Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medição de upstream com acess point


Posts recomendados

 

Olá, amigos.

 

Gostaria de contar com o conhecimento e ajuda de vocês. Adianto que não sou especialista em redes.

 

Preciso fazer medições de upstream(upload) em câmeras IP sem fio em dois cenários: numa rede de fibra óptica EPON(GEPON - Equipamento ONT), e em uma rede HFC(NET - Equipamento modem + roteador).

As medições dizem respeito somente ao upstream gerado das câmeras para a nuvem, ou seja somente para atendimento de requisições externas de acesso e visualização. Procurar medir o tráfego gerado nas câmeras e a capacidade da rede em atender esta requisição de acesso . O fato das câmeras serem sem fio não têm tanta importância, pois também poderiam ser conectadas por cabo, contanto que a medição fosse efetiva.

 

Pesquisei os melhores programas de gerenciamento de redes e cheguei a alguns deles, como PRTG e WIRESHARK. Entretanto, somente consigo medir tráfego das câmeras ou qualquer outro host em relação ao próprio PC, e não tenho controle sobre o tráfego das câmeras para o roteador/ONT e para a web. Se tiver como fazer, não encontrei essa solução.

Além disso, não tenho acesso direto à ONT(login e senha) para descobrir quais recursos ela ofereceria para medição de tráfego.

 

 

Pois bem. A melhor forma que encontrei para medir esse tráfego foi com auxílio de um acess point intermediando o processo, isolando as câmeras. Ou seja, as câmeras são ligadas ao acess point(e somente elas), simulo o tráfego solicitando visualização das câmeras, e então meço o throughput gerado no acess point em direção ao roteador/ONT. A figura abaixo exemplifica essas configurações na rede de fibra com ONT, e na rede HFC da NET.

 

medir.jpg.55be1eaf096fa258b30052cc8d212d

.

No acess point, um WA901ND ou um wrt54g2 com DDWRT, tenho acesso a dados de throughput durante o tráfego, conforme as outras imagens anexadas.

- No ddwrt, mostra informações de tráfego wireless e tráfego LAN(este segundo está na imagem), onde creio que um refere-se ao tráfego sem fio recebido, e o outro o tráfego transmitido via cabo para o roteador/ONT. Ambos são praticamente iguais(se não forem iguais)

- No outro AP, mostra throughput geral, sem "divisões".

OBS: É possível notar que o tráfego em ambos é praticamente o mesmo, pois ambos foram feitos em rede local, com pouco intervalo de tempo, e com a mesma complexidade de cena capturada pela cÂmera.

 

WRT54G2(DD-WRT)

IMG_0577.thumb.JPG.73e4ee2c4227a0d9a9e52

 

WA901ND

IMG_0580.thumb.JPG.a3ff413481e6830804fbb

 

 

MINHAS DÚVIDAS SÃO:

 

1) Essas medições têm respaldo científico? Posso confiar que esse tráfego efetivamente é transmitido para web, de modo que possa afirmar essa ocorrência? Quero dizer, são medidas confiáveis do tráfego real das câmeras enviados para a nuvem, uma vez que há dados de controle, overhead, etc... na rede local, e entre o AP e o roteador/ONT. Ou apenas afirmo que é uma estimativa bem próxima do real, porém a única que pode ser realizada com estes equipamentos..

- Em testes preliminares, pelo menos aproximadamente são. E os dados medidos de upstream são próximos aos captados nas taxas de dados ao visualizar as câmeras.

 

2) Nestes mesmos testes, verifiquei que o tráfego mostrado no acess point acompanha a capacidade da rede em atender a solicitação do tráfego, pois mesmo quando os dados de fluxo de vídeo demandariam muito mais banda(ex: 6~8 Mbps), o acess point acompanhava o up disponível da rede(ex: 1~3 Mbps).

Ou seja: quando as câmeras estiveram em local com rede capaz de oferecer upstream para a web de 1Mbps, o tráfego gerado no AP foi de cerca de 1Mbps também. Em rede com 3Mbps de upload, o tráfego no AP também foi aproximadamente este. E em rede local, com a alta capacidade de LAN, o throughput no AP aparentemente acompanhava o tráfego total gerado pela câmera, sem se limitar, conforme a complexidade das imagens captadas no momento. Se as imagens demandavam 10Mbps, o throughput ficava nessa faixa.

- Então, dessa maneira, posso afirmar que o tráfego no acess point realmente acompanha a velocidade upstream da rede, só enviando na LAN/WLAN (do AP para o roteador/ONT) o que a rede é capaz de transmitir efetivamente para WAN? Ou seja, "a rede" só solicita da câmera e do acess point o que ela é capaz de transmitir efetivamente?

 

 

3) Ao medir throughput, creio já ser uma medida efetiva, correto? Se não fui claro, quero dizer informação útil transmitida, ou quanto do throughput no AP são apenas dados de controle entre os dispositivos locais da rede, e quanto será transmitido efetivamente para WAN? Se a porcentagem é desprezível, ou como considerá-la?

 

 

Sei que são muitas dúvidas, em algumas talvez eu não tenha sido muito claro. Outras, para quem domina a área de redes, talvez sejam triviais.

Peço a compreensão e paciência de quem estiver disposto a ajudar com as dúvidas. Como eu disse, não sou expert em redes, e apenas conheço alguns conceitos.

 

Agradeço quem puder compartilhar conhecimento.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende das câmeras, muitas oferecem perfis diferentes, a diferença da velocidade deve ser isto. Supondo que todo o up estava disponível para câmeras, o que ocorreu é que ele passa a enviar com melhor qualidade para nuvem.

 

Nem sempre fazer streaming na nuvem é interessante porque ele limita o uso da internet, ele pode consumir muita banda de upload atrapalhando o uso de outras aplicações.

 

Se apenas as câmeras estavam conectados ao AP, pode considerar a relação 1:1 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas suas considerações @dwatashi . Entendi perfeitamente.

As câmeras não farão streaming 24/7 para nuvem. Apenas farão upstream atendendo solicitações de visualização. Porém preciso validar essas medições de upstream, quando solicitadas.

 

Fico no aguardo de mais opiniões e compartilhamento de conhecimento sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...