Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de Lampada Led


Posts recomendados

Amigos estou com circuito de uma lampada led e notei que existe um componente no diagrama marcado como vr1(faltando), eu gostaria de regular a potencia dos leds e fiquei curioso em saber se adicionando esse componente isso seria possivel.....

 

Coloquei umas fotos do circuito, quem puder ajudar agradeço logo.

cir2.jpg

cir1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, pelo formato eu creio que seja um Cristal Oscilador. Ele é bem comum em circuitos que usam corrente AC para DC. A sigla VR1 pode ser uma referencia para Divisores de Tensão, ou seja, pode ser um simples resistor. Pela ligação da placa de circuito, tudo leva a crer que seja um Resistor, e descartando a possibilidade de ser um Cristal Oscilador. Geralmente os Resistores ficam em paralelo, porém esse está meio na diagonal o que justifica a falta de espaço na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

VR é a sigla para Varistor.

https://www.google.com.br/search?q=varistor+250v&também=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjY77KUpo7KAhUDUZAKHXdwBi4QsAQINg&biw=1366&bih=620

Veja que ele está em paralelo com a linha de alimentação e serve para proteger o circuito contra picos de tensão na rede.

O circuito deve funcionar perfeitamente sem ele, apenas fica sem a proteção, logo se não funciona, tem outros componentes avariados.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Varistor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, estava me esquecendo do Varistor. O Varistor e o Fusível é uma dupla perfeita para um circuito mais complexo. Sou leigo em eletronica, mas já vi fusível queimado e o varistor intacto e varistor queimado e fusível intacto. Pela ligação da placa, é mesmo um Varistor, e os mais comuns em placas são os de 230V e 250V. Por segurança é sempre bom adicionar um Varistor em um circuito mais complexo, já que a energia que vem da rua é muito "suja".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O varistor serve para proteger contra surtos de tensão e o fusível para proteger contra sobre corrente. Um independe do outro e podem se danificar de modo totalmente independente. Colocando ou tirando o varistor não vai modificar o brilho do led

Para efetivamente modular o brilho do led tem de ajustar a corrente, ou corrente média, que por ele circula.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2016 às 19:10, faller disse:

O varistor serve para proteger contra surtos de tensão e o fusível para proteger contra sobre corrente. Um independe do outro e podem se danificar de modo totalmente independente. Colocando ou tirando o varistor não vai modificar o brilho do led

Para efetivamente modular o brilho do led tem de ajustar a corrente, ou corrente média, que por ele circula.

Só para deixar claro que citei o fusível apenas para fins de informação, por mais que um independe do outro sempre terá os 2 em um circuito mais complexo. Acrescentar um fusível nesse circuito é inviável, e o varistor é um componente que pode sim ser aplicado a esse circuito por mais que não precise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, jhonatacombo disse:

.....Acrescentar um fusível nesse circuito é inviável, ....

Até porque ele já tem.. Aquele resistor, de baixo valor, justo na entrada de linha da placa, tem a função de se comportar como fusível. É o que se chama de fusistor..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

olá Senhores

Estou com um circuito similar ao do amigo acima, de uma lampada led de 6W. Ela apresenta um defeito que quando é ligada, depois de um certo tempo começa a piscar durante um minuto aproximadamente, em seguida volta ao normal e novamente começa a piscar e assim sucessivamente. o circuito led é composto de 5 leds em série. Tem alguns CI's que podem ser identificados como a ponte retificadora e diodo ( em chines)  smd´s , mas tem um CI difícil de achar as especificações (awu5fa) . Fazendo algumas medições , a tensão na saida do circuito com os leds conectados é igual a 30V, quando surge o defeito a tensão cai para 12V e os leds começam a piscar e a indutância começa a "CHIAR". Abaixo as fotos e a engenharia reversa do circuito quem puder me ajudar a descobrir esse defeito ficaria grato.1463599407929-659118331.jpg

 

o.1463599810189-1985923158.jpg20160506_172605.jpg

1463599407929-659118331.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, leandrosouzabatista disse:

olá Senhores

Estou com um circuito similar ao do amigo acima, de uma lampada led de 6W. Ela apresenta um defeito que quando é ligada, depois de um certo tempo começa a piscar durante um minuto aproximadamente, em seguida volta ao normal e novamente começa a piscar e assim sucessivamente. o circuito led é composto de 5 leds em série. Tem alguns CI's que podem ser identificados como a ponte retificadora e diodo ( em chines)  smd´s , mas tem um CI difícil de achar as especificações (awu5fa) . Fazendo algumas medições , a tensão na saida do circuito com os leds conectados é igual a 30V, quando surge o defeito a tensão cai para 12V e os leds começam a piscar e a indutância começa a "CHIAR". Abaixo as fotos e a engenharia reversa do circuito quem puder me ajudar a descobrir esse defeito ficaria grato.1463599407929-659118331.jpg

 

o.1463599810189-1985923158.jpg20160506_172605.jpg

1463599407929-659118331.jpg

 

Verifique este capacitor de 33uF por 400V. 

A fonte é basicamente um conversor Buck com limitação de corrente para poder manter acender os leds 

 

Capacitores como este de entrada costumam dar problemas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!