Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

gostaria de entender o porque disso. um notebook, por exemplo, com 3 GB de memória instalada tem 2,85GB de memória utilizável.

Isso eu vejo lá em Propriedades do sistema.

Por que isso acontece? Onde o restante da memoria é usado?

agradeço esclarecimeto!

Postado

Pesquisei no suporte da microsoft e a resposta foi que a parte faltante fica reservada para o hardware. não tem mais explicação além dessa, mas continuarei procurando, pois também tenho este tipo de problema e quando encontrar uma resposta decente atualizo aqui.

Postado

cara isso deve ser normal, o valor não é exato, por ex pegue um pendrive de 4gb, ele não terá um valor exato de 4gb, você não conseguira passar um arquivo de 4gb pra ele nunca porque ele deve ter uns 3 gigas e pouco.

agora se você tiver 4gb instalado e mostrar somente 3 ou menos ai sim é um problema

• Membro VIP
Postado

Depende do notebook. Alguns possuem apenas GPU integrada que usa parte da memória RAM para memória de vídeo e por este motivo o windows mostra apenas a parte utilizável.

Postado
36 minutos atrás, dwatashi disse:

Depende do notebook. Alguns possuem apenas GPU integrada que usa parte da memória RAM para memória de vídeo e por este motivo o windows mostra apenas a parte utilizável.

Por exemplo @dwatashi , to aqui com um note acer aspire 5750z com exatamente isso, 3GB e só 2.85 utilizaveis.

Um dos drivers de VGA disponiveis para ele no site da acer é um da NVIDIA, que dizer então que ele tem GPU integrada NVIDIA nele, não é? será que ele tá reservando essa memoria p a gpu?

@FMattos , o hardware deve ser esse que o dwatashi falou, gpu. pode ser que tenha outra coisa além dele. vou procurar mais sobre isso e cito aqui.

Postado
1 hora atrás, marcelo.br disse:

Por exemplo @dwatashi , to aqui com um note acer aspire 5750z com exatamente isso, 3GB e só 2.85 utilizaveis.

Um dos drivers de VGA disponiveis para ele no site da acer é um da NVIDIA, que dizer então que ele tem GPU integrada NVIDIA nele, não é? será que ele tá reservando essa memoria p a gpu?

@FMattos , o hardware deve ser esse que o dwatashi falou, gpu. pode ser que tenha outra coisa além dele. vou procurar mais sobre isso e cito aqui.

pode ser que uma variante dele tenha um chip gráfico da NVIDIA, se você tiver algum driver instalado ao clicar com botão direito do mouse na área de trabalho e vera algo sobre NVIDIA, ou vai em gerenciador de dispositivos e video

mas se parar pra pensar até mesmo os com adaptador de vídeo ainda tem o hdgraphics que consome memoria

Postado

pode ser por isso mesmo @le_andro , esse note deve ter um chip gráfico da NVIDIA porque existe o driver VGA NVIDIA disponivel no site da acer. pode ser que a placa desse note é a rev 2.0, a que tem esse componente NVIDIA.

mas eu pesquisei melhor e achei esse link aqui da microsoft, acho que já responde a duvida de muita gente sobre isso:

https://support.microsoft.com/pt-br/kb/978610

essa baixa na memoria não depende só de consumo de algum hardware, mas também de outras coisas.

eu não instalei o driver vga nvidia, instalei o disponivel da intel, teria que abrir o note e ver a revisão da placa, se for a 0.1 não tem o chip nvidia, se não me engano.

Postado
22 horas atrás, marcelo.br disse:

pode ser por isso mesmo @le_andro , esse note deve ter um chip gráfico da NVIDIA porque existe o driver VGA NVIDIA disponivel no site da acer. pode ser que a placa desse note é a rev 2.0, a que tem esse componente NVIDIA.

mas eu pesquisei melhor e achei esse link aqui da microsoft, acho que já responde a duvida de muita gente sobre isso:

https://support.microsoft.com/pt-br/kb/978610

essa baixa na memoria não depende só de consumo de algum hardware, mas também de outras coisas.

eu não instalei o driver vga nvidia, instalei o disponivel da intel, teria que abrir o note e ver a revisão da placa, se for a 0.1 não tem o chip nvidia, se não me engano.

você ja usou o driverbooster? ele faz uma varredura e se não baixar o driver pra placa NVIDIA é porque não tem, ou se você ja abriu ou entende mais disso abrindo você ja vera se tem ou não o adaptador de video

• 6 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!