Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal.

É meu primeiro tópico aqui no fórum então qualquer erro no tópico podem me avisar!

Seguinte, estou com uma oportunidade de upgrade no PC, mas já aviso que provavelmente não farei nada por enquanto (preços altos e alguns outros compromissos podem atrapalhar) mas queria deixar engatilhado o que eu posso fazer pra ter menos dúvidas na hora de comprar.

Primeiramente a config do meu PC é essa aqui:

• CPU: AMD FX-8350 4.0 GHz 
  • CPU Cooler: Cooler Master V4 
  • GPU: XFX Radeon R9 280x Double Dissipation Edition 3GB VRAM 
  • MB: Asus M5A7BL (Não tenho o modelo exato no momento)
  • HDD: 2x Seagate 7200RPM 1TB 
  • SSD: Kingston 60GB 
  • RAM: Corsair Vengeance 8GB DDR3 1600MHz 
  • PSU: Corsair CX500 
  • Case: NZXT Phantom 410 GunMetal

Então, minha oportunidade é na troca da minha placa de vídeo.

Tenho um amigo com uma R9 280x da Gigabyte com full block da NZXT Kraken G10 novinha com uns 2 meses de uso apenas, e disse que me vende ela se eu quiser, ainda não conversei preço com ele mas vou assumir aqui que seja o valor de uma nova, em torno de 1500 reais.

O problema disso é que teria que trocar de placa-mãe pois a minha não suporte Crossfire, aparentemente, e não só isso, terei que trocar de fonte muito provavelmente e tenho medo da temperatura que vai bater dentro do PC com esse Cross e meu processador, então talvez precisarei de Water cooler em algum componente, nem que seja apenas 1 das VGAs.

Sei também que um cross pode ter um desempenho inferior a uma placa única em diversos jogos, ainda mais com os recentes lançamentos todos bugados do jeito que estão vindo (Arkham Knight estou olhando pra você).

Com isso em mente eu pensei, por quê não então trocar para uma GPU única mais robusta, no caso estou visando Gtx 980/Gtx 980ti, já que posso comprar a placa do meu amigo e juntar com a minha e tentar trocar com alguns vendedores de hardware que conheço aqui na cidade, provávelmente o valor chega perto dos dessas GTX, nem que tenha que dar um pouquinho a mais. Mas também vem a questão se vale a pena colocar uma GTX 980/ti nessa minha config, se precisarei trocar minha fonte (sou muito leigo no assunto fontes) e etc.

TL;DR: Então a duvida é, tirando dinheiro de lado (dinheiro com o tempo da pra juntar), qual opção seria melhor? Tentar seguir a rota do CrossFire ou tentar trocar as duas placas por uma unica GPU boa (que também ainda não decidi qual)?

Confesso que estou inclinado para o lado da GPU unica, principalmente pelos Bugs com crossfire/sli, mas seria muito gratificante ter a opinião de gente que entende melhor do que eu do assunto.

Agradeço a qualquer um que se dispor a ler tudo isso desde já kkkkk

Valeu pessoal.

Postado

Olá @BlackIII , seja bem vindo ao fórum.

Eu acho que CrossFire/SLI, não compensa o investimento e o desempenho não é tão satisfatório. Colocar apenas uma GPU acho mais interessante. Conforme estava lendo seu post, estava vindo em minha mente "uma GTX 970 já é um bom upgrade e nem vai gastar muito", mas como você comentou que tem uma grana para investir, sem dúvida a GTX 980ti é a TOP, mas caso não queira gastar muito, se você vender a sua R9 280x e pegar uma GTX 970, por exemplo, já seria um bom upgrade.

Boa sorte.

[ ] ' s

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Usa uma só GPU, o motivo você já sabe.

20 minutos atrás, BlackIII disse:

Confesso que estou inclinado para o lado da GPU unica, principalmente pelos Bugs com crossfire/sli

Sobre qual GPU você colocaria eu aconselho a ir de GTX 970 ou pular logo para a GTX 980TI. Não existe grande diferença de uma GTX 970 para a 980 (frisando que existe diferença, mas não é grande). Sem dizer que só vale a pena você investir numa GTX 980ti se você tiver um bom monitor 2k ou 4k que custa uma grana preta aqui no Brasil. Se for jogar em 1080p é bom ficar com a GTX 970 e só dar upgrade quando tiver grana pra um monitor com maior resolução.

• Curtir 4
  • Coordenador
Postado

Vá na GPU única. Com certeza. Bem melhor que Crossfire/SLI. Não vai ter que trocar de fonte, vai escapar dos problemas chatos que isso gera, vai ter menos calor gerado no gabinete, vai ter menos gasto de energia. Eu venderia a R9 280X que você já tem, pegaria mais capital e iria numa placa só.

Mas isso faz realmente sentido? Você já tem uma placa bem poderosa... Tem um monitor acima de Full HD?

Essa sua placa-mãe tem chipset 760G? Com esse processador, melhor pensar em trocá-la. Essas placas com esse chipset não foram feitas para processadores FX, e sim para os Phenom. Uma "gambiarra" permitiu que os FX "funcionassem". Essas placas são conhecidas por gerar inúmeros problemas com processadores FX, o que fica pior nos modelos mais robustos (como o seu, de oito núcleos). Mesmo que use placa de vídeo única, melhor pensar em trocar essa placa-mãe.

E nem ferrando que uma R9 280X vale R$ 1500.

• Curtir 3
Postado

Tem essa questão também, mencionada pelo @Foxwalt. A R9 280x já é uma bela GPU. De repente o upgrade aí seria na placa-mãe indo para uma com chipset 970 (caso o chipset seja o 760G).

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
9 minutos atrás, Widelux disse:

Tem essa questão também, mencionada pelo @Foxwalt. A R9 280x já é uma bela GPU. De repente o upgrade aí seria na placa-mãe indo para uma com chipset 970 (caso o chipset seja o 760G).

Se ele não tiver um monitor/TV acima de Full HD ou mais de um monitor/TV Full HD, não vejo sentido nenhum na troca. Não vai aproveitar bem a placa mesmo... A R9 280X já é bem "parruda", segura qualquer coisa extremamente bem em Full HD. Eu estou super feliz com uma GTX 760, dá pra maximizar quase tudo em Full HD, imagina uma R9 280X...

• Curtir 2
Postado
5 minutos atrás, Foxwalt disse:

Se ele não tiver um monitor/TV acima de Full HD ou mais de um monitor/TV Full HD, não vejo sentido nenhum na troca. Não vai aproveitar bem a placa mesmo... A R9 280X já é bem "parruda", segura qualquer coisa extremamente bem em Full HD. Eu estou super feliz com uma GTX 760, dá pra maximizar quase tudo em Full HD, imagina uma R9 280X...

A minha R9 280x tem suporte para resolução 4K e nem uso (e também suporte para até 4 monitores), só no FULL HD mesmo, já está show!

Postado

@Widelux Obrigado cara, então, a grana pra investir é pouco, mas tem kkkk

@Zucchini Meu monitor é 1080p, claro que vontade não me falta pra um 4k mas ainda é um sonho muito distante.

@Foxwalt Sim minha placa é muito boa, mas vou comentar adiante o por que da troca, e coloquei 1500 pra chutar alto, ja que vem com o G10 que não deve ser barato.

Então, pensei sobre a GTX 970 também, claro, já que uns 80% dos amigos que tenho com PC ***** usam ela, sem dúvida uma das melhores placas no mercado com bom custo/benefício, meu motivo de citar a 980/ti é por que tenho que confessar, sou um pouco Graphic/FPS whore, é muito gostoso jogar um jogo lindão a 60 FPS sem drop nenhum de frame kkkkk A minha placa é sim muito boa, adoro ela, mas pra pegar 60fps legal alguns jogos tenho que diminuir bem as opções graficas. Fora os problemas da nVidia Gameworks com placas AMD

Não ando muito ligado em hardware atual, na epoca das 9500GT da vida eu era mais expert kkkkk, a GTX 970 então roda os jogos atuais muito bem então (em 1080p)? Fiquei com pé atras pela quantidade de VRAM dela, 4gb, sendo que os jogos tão tendendo a pedir uns 6gb pra rodar no ultra ultimamente. Mas a diferença de preço entre 970 e 980ti é bem grande, então não sei se compensa.

Agora lendo as respostas de vocês eu to vendo que a 970 seria a melhor opção provavelmente. (foi mal a demora, estou no trampo então é só no tempo livre kkkk)

Aí fora a GPU, o @Foxwalt comentou sobre minha placa-mãe, realmente não tinha conhecimento disso, sei que é uma placa inferior mas não sabia da gravidade do problema, agora estou realmente considerando trocar ela como prioridade, se não for pedir muito, alguém recomenda alguma boa para este setup? Agradeço desde já.

Fica também a duvida da fonte, preciso trocar pra aguentar uma 970 ou 980ti? Ou essa de 500W da corsair já segura a placa e talvez futuros upgrades (como mais memória, WC no processador, mais ventoinhas no gabinete)?

Por enquanto valeu pela ajuda galera.

Postado

A sua fonte segura tranquilamente. 

Dentro deste contexto, então creio que a GTX 970 e a troca da placa-mãe seria o melhor investimento para você.

Esta já atenderia numa boa

http://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-atx-p-amd-am3-ga-970a-ds3p-2-way-crossfire-uefi-dualbios-ddr3-1600-sata-6gb-s-usb-3-0/?tag=ga-970

Mas antes verifique se o chipset da sua atual é 760G, de fato (não me atentei se é).

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
6 minutos atrás, BlackIII disse:

@Widelux Obrigado cara, então, a grana pra investir é pouco, mas tem kkkk

@Zucchini Meu monitor é 1080p, claro que vontade não me falta pra um 4k mas ainda é um sonho muito distante.

@Foxwalt Sim minha placa é muito boa, mas vou comentar adiante o por que da troca, e coloquei 1500 pra chutar alto, ja que vem com o G10 que não deve ser barato.

Então, pensei sobre a GTX 970 também, claro, já que uns 80% dos amigos que tenho com PC ***** usam ela, sem dúvida uma das melhores placas no mercado com bom custo/benefício, meu motivo de citar a 980/ti é por que tenho que confessar, sou um pouco Graphic/FPS whore, é muito gostoso jogar um jogo lindão a 60 FPS sem drop nenhum de frame kkkkk A minha placa é sim muito boa, adoro ela, mas pra pegar 60fps legal alguns jogos tenho que diminuir bem as opções graficas. Fora os problemas da nVidia Gameworks com placas AMD

Não ando muito ligado em hardware atual, na epoca das 9500GT da vida eu era mais expert kkkkk, a GTX 970 então roda os jogos atuais muito bem então (em 1080p)? Fiquei com pé atras pela quantidade de VRAM dela, 4gb, sendo que os jogos tão tendendo a pedir uns 6gb pra rodar no ultra ultimamente. Mas a diferença de preço entre 970 e 980ti é bem grande, então não sei se compensa.

Agora lendo as respostas de vocês eu to vendo que a 970 seria a melhor opção provavelmente. (foi mal a demora, estou no trampo então é só no tempo livre kkkk)

Aí fora a GPU, o @Foxwalt comentou sobre minha placa-mãe, realmente não tinha conhecimento disso, sei que é uma placa inferior mas não sabia da gravidade do problema, agora estou realmente considerando trocar ela como prioridade, se não for pedir muito, alguém recomenda alguma boa para este setup? Agradeço desde já.

Fica também a duvida da fonte, preciso trocar pra aguentar uma 970 ou 980ti? Ou essa de 500W da corsair já segura a placa e talvez futuros upgrades (como mais memória, WC no processador, mais ventoinhas no gabinete)?

Por enquanto valeu pela ajuda galera.

A GTX 970 segura qualquer jogo em Full HD na qualidade máxima e com excelente taxa de frames. A R9 280X é uma bela placa, mas a GTX 970 é bem superior. A quantidade de memória dela é condizente com a capacidade da placa e mais que suficiente para Full HD e além.

Você pode escolher qualquer placa-mãe com chipset 970 ou 990. Essas sim são feitas para receber o seu processador. E pode manter sua CX 500, ela segura as placas de vídeo com folga.

E alguém pagar R$ 1500 numa R9 280X? Só se tiver um belo desconhecimento. Desculpe, mas é isso. Uma GTX 960 tem desempenho similar e pode ser encontrada por R$ 1000. E você realmente acha que investir na placa, customizando ela, te garante que vai recuperar esse dinheiro depois? Não mesmo. 

Postado
agora, Foxwalt disse:

E alguém pagar R$ 1500 numa R9 280X? Só se tiver um belo desconhecimento.

Na verdade, acho que o problema aqui, é que as R9 280x que estavam em estoque pelo valor de R$ 1110,00 média, já acabaram todas e não está tendo mais remessas dela, pelo que vejo (nunca mais vi em estoque em nenhum lugar com este valor). As que sobraram, tudo média de R$ 1500,00. De repente ele se baseou neste valor porque viu as que estão no mercado hoje. Mas realmente, hoje com este valor, colocando pouca coisa a mais, pega até uma GTX 970.

Postado
6 minutos atrás, Foxwalt disse:

A GTX 970 segura qualquer jogo em Full HD na qualidade máxima e com excelente taxa de frames. A R9 280X é uma bela placa, mas a GTX 970 é bem superior. A quantidade de memória dela é condizente com a capacidade da placa e mais que suficiente para Full HD e além.

Você pode escolher qualquer placa-mãe com chipset 970 ou 990. Essas sim são feitas para receber o seu processador. E pode manter sua CX 500, ela segura as placas de vídeo com folga.

E alguém pagar R$ 1500 numa R9 280X? Só se tiver um belo desconhecimento. Desculpe, mas é isso. Uma GTX 960 tem desempenho similar e pode ser encontrada por R$ 1000. E você realmente acha que investir na placa, customizando ela, te garante que vai recuperar esse dinheiro depois? Não mesmo. 

Ta certo, pelo jeito a GTX 970 é a melhor opção disparado. E quanto à placa-mãe vou dar uma pesquisada, a que o @Widelux mencionou parece uma boa opção, vou só verificar o modelo da minha certinho quando chegar em casa.

Sobre o preço, foi mais por culpa de uma pesquisada rápida na kabum que mostra uma  Sapphire R9 280X VaporX 3GB por esse preço aproximadamente, só para ilustrar o tópico.

Agradeço imensamente a ajuda, realmente não estou tão ligado nos hardwares atuais e não quero fazer burrada, só quero mesmo é jogar kkkkk

Valeu.

• Coordenador
Postado
7 minutos atrás, Widelux disse:

Na verdade, acho que o problema aqui, é que as R9 280x que estavam em estoque pelo valor de R$ 1110,00 média, já acabaram todas e não está tendo mais remessas dela, pelo que vejo (nunca mais vi em estoque em nenhum lugar com este valor). As que sobraram, tudo média de R$ 1500,00. De repente ele se baseou neste valor porque viu as que estão no mercado hoje. Mas realmente, hoje com este valor, colocando pouca coisa a mais, pega até uma GTX 970.

A placa não vale isso, independentemente da situação. 

Postado
2 minutos atrás, Zucchini disse:

Só para que saiba, aqui tem um teste de uma GTX 970 rodando alguns jogos, a maioria está com com tudo no ultra com 4x AA e com 60fps+ ou perto disso.

https://www.techpowerup.com/reviews/MSI/GTX_970_Gaming/6.html

Valeu rapaz, vou dar uma olhada!

Vou ver se hoje a tarde dou uma olhada nos modelos de GTX 970 que estão tendo no mercado, quem sabe já não faço essa troca mais cedo do que pensava. Vou ver qual modelo compensa mais, de preferência bem ventilado, calor ta osso kkkk

Vamos ver também quantos R$ consigo tirar dessa placa, como o @Widelux falou, tão meio em falta, então mais caras, talvez seja uma boa oportunidade...

Postado
27 minutos atrás, Foxwalt disse:

A placa não vale isso, independentemente da situação. 

Agora ficou meio contraditório. Eu acho que vale sim. Pois, se uma GTX 960 vale R$ 1000,00, por que uma R9 280x não valeria R$ 1100,00? Acho um valor muito justo. Considere o valor do dólar. A R9 280x já foi R$ 800,00, e em promoções achava até por menos, mas hoje o cenário é outro.

Isto que nem estou entrando em questão de que uma GTX 960 de R$ 1000,00 é uma PNY com 1 fan, "horrível". Eu paguei na minha com 2 fans, sistema EXCELENTE de refrigeração (ao contrário do que dizem que esquenta muito) e com OC por média de R$ 1100,00.

Entre uma GTX 960 e ela, sem dúvida compraria a R9 280x novamente.

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Widelux disse:

Agora ficou meio contraditório. Eu acho que vale sim. Pois, se uma GTX 960 vale R$ 1000,00, porque uma R9 280x não valeria R$ 1100,00? Acho um valor muito justo. Considere o valor do dólar. A R9 280x já foi R$ 800,00, e em promoções achava até por menos, mas hoje o cenário é outro.

Isto que nem estou entrando em questão de que uma GTX 960 de R$ 1000,00 é uma PNY com 1 fan, "horrível".

Calma, ainda existem boas GTX 960 por 1000.

Postado
2 minutos atrás, Zucchini disse:

Calma, ainda existem boas GTX 960 por 1000.

Mas de qualquer forma, foi só uma observação que fiz. No caso, equiparando uma mesma estrutura das duas (com dois fans, pelo menos), ainda acho o valor justo, de ambas.

• Coordenador
Postado
13 minutos atrás, Widelux disse:

Agora ficou meio contraditório. Eu acho que vale sim. Pois, se uma GTX 960 vale R$ 1000,00, por que uma R9 280x não valeria R$ 1100,00? Acho um valor muito justo. Considere o valor do dólar. A R9 280x já foi R$ 800,00, e em promoções achava até por menos, mas hoje o cenário é outro.

Isto que nem estou entrando em questão de que uma GTX 960 de R$ 1000,00 é uma PNY com 1 fan, "horrível". Eu paguei na minha com 2 fans, sistema EXCELENTE de refrigeração (ao contrário do que dizem que esquenta muito) e com OC por média de R$ 1100,00.

Entre uma GTX 960 e ela, sem dúvida compraria a R9 280x novamente.

Do que você está falando? O que eu quis dizer foi que, independente de estoque ou não, a R9 280X não vale R$ 1500. Onde você me viu dizendo que não vale R$ 1100?

Postado

@Foxwalt eu mencionei que era R$ 1100,00 e você mencionou o meu post dizendo que "a placa não vale isso, independentemente da situação" e no contexto eu entendi que você estava dizendo que não vale nem R$ 1100,00 nem R$ 1500,00 (com a forma que falou). Se entendi errado, peço desculpas.

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Foxwalt disse:

Do que você está falando? O que eu quis dizer foi que, independente de estoque ou não, a R9 280X não vale R$ 1500. Onde você me viu dizendo que não vale R$ 1100?

É que você não citou nenhum valor na sua postagem, simplesmente citou a mensagem inteira do @Widelux ai ficou ambíguo.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
agora, Widelux disse:

@Foxwalt eu mencionei que era R$ 1100,00 e você mencionou o meu post dizendo que "a placa não vale isso, independentemente da situação" e no contexto eu entendi que você estava dizendo que não vale nem R$ 1100,00 nem R$ 1500,00 (com a forma que falou). Se entendi errado, peço desculpas.

Você havia dito que a placa custava R$ 1100 (passado) e que hoje está custando R$ 1500 (presente). Foi a este último valor que me referi, e isso ela não vale (presente), independentemente da situação (dólar, estoque).

Foi apenas um mal entendido.

Postado

Então é isso aí, apesar do desentendimento com o preço aí, acho que de restou deu certo kkkkk

Vou investir numa placa-mãe nova agora, ver se consigo pegar um dinheiro na antiga, e deixar a GPU mais pra frente, estou visando uma Gigabyte GTX 970 G1 Gaming, que tá num preço meio salgado agora, mesmo vendendo a minha XFX, talvez até o meio do ano eu encontre alguma promoção que valha a pena, já que baratear de vez eu acho muito difícil, né dilma?

Valeu ae galera!

*Edit: Qualquer outra opinião ou recomendação é bem vinda, mesmo que seja para outras coisas do meu PC ou futuros upgrades que pretendo fazer, que são:

• Troca de placa-mãe (unica que tenho certeza que vou fazer o mais rápido possivel)
  • Aumento de memória, adicionar mais um pente de 8gb
  • Adicionar mais ventoinhas ao meu Phantom 410, por enquanto tem só as 3 stock
  • Colocar water cooler no processador, ele esquenta bem.
  • Talvez uns LEDs para um casemodzinho basico, só para incrementar o visual mesmo, já que o gabinete por si só já é muito bonito.

E é isso aí, não sei se cabe ao tópico mas qualquer coisa é bem vinda :)

• Curtir 1
Postado

Vai precisar mesmo de uma mobo, pois caso tenha gargalo em jogos mais exigentes de CPU (provavelmente terá), será necessário um leve OC no seu processador. A 970A-DS3P, acho que é o melhor modelo para overclock.

Se não puder pegar uma GTX 970 ou R9 390, recomendo uma R9 380x, uma versão nova da R9 280x com menor consumo de energia e com 4Gb. Não vejo mais a R9 280x como boa opção se temos a R9 380x que é exatamente a mesma placa com "otimizações" no chip e mais VRAM. Mas ela ainda é mais ou menos 50~60% inferior à GTX 970 e à R9 390.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Vai precisar mesmo de uma mobo, pois caso tenha gargalo em jogos mais exigentes de CPU (provavelmente terá), será necessário um leve OC no seu processador. A 970A-DS3P, acho que é o melhor modelo para overclock.

Se não puder pegar uma GTX 970 ou R9 390, recomendo uma R9 380x, uma versão nova da R9 280x com menor consumo de energia e com 4Gb. Não vejo mais a R9 280x como boa opção se temos a R9 380x que é exatamente a mesma placa com "otimizações" no chip e mais VRAM. Mas ela ainda é mais ou menos 50~60% inferior à GTX 970 e à R9 390.

É isso aí, essa vai ser a mobo que vou pegar mesmo, já ta na listinha aqui, esse mês ainda esse upgrade sai kkkkkkkkk

A VGA eu fui muito burro na época, tive chance de ter pego uma 970 mas optei por uma 280x por relativamente pouca coisa, mas tudo bem, era menos entendido do assunto na época, agora já não cometo mais tantas cagadas, eu espero.

Lá pro meio do ano vou dar um jeito de trocar essa minha numa GTX 970 G1 Gaming da Gigabyte mesmo, vamos ver se até lá os preços deram uma aliviada (duvido muito)

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!