sei porque), independente se estava em idle ou em full load. Não vi como um problema porque consegui solucionar fazendo esta configuração pelo programa já mencionado (se torna um problema se continuar trabalhando com os fans "parados"). Creio que se fizer esta mesma configuração na BIOS da GPU, os fans vão trabalhar da maneira como desejar. Faça o teste também.

[ ] ' s

Postado
47 minutos atrás, Zucchini disse:

O normal deles é começarem a rodar acima de 60°C, qual programa você está utilizando para monitorar as temperaturas?

Estou utilizando o HWMonitor da CPUID. Essa placa está em outro PC que acabei de montar. Com o SLI que tenho no PC principal, nada disso ocorre, pois as placas são Gigabyte.

39 minutos atrás, Widelux disse:

Baixe o MSI Afterburner e configure a curva do fan. A minha GPU rodava sempre a 33% cravado e nunca mais que isso (veio assim de fábrica - não sei porque), independente se estava em idle ou em full load. Não vi como um problema porque consegui solucionar fazendo esta configuração pelo programa já mencionado (se torna um problema se continuar trabalhando com os fans "parados"). Creio que se fizer esta mesma configuração na BIOS da GPU, os fans vão trabalhar da maneira como desejar. Faça o teste também.

[ ] ' s

De fato, ao acionar a curva dos fans pelo EVGA Precision, os mesmos voltaram a funcionar. Vou tentar uma configuração similar a sua pra ver como ficam. Obrigado.

• Coordenador
Postado

Tem algum problema aí, não era pra ser assim. Mesmo que você possa configurar manualmente os fans, continua sendo um problema. É recomendável descobrir o porquê de estar ocorrendo. 

Postado
10 minutos atrás, Foxwalt disse:

Tem algum problema aí, não era pra ser assim. Mesmo que você possa configurar manualmente os fans, continua sendo um problema. É recomendável descobrir o porquê de estar ocorrendo. 

Li num fórum estrangeiro que, de fato, os fans são acionados a partir de 60 graus, mas, precisar chegar a 91, 92 graus para serem acionados, não acho coerente, no entanto, aparentemente não parece se tratar de um defeito dos próprios fans, pois não deixam de funcionar.

• Coordenador
Postado
Agora, Henrique Gurgel disse:

Li num fórum estrangeiro que, de fato, os fans são acionados a partir de 60 graus, mas, precisar chegar a 91, 92 graus para serem acionados, não acho coerente, no entanto, aparentemente não parece se tratar de um defeito dos próprios fans, pois não deixam de funcionar.

Esse comportamento não é nada normal. Há um problema na sua placa sim. O correto seria ativar por volta de 60ºC, é assim que deveria ser programado. Talvez um defeito na BIOS da própria placa, talvez interferência de drivers... Você está utilizando a versão mais atualizada? Tente reinstalar.

Postado
19 minutos atrás, Foxwalt disse:

Esse comportamento não é nada normal. Há um problema na sua placa sim. O correto seria ativar por volta de 60ºC, é assim que deveria ser programado. Talvez um defeito na BIOS da própria placa, talvez interferência de drivers... Você está utilizando a versão mais atualizada? Tente reinstalar.

Também acho. Estou com a versão mais atual do driver. Vou tentar reinstalar e/ou instalar o driver anterior. Valeu.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!