Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos estou com circuito de uma lampada led e notei que existe um componente no diagrama marcado como vr1(faltando), eu gostaria de regular a potencia dos leds e fiquei curioso em saber se adicionando esse componente isso seria possivel.....

Coloquei umas fotos do circuito, quem puder ajudar agradeço logo.

cir2.jpg

cir1.jpg

Postado

Cara, pelo formato eu creio que seja um Cristal Oscilador. Ele é bem comum em circuitos que usam corrente AC para DC. A sigla VR1 pode ser uma referencia para Divisores de Tensão, ou seja, pode ser um simples resistor. Pela ligação da placa de circuito, tudo leva a crer que seja um Resistor, e descartando a possibilidade de ser um Cristal Oscilador. Geralmente os Resistores ficam em paralelo, porém esse está meio na diagonal o que justifica a falta de espaço na placa.

• Membro VIP
Postado

VR é a sigla para Varistor.

https://www.google.com.br/search?q=varistor+250v&também=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjY77KUpo7KAhUDUZAKHXdwBi4QsAQINg&biw=1366&bih=620

Veja que ele está em paralelo com a linha de alimentação e serve para proteger o circuito contra picos de tensão na rede.

O circuito deve funcionar perfeitamente sem ele, apenas fica sem a proteção, logo se não funciona, tem outros componentes avariados.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Varistor

• Curtir 1
Postado

Exato, estava me esquecendo do Varistor. O Varistor e o Fusível é uma dupla perfeita para um circuito mais complexo. Sou leigo em eletronica, mas já vi fusível queimado e o varistor intacto e varistor queimado e fusível intacto. Pela ligação da placa, é mesmo um Varistor, e os mais comuns em placas são os de 230V e 250V. Por segurança é sempre bom adicionar um Varistor em um circuito mais complexo, já que a energia que vem da rua é muito "suja".

• Membro VIP
Postado

O varistor serve para proteger contra surtos de tensão e o fusível para proteger contra sobre corrente. Um independe do outro e podem se danificar de modo totalmente independente. Colocando ou tirando o varistor não vai modificar o brilho do led

Para efetivamente modular o brilho do led tem de ajustar a corrente, ou corrente média, que por ele circula.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

de posse do datasheet do ci (o da esquerda) talvez (talvez)  você consiga alterar um pouco (um pouco) o brilho

Postado
Em 03/01/2016 às 19:10, faller disse:

O varistor serve para proteger contra surtos de tensão e o fusível para proteger contra sobre corrente. Um independe do outro e podem se danificar de modo totalmente independente. Colocando ou tirando o varistor não vai modificar o brilho do led

Para efetivamente modular o brilho do led tem de ajustar a corrente, ou corrente média, que por ele circula.

Só para deixar claro que citei o fusível apenas para fins de informação, por mais que um independe do outro sempre terá os 2 em um circuito mais complexo. Acrescentar um fusível nesse circuito é inviável, e o varistor é um componente que pode sim ser aplicado a esse circuito por mais que não precise.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, jhonatacombo disse:

.....Acrescentar um fusível nesse circuito é inviável, ....

Até porque ele já tem.. Aquele resistor, de baixo valor, justo na entrada de linha da placa, tem a função de se comportar como fusível. É o que se chama de fusistor..

• Curtir 1
  • 4 meses depois...
Postado

olá Senhores

Estou com um circuito similar ao do amigo acima, de uma lampada led de 6W. Ela apresenta um defeito que quando é ligada, depois de um certo tempo começa a piscar durante um minuto aproximadamente, em seguida volta ao normal e novamente começa a piscar e assim sucessivamente. o circuito led é composto de 5 leds em série. Tem alguns CI's que podem ser identificados como a ponte retificadora e diodo ( em chines)  smd´s , mas tem um CI difícil de achar as especificações (awu5fa) . Fazendo algumas medições , a tensão na saida do circuito com os leds conectados é igual a 30V, quando surge o defeito a tensão cai para 12V e os leds começam a piscar e a indutância começa a "CHIAR". Abaixo as fotos e a engenharia reversa do circuito quem puder me ajudar a descobrir esse defeito ficaria grato.1463599407929-659118331.jpg

o.1463599810189-1985923158.jpg20160506_172605.jpg

1463599407929-659118331.jpg

Postado
6 horas atrás, leandrosouzabatista disse:

olá Senhores

Estou com um circuito similar ao do amigo acima, de uma lampada led de 6W. Ela apresenta um defeito que quando é ligada, depois de um certo tempo começa a piscar durante um minuto aproximadamente, em seguida volta ao normal e novamente começa a piscar e assim sucessivamente. o circuito led é composto de 5 leds em série. Tem alguns CI's que podem ser identificados como a ponte retificadora e diodo ( em chines)  smd´s , mas tem um CI difícil de achar as especificações (awu5fa) . Fazendo algumas medições , a tensão na saida do circuito com os leds conectados é igual a 30V, quando surge o defeito a tensão cai para 12V e os leds começam a piscar e a indutância começa a "CHIAR". Abaixo as fotos e a engenharia reversa do circuito quem puder me ajudar a descobrir esse defeito ficaria grato.1463599407929-659118331.jpg

o.1463599810189-1985923158.jpg20160506_172605.jpg

1463599407929-659118331.jpg

Verifique este capacitor de 33uF por 400V. 

A fonte é basicamente um conversor Buck com limitação de corrente para poder manter acender os leds 

Capacitores como este de entrada costumam dar problemas 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!